+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão Freqüência 2GHz -10MHz

    essa frequencia quer dizer oq nas nossas placas.... G520 ou ag530

    ela signigica oq no mik to com essa duvida li algo a respeito em um forum ai que
    ela e do 900mhz mas o mik reconhece ela assim....

    e isso

    sera que e verdade ou estou enganado alguem ja testou essa frequencia pra ptp

    abracos....

  2. #2
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    essa frequencia quer dizer oq nas nossas placas.... G520 ou ag530

    ela signigica oq no mik to com essa duvida li algo a respeito em um forum ai que
    ela e do 900mhz mas o mik reconhece ela assim....

    e isso

    sera que e verdade ou estou enganado alguem ja testou essa frequencia pra ptp

    abracos....
    Amigo, não entendi sua duvida.

  3. #3
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Amigo, não entendi sua duvida.
    digamos que quando nos olhamos os modos de operacao de nossas placas tem varios os modulos ne eu to mandando un arquivo pra visualizar melhor e ver se fica mais claro....


    ok dizem que essa frequencia 2ghz-10mhz e a frequencia de 900mhz vcs ja viram em algum lugar isso....
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mik.JPG
Visualizações:	236
Tamanho: 	43,2 KB
ID:      	400  

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Normalmente isto ai são os clockings que o rádio aceita, ou seja, transmitir em faixas de 5 Mhz ou 10 Mhz. Só funciona se o outro lado também estiver configurado da mesma forma.

  5. #5
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    e antenas e distancia desses modos: alguem ja usou pra ver ... tem alguma diferenca

  6. #6
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    No MT não sei, mas em outro sistema existem relatos de enlaces de até 115 KM de distância usando clocking. Como disse são relatos...

    Quanto a antena, não possui diferença, uma vez que a faixa da freqüência continua a mesma.

  7. #7
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Cool

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    No MT não sei, mas em outro sistema existem relatos de enlaces de até 115 KM de distância usando clocking. Como disse são relatos...

    Quanto a antena, não possui diferença, uma vez que a faixa da freqüência continua a mesma.
    que sistemas seriam esses.... StarOs, Ikarus,...
    desculpe o encomodo mas me interecei pra fugir das insterferencias.,.,

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    que sistemas seriam esses.... StarOs, Ikarus,...
    desculpe o encomodo mas me interecei pra fugir das insterferencias.,.,
    StarOS (starv3 na verdade).

  9. #9

    Padrão

    mas qual seria essa frequencia 2ghz . por exemplo o canal 6 tem uma frequencia o 11 outro, esse 2 ghz 10 mhz e o outro, por exemplo. seria uma alternativa para proteger nosso pt a pt. já que nao é comum em radios normais. e sobre os superchanel, alguem já usou, ja fez algum enlaçe com eles, funciona normal?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    mas qual seria essa frequencia 2ghz . por exemplo o canal 6 tem uma frequencia o 11 outro, esse 2 ghz 10 mhz e o outro, por exemplo. seria uma alternativa para proteger nosso pt a pt. já que nao é comum em radios normais. e sobre os superchanel, alguem já usou, ja fez algum enlaçe com eles, funciona normal?
    Bom Andei fazeno usn testes aqui, em @ghz-10Mhz, realmente funciona se os dois estiverem nesse modo, tanto o ap como o cliente, mas ai vem aminha duvida, e quanto ao problema de interferencia, isso ameniza algo?

  11. #11

    Padrão

    vamos lá pessoal, mais alguem ai? isso é algo super importante. principalmente se com isso conseguirmos fugir dos caça sinais, hehe.

  12. #12

    Padrão

    Esta configuração de 5 ou 10 MHz tem a ver com a Largura de Banda de modulação utilizada pelo rádio na comunicação, sendo que quanto maior a largura de banda, maior a taxa de transferência .

    Grosso modo, usando 5 MHz (modo convencional, usado por todos), teremos uma faixa mais estreita de modulação, ou seja, usando o canal 6 (2437 Mhz) ao trafegar os dados, teoricamente, utiliza-se 2,5 Mhz para cima e 2,5 Mhz para baixo da frequencia central (de 2434,5 a 3439,5). Percebe-se que a frequência mínima de modulação do próximo canal (canal 7), inicia exatamente onde termina a frequência superior do canal 6.

    Dessa forma, usando 5 Mhz, TEORICAMENTE conseguimos usar todos canais sem sobrepor um ao outro.

