+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Hyperlink 15dbi + Mikrotik + 1,3 KM... sinal ruim?

    Pessoal, é o seguinte.

    Instalamos uma repetidora simples para atender outro lado da região aqui, conforme podem ver nas fotos abaixo.
    Temos clientes á no máximo 1,5 km. Tem um que tá usando 2 metros de cabo rgc-58 só.. e tá com sinal -68, mostrado no MK, não perde pacote, não cai, mas achei o sinal ruim.

    Já troquei a antena, tinha uma aquario de 15, coloquei essa jumenta da hyperlink e o sinal ficou a mesma coisa, já coloquei cabo pronto RGC-213, com pigtail novo, já troquei a PCI DWL-g510 e nada de melhoras o sinal.

    Na minha torre, clientes á 2 km, com TSM de 12 dbi, fica em -50 no máximo -62.

    Q q tem de errado, to de cabelo em pé já !!

    Nas fotos vocês vão ver ao fundo, os prédios que queremos atender e demais região.. faltou o lado oposto, mas não é o assunto... já testamos de tudo que é lugar e não pega menos de -67 de sinal, com visada limpinha.

    Me ajuda aew pessoal. Vlw
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nemesis-1.jpg
Visualizações:	546
Tamanho: 	120,6 KB
ID:      	443   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         nemesis-2.jpg
Visualizações:	468
Tamanho: 	128,4 KB
ID:      	444  


  2. #2

    Padrão

    Vamos lá...

    Vc ta usando uma omni nessa sua repetidora?

    O sinal chega bem ate ai no MK?

  3. #3

    Padrão

    ptp com lixo nao da certo, uza Zirok que é galvanizada e alimentador ermeticamente isolado nao oxida pq nao entra nem oxigenio

    muito cabo li chega me da ancia, usa no maximo 1metro até o pigtail, olha cara a USA pega até 8km de raio, mas tudo depende do cartao

  4. #4

    Padrão

    Homem -62 ta exelente.

    Trabalho nos dois vertices, regiões com spectro poluido e por enquanto algumas que so tem a minha rede.. nas regioes onde tem muita interferencia.. colocamos no maximo até -76 se der a mais.. trocamos antenas realinhamos o cliente... e onde so tem minha rede -85 tem algo errado ai meu recorde por enquando foi -56 em 3.5 km ptp

  5. #5

    Padrão

    Vamos á outros pontos importantes.

    Aqui o espectro ainda tá tranquilo;
    O sinal que vem da minha torre principal ( 600 metros) tá com -50 de sinal;
    To usando a omni com a PCI DWL-G510, 2 metros de cabo RGC-213 e pigtail;

    Não sei o que tá ocorrendo, mas me digam ?

    Não era para um cliente á 1km, com visada limpa, se conectar com pelo menos -50 ?? ou eu to viajando ?

    Abraços

  6. #6

    Padrão

    ta viajando

    SNR = RUIDO - SINAL


    da uma olhada no nivel de RUIDO quanto + negativo melhor ou seja - 92 pior que -98


    entendeu, Homini vai dar -24 de SNR -28 por ai tudo dependo do ruido, tenho uma empresa qui que tem uma repetidora no patio e nao funciona nem a pau se eu cruzar as antenas por cima da fabrica, da uma analizada


    OBS: anteninha aquarius chumbrega usa 3meses vc ja vai achar ferrugem na grade sem falar no alimentador

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    ta viajando

    SNR = RUIDO - SINAL


    da uma olhada no nivel de RUIDO quanto + negativo melhor ou seja - 92 pior que -98


    entendeu, Homini vai dar -24 de SNR -28 por ai tudo dependo do ruido, tenho uma empresa qui que tem uma repetidora no patio e nao funciona nem a pau se eu cruzar as antenas por cima da fabrica, da uma analizada


    OBS: anteninha aquarius chumbrega usa 3meses vc ja vai achar ferrugem na grade sem falar no alimentador
    Esquece aquarios, nunca mais.. fui dar uma passeada no estoque aqui hoje, tem algumas lá ainda da aquarios e estão quase pretas já !!! guardadas, longe do tempo e humidade e já tá assim !!. as proeletronic que eu instalei á mais de 4 meses, na beira da praia, tão filé ainda..

    mas voltando ao assunto:
    não esqueci do SNR, pelo menos temporariamente, deixa eu ver se eu entendi.

    Cliente com sinal bom.
    Link á -50 e Ruido em -99
    Porque SNR = Ruido - Sinal
    SNR = (-99) - (-50) = -49

    Cliente ruim
    Link -50 e Ruído em -78
    SNR = (-78) - (-50) = -28

    Entendo que o SNR (Signal Noise Rate) quanto mais negativo melhor, exemplo. um cliente com SNR -60 é bom, um com -35 é péssimo ?

    Abraços e vlw

    Alam Dias

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pirigoso Ver Post
    ptp com lixo nao da certo, uza Zirok que é galvanizada e alimentador ermeticamente isolado nao oxida pq nao entra nem oxigenio

    muito cabo li chega me da ancia, usa no maximo 1metro até o pigtail, olha cara a USA pega até 8km de raio, mas tudo depende do cartao
    Concordo plenamente !

    Tem também a Aquario 25 DB, cujo alimentador agora também é fundido dentro do plástico. Tem ela pintada (cor prata) e galvanizada, também.

