+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Apanhando para configurar AP

    Meu Deus Pessoal.....
    Chegou hoje a tarde a placa dlink dwl g520 aqui para mim... é o meu primeiro MK tive lendo bastante e achei bem intereçante vamos o problema Inicial

    1 - configurei a ether1 como 10.1.1.5 = WAN Ok funcionando
    gateway 10.1.1.1

    2 - configurei a ether2 como 192.168.0.1 = LAN ok fancionando
    configurei os NAT ok funcionando

    3 - Wireless como ap-Bridge ja configure tudo SSID canal ip 192.168.1.1

    O meu problema é o seguinte consigo comunicar com as placas ether1 e ether 2 com sucesso so nao com a wlan1 nao funciona o problema ela acha o sinal e tudo conecta mais quando dou um Ping no 192.168.1.1 da wireless nao funciona

    alguem ai pode dar uma luz?????

    valeu ai pessoal.

  2. #2

    Padrão

    Pelo que eu entendi você tem duas placas de rede, sendo a G520 e uma outra para RJ45 (cabo), é isso ?

    A placa de rede com fio no MK é chamada de Ether e a placa de rede sem fio é chamada de Wlan. Se tiver duas placas com fio ficaria Ether1, Ether2, etc.

    Bom, o que você precisa fazer em termos de endereço IP, é setar um IP para a placa Ether e outro IP para a placa Wlan.

    No seu post, você citou três ips sendo 10.1.1.5, 192.168.0.1 e 192.168.1.1

    Se você tiver apenas duas placas sendo uma Wireless e outra Wired, precisará apenas de dois IP´s. O MK vai fazer o roteamento da rede via cabo para a rede wireless.

    Vou descrever como você deve fazer se tiver realmente duas placas sendo que pretende receber o link pela placa com fio e fazer o AP em cima da placa sem fio:

    Feita a instalação, rode o setup no próprio MK para definir apenas o IP, máscara e gateway da placa de rede COM FIO.

    Depois acesse o MK remotamente pela placa com fio usando o Winbox. A placa G520 não vem habilitada por padrão (pelo menos nas versões que eu já usei) então habilite a placa Wireless em Interface.

    O próximo passo é configurar a placa wireless em Interface > wireless

    Coloque no modo AP-Bridge, defina o SSID e o canal que irá usar

    Em IP > Adresses defina o IP da placa Wireless (use um IP de outra rede que não seja a rede da sua placa com fio). Por exemplo, na placa com fio use 10.1.1.1 e na placa sem fio 192.168.0.1

    Depois é só criar uma regra NAT para que o MK possa repassar os dados de uma rede para a outra.

    Vá em IP > Firewall > NAT

    Crie uma regra SRCNAT com srcadress da sua placa de rede wireless e na aba ACTION selecione masquerade.

    Depois vá em IP > DNS e preencha os DNS do seu provedor ou o que costuma utilizar.

    Feito isso, o seu MK já estará funcionando como AP e repassando o que vier na placa com fio para a placa sem fio.

    Nos clientes, basta configurar o IP e DNS que eles já estarão navegando. Se não quiser configurar ip manualmente nos clientes, crie um DHCP server em IP > DHCP sever. Utilize o setup do dhcp para criar a range de IP e depois de criado, entre nele para especificar o DNS secundário, se for usar.

    Basicamente é isso. Agora existem muitas outras opções nesse sistema como por exemplo cache proxy, controle de banda, segurança, etc.

    Espero ter ajudado,

    Samuel.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Samuelso Ver Post
    Pelo que eu entendi você tem duas placas de rede, sendo a G520 e uma outra para RJ45 (cabo), é isso ?

    A placa de rede com fio no MK é chamada de Ether e a placa de rede sem fio é chamada de Wlan. Se tiver duas placas com fio ficaria Ether1, Ether2, etc.

    Bom, o que você precisa fazer em termos de endereço IP, é setar um IP para a placa Ether e outro IP para a placa Wlan.

    No seu post, você citou três ips sendo 10.1.1.5, 192.168.0.1 e 192.168.1.1

    Se você tiver apenas duas placas sendo uma Wireless e outra Wired, precisará apenas de dois IP´s. O MK vai fazer o roteamento da rede via cabo para a rede wireless.