    Se usarmos 10 Mhz, aumenta-se a banda passante, mas o canal 6 não poderia ser usado junto com o 5 nem com o 7, pois os sinais iriam se sobrepor, interferindo um ao outro.

    Portanto, o modo 10 Mhz está mais sujeito a interferências do que o modo 5
    Mhz, sendo pior quando utilizado sob interferência de canais próximos.

    Trabalho com um PTP 5.8 Ghz, com rádios Alvarion (israelense) em 20 Mhz, e que possui as opções de 10 e 5 Mhz também - sendo que com 10 Mhz, ele me disponibiliza o dobro de canais utilizáveis, e em 5 Mhz, o quadruplo.

    Me desculpem os fanáticos, mas o Alvarion deixa Motorola Canopy e Terabean Long-Range "no chinelo"... principalmente por suas características NLOS (sem visada), desempenho e estabilidade.

  13. #13

    Padrão

    vamos ver se entendi o que o amigo disse, então por exemplo se minha placa opera em 54 mbps,e ta passando real por exemplo uns 17mb usando em 10 ela passaria o dobro real?

    Com algum notebook consegue se acessar essa rede? ja testasse?

    Acredito que todos agradecemos sua explicação. Obrigado.

  14. #14
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Esta configuração de 5 ou 10 MHz tem a ver com a Largura de Banda de modulação utilizada pelo rádio na comunicação, sendo que quanto maior a largura de banda, maior a taxa de transferência .

    Grosso modo, usando 5 MHz (modo convencional, usado por todos), teremos uma faixa mais estreita de modulação, ou seja, usando o canal 6 (2437 Mhz) ao trafegar os dados, teoricamente, utiliza-se 2,5 Mhz para cima e 2,5 Mhz para baixo da frequencia central (de 2434,5 a 3439,5). Percebe-se que a frequência mínima de modulação do próximo canal (canal 7), inicia exatamente onde termina a frequência superior do canal 6.

    Dessa forma, usando 5 Mhz, TEORICAMENTE conseguimos usar todos canais sem sobrepor um ao outro.

    Se usarmos 10 Mhz, aumenta-se a banda passante, mas o canal 6 não poderia ser usado junto com o 5 nem com o 7, pois os sinais iriam se sobrepor, interferindo um ao outro.

    Portanto, o modo 10 Mhz está mais sujeito a interferências do que o modo 5
    Mhz, sendo pior quando utilizado sob interferência de canais próximos.

    Trabalho com um PTP 5.8 Ghz, com rádios Alvarion (israelense) em 20 Mhz, e que possui as opções de 10 e 5 Mhz também - sendo que com 10 Mhz, ele me disponibiliza o dobro de canais utilizáveis, e em 5 Mhz, o quadruplo.

    Me desculpem os fanáticos, mas o Alvarion deixa Motorola Canopy e Terabean Long-Range "no chinelo"... principalmente por suas características NLOS (sem visada), desempenho e estabilidade.
    amigo e esse radio sem visada qual o custo dele ele e deve ser muito bom pra deicha os outros no chinelo mas nao desfazendo os outros radio o preco deles sao salgado pra pequenos provedores mas com ambicao grande vale a pena usar um equipamento desse em que situacao,,,,
    abracos

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    vamos ver se entendi o que o amigo disse, então por exemplo se minha placa opera em 54 mbps,e ta passando real por exemplo uns 17mb usando em 10 ela passaria o dobro real?

    Com algum notebook consegue se acessar essa rede? ja testasse?

    Acredito que todos agradecemos sua explicação. Obrigado.
    Com certeza aumentará a taxa de transferência! Mas quantificar já é mais complicado... só na prática mesmo.

    Nunca tentei com notebook. Como disse, utilizo apenas em P2P, com ambos os rádios idênticos e setados com a mesma função.

    Não sei se seria possível tal configuração com equipamentos diferentes, mas creio que não...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ederamboni Ver Post
    amigo e esse radio sem visada qual o custo dele ele e deve ser muito bom pra deicha os outros no chinelo mas nao desfazendo os outros radio o preco deles sao salgado pra pequenos provedores mas com ambicao grande vale a pena usar um equipamento desse em que situacao,,,,
    abracos
    Há quase um ano atrás, pagamos em torno de R$ 23.000,00 no par de Alvarion. Mas ele vale cada centavo pago...