+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Energia - Nobreak

    Ola Pessoal,

    Aqui na regiao onde fica meu servidores o fornecimento de energia eh literalmente uma merda. Gostaria de saber um nobreak bom pra aguentar pelo menos umas 2horas com uns 4 radios penderados.

    Ahh. Alguem sabe me indicar como faco pra ligar bateria de carro em nobreak. E quais os modelos que aceitam esse tipo de bateria.

    Obrigado

  2. #2

    Padrão

    Isto vai depender da amperagem do equipamento, mais se vc so tiver radio nesta torre um nobreak que segure um micro e um monitor por 30 minitos vc coneguem bem mais que duas horas.
    Eu fiz o teste com um bem vagabundo o BE325 R$110 coloquei 2 ap router nele por 3 horas um ligado ao swith e outro ligado a máquina da recepção e rodou a tarde toda. 4 horas aproximadamente... das 14 as 18 e a bateria nao arriou.

  3. #3

    Padrão

    quanto ao cabo para ligar nobreak em baterias de carro, parece que a coisa não é universalizada, e existem varios modelos diferentes de cabo, e a escolha deles depende do modelo do seu nobreak. o meu nobreak eh um stay700 da microsol, e o cabo para ele é esse:

    MercadoLivre: ### CABO P/ BATERIA EXTERNA NOBREAK STAY 700/SE MICROSOL - R$ 30.00

    você pode entrar em contato com o fabricante para identificar o cabo certo para o seu modelo.

  4. #4

    Padrão

    Quanto a colocar uma bateria de carro no nobreak e possivel sim, agora e muiiito perigoso, se trocar os polos da bateria negativo e positivo adeus nobreak.
    Eu fiz isto com um nobreak da apc que vem com uma bateria de 7,5 amper. Como aqui apartir das 18 a tensao cai muito de 115v vai para 70v e ai o nobreak entra, resultado a bateria nao durou 4 meses pois a mesma acabava a cargar em 5 minutos com uma cpu e 2 switch e um roteador cisco.
    Bem resolvi em vez de comprar um nobreak com a autonomia maior comprar:

    1 bateria de carro Moura 60 amper mostador de carga
    2 aneis predendo para bateria
    2 metros de fio duplo com 3mm

    bom arranquei o conector da bateira no nobreak, decapei o fio e emendei o mesmo com o fio de 3mm isolei coloquei os aneis na outra extremidade e mandei o meu dubler ligar (hehehe) pois bem o bixo ta funcionando ate hoje 8 meses aqui e ja guentou 1:40 minutos com 3 cpus, 2 switch e um router da cisco fora o horario de pico das 18:00 ate as 20:00 que a tensao cai e ele entra.
    Última edição por oyama; 10-03-2007 às 00:39.

  5. #5

    Padrão

    Compra um Premium PDV da NHS - Sistemas Eletrônicos LTDA que já vem com bateria automotiva e, se quiser, coloca mais um módulo para bateria externa... Só com uma bateria, já segurou mais de 15 horas sem energia meu pop com 4 rádios Cisco...

  6. #6

    Padrão

    ola galera, falando em nobreak eu tava pensando uma parada outro dia .. acho que pode ser uma boa solucao..

    em vez de comprar nobreak e ligar bateria de carro.... seria mais facil ligar a bateria de carro direto no radio.....

    com nobreak fica assim

    Bat Energia 12v > Gerador de energia 110(nbreak) > fonte Radio > Radio

    sem o nobreak ficaria assim

    Carreg Bat > Bat Energia 12v > Radio

    assim eliminariamos o gerador (nobreak) e a fonte do radio, acredito que esses dois elementos causam uma reducao no tempo que o radio ficara ligado.
    dai e so comprar um carregadorziho de baterias da loja de 1.99 .. e deixar ele carregando constantemente a bateria... quando o carregador desligar ela segura a onda sozinha.

    acredito que ligando direto a bateria acredito que deve funcionar por dias ... e mais dias..

    alguem sabe me dizer se isso funciona ??? se precisaria de um circuito eletronico entre a bateria e o radio pra fazer alguma filtragem .. fusivel coisas do tipo..

    vlw
    Phillipe D.

  7. #7

    Padrão

    vai precisar sim, pois radios tem de 5 v ja vi de 9 v etc... eles tem consumos diferentes tbem, precisariamos usar um 7805 para cada 1 amper se fosse usarmos em um radio de 5 volts. tbem de fusivel, para proteger em caso de algum curto na bateria, uns diodos para nao permitir a volta de corrente do ap em sentido a bateria. isso seria o basico, mas sei que tem outras coisas mais que devem ser colocados agora só não me lembro.
    sei disso pois uma vez fiz um esquema para ligar meu palm na bateria do carro. deu certo mas vendi o esquema pra um cara. ele queria muito pagou 50,00 hehe. mas ate hoje ele nao reclamou.

  8. #8

    Padrão

    talvez um capacitor para dar uma filtrada tbem, eu não lembro o que eu usava para isso.

