+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Airaya, problemas com snmp

    Ola. boa tarde a todos.

    Estou com um problema com radio airaya, o firmware dele novo dele tem sistema de SNMP.
    Mas quando tento fazer o uso de SNMP para gerar graficos ... ele simplesmente trava o radio, assim qualquer que envia 1 pacote snmp para ele o radio para de responder.
    Alguem ja teve problemas similar a isso ? pode ser algum problema de firmware ? ou algo do genero ??

  2. #2

    Padrão

    cara...

    é possível que seja um problema no firmware mesmo, este rádio tem opção de ver logs? se tiver, entre nos logs e mande um pacote SNMP, veja se consegue ver alguma coisa...

    se vc estiver usando o ultimo firmwware, talvez seja interessante fazer um downgrade e testar com o mais antigo... as vezes é um bug..

  3. #3

    Padrão

    Cara , vc me deu uma luz !!! estou ha uma semana tentando "adivinhar" o problema que acontece com uma das duas Airaya que parece ficar rebootando o tempo todo. Seguinte: Tenho toda a rede wireless monitorada pelo DUDE da Mikrotik, e como substituí um Canopy, aproveitei o mesmo IP, que já estava sendo monitorado pelo DUDE. Troquei fonte, No-break, cabos, conectores, etc... Até agora, 1:10 de 11/03 desde a tarde tenho vasculhado no amigo Google essa dica. Testei o monitoramento via snmp (dude) na bridge que não apresentou problema e foi isso que aconteceu; parou de pingar até travar. Retirei o snmp e voltou ao normal. Vamos ver o que fala o suporte da Airaya !

  4. #4

    Padrão

    Entao cara .
    Liguei para meu fornecedor, ele me enviou o firmware e mandou reatualizar, obs ( mesma versao da antiga ), e continua com o mesmo problema. quando alguem dispara um pacote snmp para ele , o radio trava .

    Ja fiz os procedimentos que voce fez . trocar cabo . fonte etc...
    O problema nao eh tanto o grafico , mas sim a bridge parar.
    Se voce obtiver alguma resposta diferente da minha com o suporte da Airaya, posta ai, pois vai me ajudar muito.
    Pelo que me informarao nunca tiveram esse problema... fui o primeiro ... rsrs

    Obrigado ...

  5. #5

    Padrão

    Veja bem, no site da Airaya, em knowledge base, se vc procurar por snmp, tem la referencia a MRTG e HP Openview que funcionam, inclusive os OIDs disponiveis. Ainda hoje vou testar uma solucao em que o snmp soh vai perguntar ao radio a respeito desses OIDs. Diga la que ferramenta vc esta usando para gerar os teus graficos. E o link com os dois Airaya estah ok: ping 1 ms, sem perda de pacotes.

    Knowledge Base Tech Notes FAQ's Support

    estou curioso: Quem dispara snmp (estou num teclado miseravel que nao acho as pontuacoes.... :-)

  6. #6

    Padrão

    Opa.
    Bom o enlace está perfeito 1ms entre os radios .
    Eu utilizo o MRTG do linux mesmo. sem mistérios.... controlo 90% dos meus radios com mrtg ... só o Sr. do Airaya que nao quer trabalhar direito rsrs

  7. #7

    Padrão

    o problema do mrtg é que ele usa muito o CPU, causando uma perda de desempenho...

    existem ferramentas melhores e que não usam tanto a CPU, como o CACTI, reza a lenda que ele é fácil de configurar, em vários lugares que li a respeito e em vários tutoriais (acredito que um foi copiado do outro) dizem a mesma coisa, ferramenta simples e de fácil configuração.. é de fácil implementação, mas configuração não é tão fácil assim...

    é possível que eu não tenha me familiarizado com a ferramenta adequadamente, ainda mais pelo meu inglês fraco...

    mas não consegui nem configurar pra gerar gráficos das interfaces de rede...

    consigui fazer gerar gráficos do modem ADSL, não foi muito difícil.. mas foi mei complicado...

    valeu

  8. #8

    Padrão

    Sim tambem acho que o mrtg tem muitos problemas com CPU.
    Mas o problema que se voce utilizar qualquer programa que envie pacotes udp ou tcp para porta 161 do snmp .. o access point trava .... entao nao eh problema do mrtg rs...