    Vou descrever como você deve fazer se tiver realmente duas placas sendo que pretende receber o link pela placa com fio e fazer o AP em cima da placa sem fio:

    Feita a instalação, rode o setup no próprio MK para definir apenas o IP, máscara e gateway da placa de rede COM FIO.

    Depois acesse o MK remotamente pela placa com fio usando o Winbox. A placa G520 não vem habilitada por padrão (pelo menos nas versões que eu já usei) então habilite a placa Wireless em Interface.

    O próximo passo é configurar a placa wireless em Interface > wireless

    Coloque no modo AP-Bridge, defina o SSID e o canal que irá usar

    Em IP > Adresses defina o IP da placa Wireless (use um IP de outra rede que não seja a rede da sua placa com fio). Por exemplo, na placa com fio use 10.1.1.1 e na placa sem fio 192.168.0.1

    Depois é só criar uma regra NAT para que o MK possa repassar os dados de uma rede para a outra.

    Vá em IP > Firewall > NAT

    Crie uma regra SRCNAT com srcadress da sua placa de rede wireless e na aba ACTION selecione masquerade.

    Depois vá em IP > DNS e preencha os DNS do seu provedor ou o que costuma utilizar.

    Feito isso, o seu MK já estará funcionando como AP e repassando o que vier na placa com fio para a placa sem fio.

    Nos clientes, basta configurar o IP e DNS que eles já estarão navegando. Se não quiser configurar ip manualmente nos clientes, crie um DHCP server em IP > DHCP sever. Utilize o setup do dhcp para criar a range de IP e depois de criado, entre nele para especificar o DNS secundário, se for usar.

    Basicamente é isso. Agora existem muitas outras opções nesse sistema como por exemplo cache proxy, controle de banda, segurança, etc.

    Espero ter ajudado,

    Samuel.
    Na verdade eu fiz tudo certo colouei ips na ether1 e ether2 esta ok o NAT esta feito também.... mais eu nao to conseguindo comunicar pela wlan1 coloquei ip e tudo..mais ele nao achega a pingar no gateway (Wlan) encontra o SSID e conecta tudo certo so nao comunica .....

    Ether1 = WAN 10.1.1.1 ok Funcioando certinho
    Ether2 = LAN 192.168.0.1 ok Funcionando e mascarada para sair pela ether1
    Wlan = LAN 192.168.1.1 acha o SSID , conecta mais nao comunica nem com ping !!

    Os meus NAT ja estão configurado e funconando... estranho né !!!! pode ser problema de versão do MK??? baixei um na internet ..nao do site original!!!! pode ser este o mutivo??


    [ ] s Leonardo Simas

  4. #4

    Padrão

    Eu só não entendi porque que você usa três placas.

    O que você deseja é compartilhar o sinal vindo da internet por cabo para a rede wireless, é isso ?

    Se for, use somente duas placas, uma ligada ao seu roteador ou modem e a outra wireless para fazer o AP.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Samuelso Ver Post
    Eu só não entendi porque que você usa três placas.

    O que você deseja é compartilhar o sinal vindo da internet por cabo para a rede wireless, é isso ?

    Se for, use somente duas placas, uma ligada ao seu roteador ou modem e a outra wireless para fazer o AP.
    Na verdade é tenho as 3 placas 2 de rede e 1 Wireless so para teste mesmo... digamos que eu tenho somente uma placa rede e uma wireless ... ok????


    Mesmo assim eu nao consigo comunicar com a wireless.... ja as de rede fncionan normal...

  6. #6

    Padrão

    Bom, se seguir o passo a passo que eu coloquei deve funcionar.

    Mas se quiser, dê uma pesquisada no manual do Cat:

    https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik

  7. #7

    Talking Deu boa.....

    funcionou corretamente......

    usei a configuracao :no wireless
    interface wireless set wlan1 ssid=test frequency=2442 band=2.4ghz-b/g \
    mode=ap-bridge disabled=no

    No ips da wireless usei so os ipsnormal nao sei o que estava dando de errado mais agora funcionou valeu ai pessoal

  8. #8

    Padrão

    funcionou com as 2 placas de rede e uma wireless?!!?!? se sim manda o esquema q vc fez! Por Favor(é claro! rs)! estou com esse mesmo problema!