+ Responder ao Tópico



  1. #1
    estudante
    Visitante

    Padrão Levantamento do Sistema

    Olá senhores,

    Estou diante de um desafio que é o de administrar 2 servidores linux (Fedora e Conectiva).

    Não tenho contato com os antigos administradores portanto não sei como foi implementado o sistema desta forma terei que descobrir.

    Como faço para descobrir:
    1- todos os programas instalados e ativos?
    2- verificar se o servidor de email está utilizando banco de dados?

    Em fim, imaginem-se na minha situação, diante de um servidor linux sem informações tendo que descobrir como ele funciona e que serviços estão rodando inclusive os em background.

    O que preciso são dos procedimentos e ou ferramentas para um levantamento completo.

    Agradeço desde já a todos os colaboradores.

  2. #2

    Padrão

    Sobre o primeiro problema você pode utilizar o rpm vai dar todos as informações necessárias para você ver todos pacotes instalado, o segundo problema você pode verificar os processos da maquina se existe o banco levantando ou entrar no banco e procurar por alguma base de dados, e procurar o arquivo de configuração do e-mail .

    Ok !

  3. #3

    Padrão

    Kra, deixa eu te falar.... eu sou meio neurótico em relaçao à seguranca da informaçao...

    tipo, será q o administrador pode ter feito algum esquema e deixado portas abertas para possivel acesso depois ??

    nao quero te assustar, mas segurança da informaçao é o quesito mais importante... vc deve se preocupar com quem acessa ou nao acessa suas informaçoes, quem poderia ou nao acessar... e assim por diante...

    acho q seria legal vc pegar dois computadores, e instalar o linux... e tentar configurá-los conforme os serviços q vc possui.... e após terminar... formatar os antigos...

    agora posta ae... qual a funcao de cada servidor... pois como vc disse ser iniciante, a gente vai te ajudar...

  4. #4

    Padrão

    Kra eu apoio o mastellaro...

    Já penso se os antigos administradores tiverem deixados brexas pra ele entrar e resolve t sacanear numa sexta as 15:00???

    Pensa num final de semana divertido q vc iria ter.... rsrsrsrs

    O ideal seria isso mesmo pega ai uma maquina e começar a fazer testes dos serviços q vc usa, pra vc saber os serviços q estao rodando vc pode começar pelo:

    ps aux

    se vc quiser ver as portas abertas e quem esta usando cada porta use:

    netstat -lnp

    com esses 2 comandos vc já descobre mta coisa hehehehehe

    Vc tb pode i la no /etc e verificar algumas pastas relacionadas a alguns serviços...

  5. #5
    estudante
    Visitante

    Padrão

    Agradeço a todos.

    Concordo com todos tanto em refazer os servidores quanto utilizar o ps aux e o netstat alem de listar todos os programas instalados e verificar arquivos de prováveis programas porém imaginei que houvesse algum recurso mais preciso que me desse o resultado esperado sem muito trabalho.

    Da forma sugerida e já realizada por mim é muito trabalhosa podendo conter erros sem falar que a remontagem dos servidores são custosas e demoradas e em alguns casos até impossível.

    Mesmo assim obrigado e se alguém tiver mais alguma sugestão poste aqui.

  6. #6
    Under-linux.Org Team Avatar de MarcusMaciel
    Ingresso
    Dec 2000
    Localização
    Boston
    Posts
    1.961
    Posts de Blog
    44

    Padrão

    para saber todos os pacotes instalados


    rpm -qa