+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Montando um cluster de alta disponibilidade

    E ai pessoal, tudo bom?

    Sou relativamente novo mexendo com Linux, mas somente agora estou começando a trabalhar com clusters. Queria montar um cluster em casa para poder estudar um pouco o seu funcionamento, e no caso, queria montar um cluster de HA (é o que eu acabo dando suporte onde eu trabalho, porém aqui é tudo suncluster, e eu nunca instalei um). Como não tenho duas máquinas, montarei o cluster pelo vmware, e utilizarei o Linux Ubuntu como SO para esse cluster, porém o SO pode ser mudado conforme necessidade.
    O que eu precisava é saber onde posso baixar os pacotes necessários para que eu possa montar o cluster e como montá-lo, uma vez que eu nunca montei um cluster. Vocês sabem onde eu posso arrumar um tutorial ou coisa do tipo? Cheguei a ver algumas coisas na internet, sobre clusters beowulf e do openmosix, porém li em um artigo do Marcos Pitanga, se não me engano, que o mosix é mais voltado para um cluster de load balance, e como o beowulf é um cluster de alto desempenho e eu queria montar um de alta disponibilidade, acaba não indo de encontro aos meus objetivos.
    Se vocês tiverem alguma coisa sobre o assunto iria me ajudar muito. Estou fazendo meu TCC da faculdade voltado para esse tema e qualquer coisa que vocês puderem me arrumar irá me ajuda em muito.

    Muito obrigado a todos....
    []'s

  2. #2

    Padrão

    De uma olhada no HeartBeat.

    heartbeat: Linux HA