+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Definir por onde irá sair o tráfego

    Boa tarde amigos...

    Tenho MK rodando com um link full de 4 megas, adquiri + 3 adsl de 1 megas cada, gostaria de estar diversificando o meu trafico, tipo assim informando que a faixa de ip 192.168.7.0/24 ira sair pelo ip tal que ta ligado no adsl. E o restante da rede que por exemplo ips validos de clientes e outras faixas continue saindo pelo ip aonde ta ligado o link de 4 megas full..

    Tentei algumas soluções aqui, mais todas achei q ficou bastante lento, as solução que usei foi a seguinte: fui em ip firewall>> mangle , em general na chain coloquei prerouting, em src address coloquei 192.168.7.0/24 depois na guia action coloquei mark routing em new routing mark coloquei o nome de roteamentoadsl.. Depois fui em ip route e adicionei uma novo gateway. usei tambem a opção mark e escolhei roteamento ali.. Achei q ficou bem lento, não sei se o q fiz está certo, se alguma amigo tiver alguma ideia eu agradeço..

  2. #2

    Padrão

    Ola vc tera que fazer roteamento pela origem
    ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=rota passthrough=yes


    depois de marcar va em
    ip route add gateway=<ip do roteador adsl> routing-mark=rota pref-src= rede de cliente.

  3. #3

    Padrão ..

    Obrigado amigo pela resposta..

    Quando faço isso, chego ate na parte coloco o ip 192.168.7.0/24 e ele da seguinte mensagem Error in pref Source ip address expected.. Outra duvida, eu fazendo isso eu vou estar mexendo somente na classe 192.168.7.0/24 né? as outras vao continuar normal, ou vou precisar alterar alguma coisa..

  4. #4

    Padrão

    hehehe, foi mau informe o gw padrao para a tabela, mude para,
    ip route add gateway=<ip do roteador adsl> routing-mark=rota

    e acrescente mais esta nova linha<coloque aqui as redes do cleinte que vc quer que saia>
    ip route rule add src-address=<rede do cliente> action=lookup table=rota

  5. #5

    Padrão Ajudar

    Deve ajudar...
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  6. #6

    Padrão valew...

    Obrigado amigos..

    Oyama faço isso somente nas redes que eu quero que saia pelo adsl ne? Nas outras não preciso de mexer né..???

    A primeira regra eu tinha colocado, essa segunda é nova.. O que ela faz realmente??

    valew ai pela força.. Por isso que nosso forum é uns do melhores sobre mikrotik, pessoas como vc entre outras que fazem a diferença..

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Obrigado amigos..

    Oyama faço isso somente nas redes que eu quero que saia pelo adsl ne? Nas outras não preciso de mexer né..???

    A primeira regra eu tinha colocado, essa segunda é nova.. O que ela faz realmente??

    valew ai pela força.. Por isso que nosso forum é uns do melhores sobre mikrotik, pessoas como vc entre outras que fazem a diferença..
    Bom esta regra, cria uma nova tabela de rota chamada rota
    ip firewall mangle add chain=prerouting action=mark-routing new-routing-mark=rota passthrough=yes

    Esta define qual sera seu gw padrao:
    ip route add gateway=<ip do roteador adsl> routing-mark=rota

    Esta informa que os pacotes que tiverem origem na rede vai ser usada a tabela rota
    ip route rule add src-address=<rede do cliente> action=lookup table=rota

    Tenho dois servidores linux fazendo cache no datacenter e uso esta regra para distribuir minha rede neste dois servidores.
    Lembrando que minha estrutura e toda roteada. Esta regra nao vai funcionar se vc usar o mk em modo bridge.