  9. #9
    FlyDsl
    Visitante

    Talking No-Break

    Não se fala em No-Breaks sem falar em No-Breaks da SMS.. eu mesmo utilizo 3 e realmente não tenho do que reclamar, um servidor meu Pentium 4 Dual Core de 3.2 Ghz com 1 Gb de ram e HD SATA de 160 Gb ficou ligado durante 30 minutos no meu nobreak de 700 vA.

    E ele tem entrada para bateria externa, então pretendo colocar algumas baterias nele para durar bem mais tempo.

    Outra EXCELENTE vantagem e diferencial, é que ele tem monitoramento on-line, que você liga ele por USB no seu computador e ele diz, quanto de carga tem, a temperatura dele, a potencia consumida nele, a potencia da energia de entrada e saida.. e te diz se ta funcionando no modo bateria ou com rede eletrica..

    O monitoramento é feito por http, e pode ser acessado externamente e roda tanto em linux quanto em windows.. =)

    Realmente ele faz tudo,

    SMS - Energia sob controle

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Phillipe Ver Post
    ola galera, falando em nobreak eu tava pensando uma parada outro dia .. acho que pode ser uma boa solucao..

    em vez de comprar nobreak e ligar bateria de carro.... seria mais facil ligar a bateria de carro direto no radio.....

    com nobreak fica assim

    Bat Energia 12v > Gerador de energia 110(nbreak) > fonte Radio > Radio

    sem o nobreak ficaria assim

    Carreg Bat > Bat Energia 12v > Radio

    assim eliminariamos o gerador (nobreak) e a fonte do radio, acredito que esses dois elementos causam uma reducao no tempo que o radio ficara ligado.
    dai e so comprar um carregadorziho de baterias da loja de 1.99 .. e deixar ele carregando constantemente a bateria... quando o carregador desligar ela segura a onda sozinha.

    acredito que ligando direto a bateria acredito que deve funcionar por dias ... e mais dias..

    alguem sabe me dizer se isso funciona ??? se precisaria de um circuito eletronico entre a bateria e o radio pra fazer alguma filtragem .. fusivel coisas do tipo..

    vlw
    Phillipe D.
    Se ligarmos uma fonte direto dessa forma, a bateria terá sua durabilidade muito reduzida por sobrecarga, ou seja, a fonte continuará enviando carga constantemente à bateria.

    As baterias seladas, como as usadas em "no-break", não suportam cargas constantes, diminuindo sua vida útil a menos de um ano (dependendo da corrente aplicada, pode até explodir...)

    O ideal seria projetar um circuito inteligente, que efetuasse um teste na bateria de tempo em tempo, e só a carregasse quando detectasse uma carga baixa; e aplicasse somente a corrente necessária até completar a carga, desligando então.

    Todos os alarmes residenciais importados (tipo usado para monitoramento 24 hs), possuem tal recurso, portanto, suas baterias duram até mais de 5 anos!

    Um paliativo, seria a construção de um circuito mais simples, com a utilização de um resistor limitador de corrente, limitando a carga da bateria. Tal circuito é usado em alarmes nacionais, mais simples, e em alguns no-breaks (onde a bateria dura bem menos que os 5 anos citados...)

    Poderia me informar a voltagem da fonte original do rádio, e a corrente (ampéres) da fonte? Talvez eu consiga um tempo para desenhar um circuito simples desses e postar aquí...

    Mas em todo caso, mais para frente (terei um tempo, se Deus quizer!), começarei a fabricar artesanalmente - e comercializar - um carregador inteligente, justamente para esta função. Seria uma mão na roda par todos nós!

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Quanto a colocar uma bateria de carro no nobreak e possivel sim, agora e muiiito perigoso, se trocar os polos da bateria negativo e positivo adeus nobreak.
    Eu fiz isto com um nobreak da apc que vem com uma bateria de 7,5 amper. Como aqui apartir das 18 a tensao cai muito de 115v vai para 70v e ai o nobreak entra, resultado a bateria nao durou 4 meses pois a mesma acabava a cargar em 5 minutos com uma cpu e 2 switch e um roteador cisco.
    Bem resolvi em vez de comprar um nobreak com a autonomia maior comprar:

    1 bateria de carro Moura 60 amper mostador de carga
    2 aneis predendo para bateria
    2 metros de fio duplo com 3mm

    bom arranquei o conector da bateira no nobreak, decapei o fio e emendei o mesmo com o fio de 3mm isolei coloquei os aneis na outra extremidade e mandei o meu dubler ligar (hehehe) pois bem o bixo ta funcionando ate hoje 8 meses aqui e ja guentou 1:40 minutos com 3 cpus, 2 switch e um router da cisco fora o horario de pico das 18:00 ate as 20:00 que a tensao cai e ele entra.
    Que nobreak vc usou? essas adaptação serve para esses nobreak de 100 e poucos pilas?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Que nobreak vc usou? essas adaptação serve para esses nobreak de 100 e poucos pilas?
    Neste usei um nobreak de 600VA da APC ele deve estar em torno de R$230