+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balancear link IP Embratel 1 Mbit + ADSL 1 Mbit

    Boa noite Galera!


    Gostaria de perguntar ao prezados amigos, se alguém já obteve sucesso em balancear link ip embratel + ADSL, e deixar o proxy-cache funcionando. pesquisei bastante, mas todos os tópicos que cheguei ou o proxy não funcionava ou dava pal em outra coisa!

    A galera mais cascuda que já passou por isso e gosta de ajudar, peço que me deem uma luz!!!


    minha rede aqui é a seguinte :

    ether1: 200.xxx.xxx.1(public)
    ether2: 192.168.xxx.1(public)

    ether3: 10.0.0.1 (clientes)
    10.0.1.1 (clientes)

  2. #2

    Padrão

    Amigão, funciona sim, e perfeitamente. Quanto ao proxy só funciona se vc fizer o loadbalance por rotas estáticas, do contrário terá problemas tanto com o proxy , quanto a sites de bancos. Consegui desenvolver um load balance ao longo de 2 meses com rotas estáticas, já tenho ele funcionando em 5 clientes, e nas observaçoes que fiz durante o período de 3 meses nunca deu problemas. Faça assim : LINK01 --> msn, hotmail, orkut, e alguns sites nacionais. LINK02--> o restante, inclusive trafego de p2p. Consulte no site do mikrotik, que lá tem um script de monitoramento, pra colocar os serviços todos pra um link caso um deles venha cair. Show de bola ......... sucessos ae !

  3. #3

    Padrão

    vc nao consegue balancear (somar) os links porque eles sao de operadoras diferentes.. e para somar esses links voce precisa fazer rotas nas duas pontas (operadora e cliente)..

    o que da pra fazer no seu caso.. é separar o trafego, por ex:

    www, smtp, msn saem pelo link embratel..

    o resto.. sai pela adsl ...

    existem hardwares de balanceamento que fazem isso ... a planet tem .. existe um tal de hotbrick que dizem q eh bom tambem.. soh nao sei como funciona..

  4. #4

    Padrão

    procure no google por nano.txt (nao esqueca de aplicar os patches do linux que ele fala). eu tinha exatamente esse quadro seu (1 link emb. e 1 adsl) e funcionei por mais de ano tranquilo.
    Alias, cheguei a colocar ao todo 1 da embratel e 3 adsl tudo ao mesmo tempo!
    NANO.TXT

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rps67 Ver Post
    Amigão, funciona sim, e perfeitamente. Quanto ao proxy só funciona se vc fizer o loadbalance por rotas estáticas, do contrário terá problemas tanto com o proxy , quanto a sites de bancos. Consegui desenvolver um load balance ao longo de 2 meses com rotas estáticas, já tenho ele funcionando em 5 clientes, e nas observaçoes que fiz durante o período de 3 meses nunca deu problemas. Faça assim : LINK01 --> msn, hotmail, orkut, e alguns sites nacionais. LINK02--> o restante, inclusive trafego de p2p. Consulte no site do mikrotik, que lá tem um script de monitoramento, pra colocar os serviços todos pra um link caso um deles venha cair. Show de bola ......... sucessos ae !
    Olá Parabéns. Teria como vc nos enviar como fazer isto? Achei genial. Poderia nos mandar os scripts.

  6. #6

    Padrão

    esse "loadbalance" que vc disse ai.. nao eh exatamente um LOAD BALANCE.. simplesmente é um balanceamento de serviços ...

    o loadbalance.. é quando vc "soma" os dois links.. dividindo a carga igualmente entre eles.. independente do servico (trunking em cisco, ou bounding no linux) ...

  7. #7

    Padrão

    Uso um load balance que achei no mikrotik wiki a 6 meses, ele so consegue somar os links em download usando aceleradores como o DAP. Utilizo ele em um servidor montado para clientes viciados em p2p e downloads pois tem muito tilt com bancos e outras conexões seguras.