+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Medindo sinal de clientes wifi

    Boa noite galera!

    Bom, em minha empresa um dos tipos de serviço que prestamos é a implantação de redes sem fio.

    Ultimamente tenho procurado programas de monitoramento de rede wireless e encontrei duzias de software que quaaaaze me ajudam mas no fim não atendem minha necessidade.

    O que preciso de fato, é um programa para monitoramento de rede wifi, que identifique não apenas a rede sem fio e o roteador responsável por ela, mas também os dispositivos clientes wifi participantes da rede. Nessa categoria encontrei vários, mas os que achei, mostram os clientes conectados, mas não mostra o essencial, a intensidade do sinal wifi desses clientes.

    Suponhamos que em um router wifi tem 12 clientes conectados simultaneamente em um escritório. Quando esses clientes estão em diferentes distancias, o que é na verdade um cenário real, a rede cai, mas se coloco todos equidistantes do router, a rede funciona perfeitamente.

    Por isso preciso de um programa que meça a intensidade do sinal wifi dos clientes conectados a mesma rede, para que eu possa ajustar a potência adequada em cada cliente wifi, para que no router, independentemente da distancia dos clientes, perto ou longe, o sinal wifi proveniente de cada um chegará com a mesma intensidade no roteador, promovendo estabilidade na rede.

    Claro que há mais detalhes a se considerar, mas a ideia deste post é que vocês entendam qual a ferramenta de que realmente preciso. E quem talvez, a solução para mim sirva para outras pessoas que certamente enfrentam o mesmo dilema.

    Obrigado.

  2. #2
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Acredito que irá resolver os seus problemas
    https://under-linux.org/showthread.php?t=160020

  3. #3

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Citação Postado originalmente por mjmmarcus2 Ver Post
    Acredito que irá resolver os seus problemas
    https://under-linux.org/showthread.php?t=160020
    Bom vou instalar e ver se ele monitora o sinal dos dispositivos clientes na rede.
    Muito obrigado.

  4. #4

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Boa tarde mjmmarcus2

    Mas de todos os recursos que vi nele, que sem dúvida é realmente muito util, ele não oferece o que preciso de fato, que é
    exibir o nível de sinal wireless dos dispositivos conectados a rede.
    Caso eu tenha deixado de prestar atenção em algum detalhe do programa por favor, pode falar, pois isso vai me ajudar muito.

    Atenciosamente.

  5. #5

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Vicente,

    Em princípio a distância não deveria ocasionar o comportamento que você está citando.

    Esse tipo de comportamento me parece estar ligado a existência de outros Pontos de Acesso próximos.

    Se por um acaso existir um AP no mesmo canal que o seu SSID e ele tiver sinal mais forte, pode acontecer do cliente perder a conexão.

    Recentemente descobri que as SmartTV da Samsung ativam um ponto de acesso no mesmo canal do SSID mais próximo delas, e o pior é que se você muda o canal do seu SSID, o da Samsung segue o seu (essa é uma funcionalidade para os smartphones Samsung poderem se conectar à TV).

    Quem tem SmartTV Samsung é bom deixar essa funcionalidade desativada - descobri isso, pois aconteceu comigo: de repente os clientes desconectavam do AP principal.

    Além desse caso, outra situação é que podem existir muitos outros APs ao seu redor. É importante configurar o seu AP num canal que esteja o mais distante possível dos canais existentes, principalmente os que tenham sinal forte.

    Sucesso!

    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br

  6. #6

    Wink Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Olá, na verdade esse fenomeno é cientificamente comprovado, inclusive vc pode olhar no datasheet dos equipamentos wireless que vc vai ver que tem um nivel de sinal máximo para escutar para que não vire ruido e derrube a rede toda, e um nivel de sinal minimo para escutar tambem, para que a rede não caixa para um modo de operação mais lento.

    Como por exemplo, se vc mandar um sinal muito fraco, o ap, vai chavear de 802.11n para 802.11b, transferindo apenas 11Mbps ou menos.

    Toooodos equipamentos trabalham com um nivel de sinal adequado para cada modo de operação.

    Pois se tentar transmitir 300Mbps por exemplo,, usando rede 802.11b vai virar besteira.

    E outra coisa, não há outros aps próximos, com sinal forte, os que tem, o sinal deles chegam em torno de -90 dbm e sumindo,, é simplesmente impossivel haver interferencia com sinais baixos. Menos ainda tvs pois é ambiente de produção de um escritório de contabilidade.

    Se não,, não teria funcionado da forma como expliquei no meu primeiro post.

    Tenta assistir sua tv em uma parabólica, onde vc tira o prato parabólico que concentra os sinais de radio oriundos do satélite no captador. Seeee conseguir pegar algum canal, ele vai ficar chiando e caindo,, pois o sinal fica extremamente fraco.

    Ondas de rádio são assim, é lei da física e não podemos mudar as leis do Universo


    Olha o datasheet deste cartão mk R52HN e veja que existe um sinal adequado para cada taxa de transferencia.
    http://i.mt.lv/routerboard/files/R52Hn.pdf


    Eu falo isso pq além de ser uma coisa cientificamente comprovado eu convivo com isso todos os dias em meu provedor. Clientes de diferentes distancias com configuração de potencia adequada para cada distancia. na torre eu escuto tooodos os clientes com a mesma intensidade, sem perigo de queda por qualquer motivo. Eu só queria um aplicativo que tivesse esse recurso para que não fosse preciso investir em um conjunto de equipamento caro por causa do suporte de verificação de intensidade de sinal.

