+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Usar pig tail ou ligar a antena direto na placa pci???

    galera, lendo varios anuncios em sites de venda de equipamentos wireless, me surgiu uma duvida e gostaria q me ajudassem:

    vou colocar net a radio aki em casa, e o pc fica perto da janela q da visada pro morro da torre, vou precisar apenas de 3m de fio (do pc ate a antena).

    vejo falar q o cabo rg58, dispensa o uso do ping tail e pode ser ligado diretamente entre pc e a placa pci "evitando perda de sinal" por causa do ping tail, ja outros anuncios falam q o cabo rg213 é superior ao rg58 e perde menos sinal... mas o rg213 precisa do ping tail....


    o ping tail realmente piora o sinal???
    o cabo rg213 é realmente mto superior???


    nessa situaçao oq faria perder menos sinal???
    sendo q so vou precisar de 3m de fio.

  2. #2

    Padrão

    O pigtail efeito com cabo rgc 58 com tamanho de aproximadamente 30 cm. Como vc esta querendo fazer o pigtail ele tera um tamanho de 3 mts. Quanto ao sinal até 2km com visada direta vc nao tera problemas.

  3. #3

    Padrão

    realmente como o oyama disse em um provedor que tenha qualidade de aps e antenas para jogar o sinal para os clientes até 2km usando cabo rgc58 até 8m vai blz mais o rgc213 é melhor que rgc58.

    no seu caso que é so 3m pode coloca rgc58 que vai funcionar bem

  4. #4

    Padrão

    ok
    entendi q o cabo rg213 causa menos perda de sinal, mas e qto ao pingtail, causa qto de perda? acho q temos q levar em consideraçao a perda causada pelos conectores tb, e nao apenas os cabos.
    alguem sabe me dizer sobre isso?

  5. #5

    Padrão

    pessoal, entendo o que o amigo quer saber, mas até hoje tbem na achei a resposta.

    dizem que cada conector perdese 0.5 db em cada ponta
    ou seja se for assim no pigtail só de conectores perdemos 1 db. e no cabo rg 213 mais 1 db.

    por exemplo um radio em uma torre em que precisasse usar apenas 50 cm de cabo do ap até a antena o rgc 58 teoricamente ficaria melhor que o rgc 213. pois nao teria o pigtail. agora será que é isso mesmo?

    e como podem dizer que 1 conector perde 0,5 db pois afinal acho que um conector mal feito pode perder muito mais e como medir isso? ai está o x da questão. ouvi até falar de pigtails comprados prontos com problemas. então é uma coisa a se estudar mais.

    quem tiver as repostar para as minhas duvidas por favor postem.

  6. #6

    Padrão

    Amigos! Eu vou ser sincero eu não entendo nada de wireless, mais entendo um pouco de RF, pois era radio amador.
    Bom o que eu entendo nesse assunto é o seguinte: o pingtail é feito com um cabo rg58 que adapta o conector SMA de não me engano ao conector do RGC213, acho que tem uma perda ai, pois são dois cabos diferentes um cabo péssimo para alta freqüência que seria o RG58, tem casos q esse cabo é usado nas antenas de celular então tem um pouco de rendimento nas altas freqüência, mais não em microondas, ou seja, 2.5 ou 5Ghz
    A questão é q o RGC58 não trabalho satisfatoriamente nas freqüências mais altas como as microondas um rádio e uma plaquinha PCI tem espaço para um conector tipo N pq os fabricantes não as colocam? Para diminuir isso?
    Gostaria que houvesse um padrão para os conectores de rádio e cliente wireless ai não teria tanta dor de cabeça
    Veja bem o cabo RGC58 é de fácil manuseio, em qualquer casa ou loja de eletrônica ou elétrica se acha e custa bem menos q o 213 pena q ele não é capacitado para wireless.
    Mais e aquele usado para antena de celular que é fino e de 58ohms tbm, poderia ter menos perda do que o RGC58


    Desculpe se falei besteira eu estou aprendendo igual a muitos

  7. #7

    Padrão

    Pessoal, resumindo, um cabo conduz o sinal certo, se no seu percursso forem encontradas emendas, sempre averá perda de sinal, por melhor que seja confeccionado um conector. Em uma emenda os contatos se tocam, isso é um obstáculo para o sinal tanto no pino central como na carcaça do conector. No caso do nosso amigo ele está preocupado com essa perda, o cabo correto seria o RGC 213 com o tal pig tail, procure marcas de qualidade, já peguei pig tail com a carcaça do conector SMA com muita folga, isso significa? Obstáculo, resistência para a eletricidade. Já a opção de se usar o RG 058 é mais fácil, o cabo é mais flexível, serão apenas dois conectores. Porém a qualidade desse cabo é muito inferior. Mesmo sendo 3 metros, utilize o 213, pode acontecer de surgirem obstáculos como prédios, árvores, e o sinal piorar. A perda nos conectores do cabo 213, não será maior do que a perda no próprio cabo 058 mais os conectores. O WATÍMETRO é o equipamento usado para medir o sinal, é um equipamento caro e usado normalmente em potências maiores.

  8. #8
    josedr
    Visitante

    Padrão há conectores rp-SMA para RGC-213 e RGC-58

    É perfeitamente possível montar o cabo de antena sem uso de pigtails, mesmo que o cabo coaxial seja RG-213 ou RGC-213. Há conectores rp-SMA para estes cabos coaxiais, só que os provedores raramente os adquirem e insistem no uso do pigtail, para simplificar as instalações. Entretanto, para instalações domésticas realmente não é necessário muito rigor, pois geralmente a banda passante contratada é baixa, quase sempre abaixo de 256 kbits/s.

    No caso específico basta adquirir conector rp-SMA macho para cabo coaxial RGC-58, a ser instalado na a ponta que ficará rosqueada na placa de rede sem fio. E para a outra ponta, que ficará conectada à antena, o conector N para cabo coaxial RGC-58. Fêmea ou macho, dependendo do modelo de antena.

    Atento que estes conectores SMA para wireless possuem pinos internos invertidos, daí o prefixo rp- (polaridade invertida).

    KLC: :: KLC Conectores ::

  9. #9

    Padrão Conector rp-sma para rgc-213.

    Muito interessante o uso do conector rp-sma, porém o único ponto fraco é a flexibilidade, a função do pig além de adaptar é dar uma flexibilidade na hora de dar manutenção nos equipamentos. No caso do rgc-213(muito rígido) chegando direto com esse conector naquele conectorzinho sma, pode até quebrar. Mas com relação á perda no sinal, é uma ótima solução.

  10. #10
    josedr
    Visitante

    Cool atrapalha mesmo!

    Realmente deve-se ficar atento ao maior peso deste cabo. Ele nunca deve ficar suspenso, apoiando somente no equipamento em que está conectado; deve-se sempre fixá-lo de outra forma, de modo que não force o conector fêmea do equipamento.

    O conector rp-SMA para cabo coaxial RG-213/RGC-213 deve ser utilizado somente em casos específicos em que é necessário ter o mínimo de perda. Com os devidos cuidados.

    Mesmo no caso dele estar conectado a um pig tail, deve-se evitar que o cabo force o pigtail; é recomendado sempre fixar o cabo coaxial RG-213/RGC-213 de forma a não forçar nem o pigtail nem o equipamento.

    Para instalações em pontos de cliente nem sempre é necessário o uso do cabo coaxial RGC-213, quase sempre bastando o RGC-58.