+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Controle de banda

    Pessoal...tenho um firewall usando slackware 10.2 rodando squid e iptabels...a empresa esta crescendo e o link da embratel de 256k esta comecando a ficar lento....bom..tenho duas opcao , ou aumento o link ou faco um controle de banda...a duvida é...antes de tomar uma decisao eu gostaria de monitorar cada computador da rede pra saber o consumo da banda, qual aplicativo eu uso?...gostaria de uma aplicativo pratico e objetivo....

  2. #2

    Smile

    Voce pode estar utilizando o Iptraf para ver o trafego num momento
    especifico em que a rede esteja muito lenta.
    assim sabera quais maquinas/serviços estao consumindo sua banda.

    ou então instalar o Agente SNMP nas maquinas dos clientes, WINDOWS XP ja tem esse recurso nativo, é so configurar e ativar.
    então no Linux vc configura o MRTG para gerar Graficos para cada cliente através do agente snmp para as maquinas clientes..
    Assim tera um detalhamento melhor sobre quais maquinas estao consumindo seu trafego num periodo inteiro de trabalho.

    Att.
    Anderson Andrade
    Última edição por 4nderson; 20-03-2007 às 09:37.

  3. #3

    Padrão

    Cara, como o amigo falou, você pode usar o iptraf e alguns utilitarios com mrtg por ex ...

    Falou ...

  4. #4

    Padrão

    tem como eu usar i iptraf pra identificar pelo numero ip e nao pelo endereco fisico???

  5. #5
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bravo Ver Post
    tem como eu usar i iptraf pra identificar pelo numero ip e nao pelo endereco fisico???
    em /var/cache/iptraf/ethernet.desc você poderá editá-lo e acrescentar para cada MAC o nome do host ou o IP se quiser.

    Caso este arquivo (ethernet.desc) não existir crie-o com o padrão:
    0a1b3c4d5e6c:NOME_IP

    os caracteres do MAC deverão ficar em minúsculas e sem os dois pontos.

  6. #6

    Padrão

    cara..

    tem um programa chamado bandwidthd, com ele você consegue ver o tráfego de cada IP...

    assim conseguirá monitorar quem está mais usando a banda.

    tem um outro programa, SASacct/RRDtool, diz que é bom pra monitorar micro independente, mas esse nunca usei...