    Não sei se foi sorte, ou outro fator, mais já troquei umas 3 Zirok por Aquario e o sinal melhorou (pouco, mas melhorou) !

    Pelo menos, "nominalmente", ela já possui 1 DB a mais, além de também ser homologada - o que, imagino, impediria tal denominação de 25 DB, se não alcançasse os 25...

    Alguém poderia confirmar se realmente é melhor?
    Última edição por w4rh4ck3r; 16-03-2007 às 17:56.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    ...

    Entendo que o SNR (Signal Noise Rate) quanto mais negativo melhor, exemplo. um cliente com SNR -60 é bom, um com -35 é péssimo ?

    Alam Dias
    -35 é maior que -60. Matemática...

    Seguinte, você já foi até o cliente colocou um notebook direto na antena e fez o teste? Pelo que foi descrito seu POP tá tranquilo, o negócio pode ser o(s) cliente(s). Aproveita que tem uns prédios na região dos clientes e dá uma analisada com o netstumbler e uma antena portátil.

  10. #10

    Padrão

    Alam quanto menor melhor... (na verdade seria maior pois o numero e negativo) ou seja -86 e um sinal muito ruin já -55 e perfeito segue anexo um screem de uma tela eu mandando paconte de 1024 para o ap que esta com sinal pior neste ponto -75 e nao perde um pacote e nesta regiao tenho uma torre a 800mts com amplificador.
    e a pior regiao que atendo e constante a troca de canal para melhorar a trans missao.




    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Esquece aquarios, nunca mais.. fui dar uma passeada no estoque aqui hoje, tem algumas lá ainda da aquarios e estão quase pretas já !!! guardadas, longe do tempo e humidade e já tá assim !!. as proeletronic que eu instalei á mais de 4 meses, na beira da praia, tão filé ainda..

    mas voltando ao assunto:
    não esqueci do SNR, pelo menos temporariamente, deixa eu ver se eu entendi.

    Cliente com sinal bom.
    Link á -50 e Ruido em -99
    Porque SNR = Ruido - Sinal
    SNR = (-99) - (-50) = -49

    Cliente ruim
    Link -50 e Ruído em -78
    SNR = (-78) - (-50) = -28

    Entendo que o SNR (Signal Noise Rate) quanto mais negativo melhor, exemplo. um cliente com SNR -60 é bom, um com -35 é péssimo ?

    Abraços e vlw

    Alam Dias

  11. #11

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por oyama Ver Post
    Alam quanto menor melhor... (na verdade seria maior pois o numero e negativo) ou seja -86 e um sinal muito ruin já -55 e perfeito segue anexo um screem de uma tela eu mandando paconte de 1024 para o ap que esta com sinal pior neste ponto -75 e nao perde um pacote e nesta regiao tenho uma torre a 800mts com amplificador.
    e a pior regiao que atendo e constante a troca de canal para melhorar a trans missao.
    Quanto ao SIGNAL (sinal) eu entendi, sempre soube disso, mas me refiro ao SNR.. quanto menor o numero melhor (deixando de lado que ele é negativo.) por exemplo

    SNR = -24 contra um com -44 ??

    Acredito que o -44 ganha, por ser uma relação maior..

    Depois de muito estudar, achei a seguinte informação.

    Signal Noise SNR Signal Quality
    -82 -98 16 14%

    Porque ?

    Signal - Noise = SNR
    -82 (-) -98 = 16

    Signal (divido por) Noise (multiplicado por) SNR = Signal Quality
    -82 / -98 * 16 = 13.4%

    Agora resolveu, testei a conta aqui e dá certinho..

    Abraços

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Quanto ao SIGNAL (sinal) eu entendi, sempre soube disso, mas me refiro ao SNR.. quanto menor o numero melhor (deixando de lado que ele é negativo.) por exemplo

    SNR = -24 contra um com -44 ??

    Acredito que o -44 ganha, por ser uma relação maior..

    Depois de muito estudar, achei a seguinte informação.

    Signal Noise SNR Signal Quality
    -82 -98 16 14%

    Porque ?

    Signal - Noise = SNR
    -82 (-) -98 = 16

    Signal (divido por) Noise (multiplicado por) SNR = Signal Quality
    -82 / -98 * 16 = 13.4%

    Agora resolveu, testei a conta aqui e dá certinho..

    Abraços
    O SNR é expresso em dB, o sinal e o ruido são expresso em dbm. Por isso a necessidade do cálculo.

  14. #14

    Padrão

    Alam, to anexando a imagem de um ptp :

    snr = -56
    noise floor = -103
    signal to noise = 47

    snr = noise floor + sinal to noise =
    -103 + 47 = -56 (soma entre numero negativos e positivo, conserva-se o sinal do maior e subtrai hehehe e matematica)

    Noise floor e a intenciade da interferencia
    siganal to noise e a intenciade do sinal.

    entao quanto maior o sinal maior o snr e quanto mais interferencia menor o snr matematicamente falando.

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    com a troca de canal nao tem que reconfigurar nos clientes denovo? como fica.

  17. #17

    Padrão

    não precisa.. a não ser que você tenha algum cliente utilizando AD-HOC, o que eu duvido muito..

    Abraços

  18. #18

    Padrão

    trocar canal não vai derrubar ele so se você trocar de SSID