    Qualquer um que saiba do que estou falando e que tenha estudado ondas de rádio, e souber de um app por favor, gostaria do auxilio.

    Att Vicente Camilo

  7. #7

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Vicente,

    Eu entendo e concordo com suas colocações, mas você escreve que "está com 12 clientes em um escritório", então entendo que você está num ambiente interno.

    É isso?

    Se não for, quais são as distâncias do AP para os clientes?

    Qual é a marca dos rádios?

    [ ]s
    Edgar Amorim
    www.wdcnet.com.br

  8. #8

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Boa tarde, olha é isso mesmo, mas veja bem, tem dois outros escritórios clientes meus, um com 16 e outros com 21 terminais de um grupo cerealista. Neste escritório com 21 terminais, havia o mesmo problema, mas podiam gastar um pouco mais, então tirei os equipamentos mais baratos, (que não deixavam de ser bons), e coloquei um Mk usando inclusive um cartão R52Hn como o da minha ultima resposta, resposta.

    Bom, configurei todos os clientes, 5 terminais próximos, 10 terminais a 12 metros e o restante espalhado nas docas, com distâncias entre 20 e 50 metros. Usando adaptadores Kaiomy com ajuste de potência por software, nos terminais,, consegui um ajuste fino nas configurações, e no mk todos os clientes são "ouvidos" com intensidade de sinal ideal, e a rede simplesmente não tem problemas de nenhuma maneira, e olha que trabalham com sistema de gestão, que acessam o banco de dados quase que continuamente.

    No escritório com problema, tem um router TP-Link 750Mbps e adaptadores 300Mbps da mesma marca. Com distâncias entre terminal e router variando de 3 metros a 8 metros.

    Já fiz todos os ajustes finos como: Beacon Interval, DTIM Interval, Preamble Type, Fragmentation Threshol, RTS Threshold, RTS/CTS e sem dúvidas não há problemas com colisão de dados na rede wifi.

    Não tenho dúvidas de que o problema no escritório é ruído oriundo dos clientes fortes de mais.

    O que não quero é levar um equipamento caro para resolver o problema, mas se não tiver outra maneira, terei que fazer isso.

    Bem que os programadores que desenvolvem essas ferramentas de monitoramento podiam pensar nesses detalhes. Mas programador não é administrador de redes não é mesmo....!

  9. #9
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Citação Postado originalmente por Vicentte Ver Post
    Boa tarde mjmmarcus2

    Mas de todos os recursos que vi nele, que sem dúvida é realmente muito util, ele não oferece o que preciso de fato, que é
    exibir o nível de sinal wireless dos dispositivos conectados a rede.
    Caso eu tenha deixado de prestar atenção em algum detalhe do programa por favor, pode falar, pois isso vai me ajudar muito.

    Atenciosamente.
    Eu sei bem o que você queria, mas com o IP Monitor dá muito bem para saber com o Ping, ele mostra o Ping, se o ping estiver bom, você já terá uma noção em que está o sinal dos equipamentos, eu mesmo vejo o meu por aqui assim, se o ping aumenta é com certeza o sinal está fraco.

    Se o ping diminui o sinal melhora.

    Sobre outra forma de outro programa que mostre o RSSI de cada equipamento, somente criado pelos fabricantes, e como usamos muitos equipamentos diferentes, não existiria um programa universal assim.

    Usa o IP Monitor e deixa o Ping Mostrando, é uma alternativa que você irá achar bom com o tempo.

  10. #10

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Bom dia,
    E ai amigão, olha nesse caso em particular, perde, e quando está no ar, por pouco tempo que seja, se eu dou um ping, ele é respondido no ato, e ele consta super rápido, o porem aqui é o alto trafego de dados na rede sem fio, que demanda uma rede mais rápida, inclusive, acesso a banco de dados por rede sem fio só é possivel devido as novas redes mimos que trabalham com tráfego de dados acima de 150Mbps, mas o tilti aqui mesmo é o ruido na rede que derruba todos. já usei tudo que tinha em mãos.
    Mas sou grato pela força.

  11. #11
    Pronto Para Ajudar!!! Avatar de mjmmarcus2
    Ingresso
    Jun 2012
    Localização
    Paulista Pernambuco
    Posts
    428

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    ping igual a <1 ms?

  12. #12

    Padrão Re: Medindo sinal de clientes wifi

    Isso aí, ping = 0,001ms, não tem erro, o problema é que como dá muito ruido, o ap cai, ai de 0,001 para a "Esgotado o tempo limite do pedido". aí se eu desligos os adaptadores perto, os adaptadores longe, que perdiam ping passam a responder, 0,001 novamente sem qualquer problema. E o mesmo acontece se eu coloco todos os terminais longe do ap, ou seja, todos pingam perfeitamente bem.
    Por isso repito, preciso fazer um ajuste fino na potencia dos adaptadores mas preciso saber a que nível o sinal está chegando no ap. Por isso preciso de um software que alem de mostras os clientes presentes na rede como já vi alguns, ele tem que mostrar também a potencia deles, inclusive eu encontrei um, não é que eu não achei, mas ele só funciona com um adaptador com chipset específico, que não sei qual é o danado. Eu já testei vários e nada, não achei o adaptador certo que esse programa suporta o driver dele, ou seja, pra funcionar assim como eu preciso, o programa tem que usar o driver dele, e não o que está instalado no windows. Talvez por isso ele consegue medir os sinais.