+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Melhor polarização para PTP 10km

    Ola pessoal

    Estou fazendo um ponto a ponto com 10km e gostaria de saber a opniao de voces sobre a polarizacao. Qual ficaria melhor??

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    tenho um de 10 km e to com polarização vertical, sinal estavel em 93%. acho que horizontal deve ser mais dificil alinhar ainda mais distante assim, mas pode amenizar a interferencia. bom, aqui nao tem interferencia.

  3. #3

    Padrão

    Na verdade vc tem que analizar como está a zona de RF e sua linha de visada
    Ex: Se 2.4Ghz esta sendo muito utilizada (Poluição) vc pula para 5.8 outro ponto a ser analizado é a questão de visada, Para então você escolher qual será a melhor polarização.

  4. #4

    Padrão

    ola,

    cara pelo menos eu nao consegui enxergar a outra ponto. mas acho q tem visada. caso nao tenha qual a melhor polarizacao.

    galera, eu comprei um par de swl3300 e uma par de hyperlink direcional de grade. vcs acham q vai fechar bem? ou seria melhor senao??

  5. #5

    Padrão

    a grade na horizontal (#o#) eh melhor para distancia...

    a grade na vertical (grade em pé) é melhorar para troughput !!

  6. #6

    Padrão enlace

    Eu realmente não acredito em enlace 2.4 pois a maioria dos aps ficam entre 2/4 mb, pois é... eu estou usando o ovislink 5000 5.8 da um tp de 6/8 mb na boa... eu recomendo sair fora do 2.4 pois interferencia vem até de telefone sem fio, vc nao perde no sinal mas acaba perdendo na qualidade, tenho provedor há mais de 2 anos e tenho 1 ano de consultoria, nunca tive e nem vi ninguem com problemas em 5.8.

    sds, Neto

  7. #7

    Padrão

    senão 2611, pt a pt trafego entre 4,5 Mbps e5,1Mbps.

    10 km.
    em b é claro, usando 2 antena de grade aquarios.

    medi usando o btest da mikrotik, não sei se e assim que vcs medem.

  8. #8

    Padrão

    galera, no caso de nao ter muita certeza se a visada ta perfeita. qual a melhor polarizacao?? estou tentando fechar um enlace de 20km em 2.4. Gostaria de saber se tem algum macete para alinhar as antenas.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por anjunior Ver Post
    galera, no caso de nao ter muita certeza se a visada ta perfeita. qual a melhor polarizacao?? estou tentando fechar um enlace de 20km em 2.4. Gostaria de saber se tem algum macete para alinhar as antenas.
    Amigo,

    Se não tem vizada, não deve nem tentar fechar o link, porque você só vai ter dor de cabeça.
    Não existe uma polarização melhor para ponto-a-ponto sem vizada. A melhor polarização vai depender do relevo. Se você tiver morros o ideal é fazer em H, pois em V poderá ter problemas com a Zona de Fresnell.
    Caso suas antenas estejam na altura correta, e você tenha um relevo tranquilo, poderá utilizar na polarização em V mesmo.
    Outro ponto importante, é a questão da poluição RF. Veja qual polarização está menos poluída, com certeza, essa será a melhor opção, salvo as questões que coloquei acima.
    Outras dúvidas, fico a disposição.
    Espero ter ajudado.
    Att.