+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão Trocar Omni 8 dbi por 15 Dbi, ajuda

    Pessoal, tenho um Mikrotik com uma Hyperlink de 8 dbi, estou trocando tudo no meu provedor que não tem homologação da ANATEL, não posso usar setorial nesse AP e a unica antena Omini direcional homologada que conheco é de 15 dbi.

    Devido ao grau de abertura de sinal das omnis de 15 dbi ser menor e os clientes dessa AP estarem no máximo a 3 km, perderei desempenho de sinal com a omni de 15 dbi?
    Abraços t+
    Agradeço quem puder ajudar.
    Última edição por marcelomg; 30-04-2007 às 15:36.

  2. #2

    Padrão

    marcelomg,

    se sua omini de 8 ficar mais alta tente deixa mais baixa a de 15 caso com a troca tenha algum problema.

  3. #3

    Padrão

    pois e eu tambem to pasando por isso, to tentnado me enquadrar pra poder homologar , mas aconteçe que tenho 35 clientes todos a menos de 2km, se eu colocar paineis vai ficar caro pra xuxu
    mas omni de 15db , que e homologada, sai mas barato que tres paineis TSM cerca de 300 cada e a omni 600 e pouco.
    com paineis teria que colocar tres e tres radios.
    dai fica caro ne.
    sera que esa omni de 15db vai complicar minha vida ????

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Pessoal, obrigado pela atenção, mas sobre o sinal, tendo em vista que a omni de 15 Dbi tem a metade do angulo de irradiação (4gº +ou-), como fica esse sinal nos clientes próximos? teoricamente ficaria inferior ao sinal da omni de 8 Dbi, mas quero saber na pratica se alguem já fez essa troca.
    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    Olhe... veja só... Uma omni de 15db é infinitamente melhor que uma de 8db... portanto voce tera um ganho melhor de desempenho e irradiacao do sinal.

    Que omni é essa que vc vai comprar de 600 reais? é de ouro? há antenas homologadas muito mais baratas.

    Que radio voce usa? nao use radios muito potentes ou vc perde na qualidade do sinal irradiado, lembre-se... quanto mais potencia, mais ruido.

  6. #6

    Padrão

    eu nao achei omni homologada por menos de 600 e vai pedrada, se alguem souber de uma omni homologada por menos de 600 pasa ai o link, por favor..

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexsuarezferreira Ver Post
    eu nao achei omni homologada por menos de 600 e vai pedrada, se alguem souber de uma omni homologada por menos de 600 pasa ai o link, por favor..
    Verdade, tambem não conheço Omni homologada menor q 600 r$.

  8. #8

    Padrão

    Pedro0278,

    Nem sempre em todas as aplicações 15dbi vai ser melhor que 8dbi e outra conta pra gente ai onde tem omini homologada por menos de R$575 que é o valor da mais barata da ideal antenas, e tem a da pluton que passa de R$1000, agora se você tem conhecimento de outra marca que seja passa ai que tem um monte de gente que quer comprar hehe

  9. #9

    Padrão

    Homologada por menos de 600 reas tem mesmo essa ideal que eu vi.

    Sem homologacao tem um monte de 200 reais ai.

    Mas me diga uma coisa... em que caso uma omni de 8db é melhor que uma de 15? isso que nao entendi...

    Se voce me disser que o ap dele é mais adequado pra a de 8 tudo bem, mas dizer que uma omni de 8db é mais adequada que uma de 15 em termos de irradiação...

    O qe pode estar acontecendo é que ele como sergio falou esta colocando a antena muito alta e perdendo o angulo de irradiação do sinal.

  10. #10

    Padrão

    cara deixa eu te falar, uma antena de 8 dbi cobri com tanquilidade 4 km em média caso seja bem instalada, sendo que os clientes mais perto quando os mais longos vão ter um boa qualidade de sinal e de conexão, sendo instalada no mesmo local a omini de 15 como ela ja abre menos o lobulo o longos vão ficar bem mais os proximo nem tanto.

    "Qual a melhor antena?

    A melhor antena é aquela que coloca o sinal necessário, no local de recepção, com o menor desperdiço em outras direções, com a menor potência gerada, com o menor espaço ocupado, com a menor resistência ao vento, com o menor peso e com o menor custo. "

  11. #11

    Padrão

    e isso mesmo como u tuxbrasil falou, para cada caso tem uma antena, se a antena ficase no topo de um morro, uma setorial de 10dbi seria infinitamente mais eficiente que uma omni de 15dbi,alias a omni nem seria a opcao. nao se da as veces a devida importancia antena, sendo ela o principal elemento do sistema.Tambem nao quer dizer porque uma antena sai 1000,00 seja melhor que uma de 300.00. mas materiais, tecnologia, marketing, etc etc, poderao estar embutidos nos valores mais altos....copiar sai de graca.

  12. #12

    Padrão

    Entendi sua explicação Tux... muito bem...

    Mas vamos analisar assim... se eu tenho um radio de 63mw e tenho uma omni de 8db e troco por outra de 15db... qual o ganho que tenho ja que as duas irradiam a mesma potência, pois é o radio quem determina isso?

    é aquele caso do alto falante, o som é de 50watts, eu trocu uma boca de 12 por uma de 15 polegadas, nao tereri ganho de potencia algum portanto tera a mesma irradiação visto que nao aumentei a potencia do som.

    Uma antena de painel é altamente recomendavel nesse caso...

    mas mesmo assim o nivel tecnico da conversa ta muito bom.

  13. #13

    Padrão

    mmmmmm, nao ,no caso da antena de 12dbi para uma de 15dbi nao cabe o exemplo do altofalante, ja que na antena tem sim um aumento real de potencia, a diferenca entre as duas antenas esta no lobulo de irradiacao, que uma seria de +-4graus e a outra +- 7graus. entao clientes muito perto da antena de menor irradiacao no sentido vertical (+-4) serao prejudicados.mas em distancias maiores com certeza a de 15bi chegara melhor.

  14. #14

    Padrão

    Pedro, no caso de auto falante vai depender de muitas coisas e uma delas eh fequencia, não so as polegadas dele por exemplo uma EXTREME SPL da selenium de 12 cobre qualquer com de uma de 15? ou seja esse exemplo não se encaixa na questão das omnidirecionais, vou mostra para você lobulos de radiação diferêntes entra a omni de 8 e a de 15dbi.

    da uma comparada na ebertura vertical da omini de 15 dbi
    .../// SEITEL TELECOMUNICAÇÕES \\\...
    pode notar que a formação desse lobulo é mais fina e menos perfeita no centro.

    ja a omni de 8
    .../// SEITEL TELECOMUNICAÇÕES \\\...
    ela tem a formação regular no meio do grafico e e mais gordo que a antena de 15 assim sendo a antena de 8 tem um aproveitamento muito melhor da área de radiação.

    sendo assim omini de 15 boa para clientes longe e omni de 8 para perto e omni

    ficou bom esse topico muita gente se pergunta isso e um dia me perguntei hehe

    abraço