  9. #9

    Padrão

    sim claro...

    apenas estava expondo os contras do mrtg...

    pelo jeito então é problema no seu AP mesmo...

    se você tem dois, um funciona e outro não... é pau..

  10. #10

    Padrão

    Lucianogf,
    O caso é que quando vc coloca o monitoramento em QUALQUER Airaya, ele trava e reboota. O suporte via knowledge base informa que é testado o mrtg, e funciona. Infelizmente estive super-ocupado e não consegui uma forma de testar os radios com SOMENTE os OIDs informados pela Airaya. Rola em outro tópico uma discussão a respeito de nossos radios serem "verdadeiros" ou "clones" já que são baseados no D-link 7100 e a rapaziada está em cima disso. Na verdade, o firmware que tenho aqui é o 1.025, que segundo a Airaya (site oficial) é o mais atualizado. No entanto há esse problema, que penso eu, fornecedor nacional não pode resolver. Pode empurrar com a barriga como "faz isso, e aquilo, e esse outro". De repente a gente precisa esperar até que "eles" resolvam.... Por que se não a resposta é: "poxa, só vc tem esse problema..." Mas, ficamos sem o snmp....

  11. #11

    Padrão

    puts...

    ae é complicado mesmo...

    se com todos os Airaya acontece esse problema é foda..

    e essa questão de ser falsificado, tem que confirmar mesmo...

    foi comprado no Brasil esse equipamento?

  12. #12

    Padrão

    Bom. o mais engraçado eh que estou em contato com a airaya americana mesmo com o fabricante .
    O rapaz que está tentando me da suporte nao tem acesso a mrtg via linux e quer via windows rsrs... mas tudo bem essa passa .

    Mas francamente ... estou meio decepcionado com esses Airaya . se fosse possivel preferia trocar ele por mais um par de terabean ... ja trabalho com uma bridge com eles e nao tenho problema algum, mesmo com trafego eh ping de 1ms ... ja o Airaya sobe o tempo ...

    Voltando ao assunto . acho que eh defeito no radio mesmo ... mas infelizmente nao posso tira-lós das torres por que esse enlace eh importante de mais para eu derrubar por 1 ou 2 dias ... o negocio é torcer para que nenhum espertinho da rede ache essa falha rs ....

    Eh o preço que pagamos por querer comprar coisas boas e baratas ... rsrs

  13. #13

    Padrão

    se você está com medo que alguém descubra essa falha e mande um pacote snmp, é só bloquear o snmp no AP, ou desativar...

  14. #14

    Padrão

    O mais increvel que ele nao tem opção para desativar o snmp em seu firmware rsrs
    e as pontas antes de chegar no meu servidor linux consegue enviar snmp para ele sem problemas ... rs

  15. #15

    Padrão

    tem certeza que não é possível desativar snmp???

    nunca vi um equipamento que isso não fosse possível...

  16. #16

    Padrão

    olhando pela net vi q tem um airaya com firmware:
    AIRAYA Software Version: Ver 1.026S

    o radio esta com ip: 216.139.30.67

    alguem teria esse firmware novo ? e algue podria postar firmwares alem de 1.010 e 1.025 ?

    Abraços
    Lee

  17. #17
    alesegalla
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por LEE337 Ver Post
    olhando pela net vi q tem um airaya com firmware:
    AIRAYA Software Version: Ver 1.026S

    o radio esta com ip: 216.139.30.67

    alguem teria esse firmware novo ? e algue podria postar firmwares alem de 1.010 e 1.025 ?

    Abraços
    Lee
    Tenho a 1.024, te interessa? Aproveitando, preciso gravar este firmware num D-Link 7100 e parace que vc tem a solução, pode me ajudar?

  18. #18

    Padrão

    pessoal,

    com firmware 1.025 e com programa SNMP Traffic Grapher STG nao consigo visualizar o trafego..tentei com OID:

    1.3.6.1.2.1.2.2.1.10.102
    1.3.6.1.2.1.2.2.1.16.102

    e tambem

    1.3.6.1.2.1.1.35.0
    1.3.6.1.2.1.1.36.0

    alguma dica para configurar o OID ?

    Lee

  19. #19

    Padrão Tá dificil....

    Tentei por diversas formas o snmp, inclusive os OID mais simples e o rádio se recusa a responder.... parece um burro bravo... se chegar perto, escoiceia.