+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas estranhos com o Postfix

    E ai galera, beleza? Mais uma vez, venho encher o saco de vocês. :P
    Tipo, estamos com um pequeno problema em nosso servidor de correio em Postfix.

    Desde ontem, estamos com dificuldades em colocar o serviço no ar novamente por algum motivo desconhecido. O Postfix foi configurado em conjunto do Amavis-new, Clamav e SpamAssassin. Por algum motivo, toda vez que iniciamos os serviços de SPAM e Antivirus, o correio não consegue emitir ou receber mensagens.

    Desativamos temporariamente o AntiSpam e o Antivirus, e tudo funcionou normalmente. Acreditamos que o problema pudesse estar nestes programas. Porém, no outro dia quando chegamos o servidor de correio parou de funcionar e foi necessário restartar o Postfix.

    A mensagem de erro que aparecia era essa:

    Código :
    Mar  6 11:35:13 xxxxxx postfix/qmgr[10144]: F335140F3B8:
    to=<[email protected]>, relay=none, delay=5, status=deferred (delivery
    temporarily suspended: transport is unavailable)

    Alguém tem idéia do que pode estar acontecendo? Estamos usando os programas:

    - amavisd-new-2.3.1
    - clamav 0.88.4
    - spamassassin 3.1.7

    Valeu galera.

  2. #2

    Padrão

    essa mensagem é típica de quando o MTA não consegue encontrar um servidor do outro lado, para onde encaminhar a mensagem de sua responsabilide. Via de regra acontece quando esquecemos de abrir (no fwll) a saída para a porta 25 do mundo exterior.

    Verifique (dig, host, etc) o mx do destino e faça um telnet 25 para lá. Se acontecer um time-out, verifique as regras do seu firewall.

    divirta-se.

  3. #3

    Padrão

    Opa rapaz, e ai tudo em cima? =)
    Tipo, eu fiz um Telnet 25 e respondeu normalmente. Além disso, o firewall não tem nenhuma regra que impeça a entrada ou saída de pacotes.

    Chegamos também a observar os logs hoje e encontramos esse erro também:

    Código :
    "warning: connect to transport smtp-amavis: Connection refused"

    É estranho, porquê removemos as linhas referentes a configuração do Amavis dos arquivos main.cf e master.cf e ainda sim ele acusa essa mensagem.

    Reiniciamos o Postfix também, mas persiste a mensagem.

    Tem alguma idéia do que possa ser? ^^''

    Valeu e obrigado pela força. =)

  4. #4

    Question

    hmm...
    telnet 25.. err.. pra onde? eu dizia 'dessa máquina pra algum lugar no mundo'.. vc fez isso? ou não?

  5. #5

    Padrão

    Bom, executei. Recebo respostas do tipo:

    Código :
    root@correio:/etc/postfix# telnet smtpi03s.infolink.com.br 25
    Trying 200.187.64.122...
    telnet: connect to address 200.187.64.122: Connection refused

    Obrigado pela força.

  6. #6

    Padrão

    telnet: connect to address 200.187.64.122: Connection refused
    ou seja, eu tenho razão (e, possívelmente, vc esteja enganado). A sua saída pela porta 25 está bloqueada. Verifique junto ao seu provedor ou ao seu NetAdmin ou FWLLAdmin..

  7. #7

    Padrão

    Descobri qual era o problema. ^^
    Estava passando uma mensagem muito rápido devido ao tráfego também que não tinha percebido. Ele dizia que não estava conseguindo armazenar em quarentena um SPAM. Pensei, deve ter estourado o disco. Não bateu... ai fui no diretório onde ficam os SPAM's e para minha surpresa: Estorou o inodes do Linux pra criar diretórios. Tinha uma porrrrrrrraaaaaaaaaaaaaaada de diretórios e arquivos. >_<

    Demorei, mas consegui remover todos os arquivos e tudo voltou a funcionar. Colocamos algumas regras de firewall e estamos bararndo os palhaços que tentaram usar de força bruta pra realizar a negação de serviço (e pelo menos até agora, acho que segurou um pouco).

    Obrigado pela força irado. ^^
    Última edição por Bit; 13-03-2007 às 16:54. Razão: Erros de digitação.

  8. #8

    Padrão Help

    Boa tarde!

    Sou novo por aqui e não sou expert em linux, porém na empresa que eu trabalho, há um servidor de e-mail linux postfix que ja funciona há dois anos, ontém os usuários começaram a questionar sobre envio de e-mails externos.

    verifiquei a seguinte mensagem na queue:

    delivery temporarily suspended: connect to mx.terra.com.br[200.154.55.2]: Connection timed out

    Ontem chequei as spam lists e só havia meu dominio em uma lista(ja fiz o desbloqueio), chequei o relay aberto e estava tudo fechado.

    Hoje tentei fazer um telnet em um smtp externo e não consegui, porém abri todas as portas do meu firewall(inbound e outbound).

    Vocês podem me dar uma luz, por favor?

    Grato,

    Rodrigo
    msn: [email protected]

  9. #9

    Padrão

    bão, rodrigo, em primeiro lugar vc deveria ter aberto nova trédi, ao invés de fazer "aproveitamento" desta aqui, que estava morta.

    em todo caso:
    delivery temporarily suspended: connect to mx.terra.com.br[200.154.55.2]: Connection timed out
    indica que vc não está conseguind "sair " pra falar com o servidor do outro lado..

    Hoje tentei fazer um telnet em um smtp externo e não consegui, porém abri todas as portas do meu firewall(inbound e outbound).
    é mais uma prova de que está havendo bloqueio. Vc afirma que está com o fwll aberto mas.. não sei, tenho dúvidas.

    re-examine suas regras NOVAMENTE. Peça para alguém fazer revisão. Tente lembrar O QUE vc alterou, quando vc mexeu a última vez nêsse fwll. Ponha o tcpdump no ar e analise o tráfego - se for muito vc NÃO VAI ficar feliz.

    Do nada é que isso não veio.

  10. #10

    Padrão Postfix

    Irado, boa tarde!

    desculpe não ter aberto outro tópico nem me atentei a isso. O que esta estranho nesta situação é que se eu forço o enio das mensagens pela queue muitas delas saem normalmente.
    Geralmente as que ficam presas retornando aquelas msg são os do Terra, UOL e Yahoo.

    Obrigado