+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Lentidão abrindo MDB no samba

    Olá caros colegas

    Tenho um servidor (Athlon XP 2800+, 1 Gb memoria, placa soyo onboard) compartilhando uma base de dados MDB acessada por varias estações XP.
    O samba ia bem, obrigado, mas após uma migração para uma nova versão do sistema (ainda em MDB, fazer o que) só que com o tamanho do arquivo bem maior ( uns 80 Mb) e mais complexo, ficou super lento. Tentei encontrar alguma configuração que otimize o Samba para arquivos grandes, mas não encontrei nada.

    Alguém tem alguma idéia ?

    Agradeço desde já a atenção.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kondor Ver Post
    Olá caros colegas

    Tenho um servidor (Athlon XP 2800+, 1 Gb memoria, placa soyo onboard) compartilhando uma base de dados MDB acessada por varias estações XP.
    O samba ia bem, obrigado, mas após uma migração para uma nova versão do sistema (ainda em MDB, fazer o que) só que com o tamanho do arquivo bem maior ( uns 80 Mb) e mais complexo, ficou super lento. Tentei encontrar alguma configuração que otimize o Samba para arquivos grandes, mas não encontrei nada.

    Alguém tem alguma idéia ?

    Agradeço desde já a atenção.
    Bom, não sei qual versão você está usando, mas ná época que eu tive um problema parecido com MDB, eu tinha instalado um CL 9.0 e eu configurei as seguintes linhas no smb.conf (eu tive que digitar na mão pq nao lembro aonde eu peguei esta dica que me ajudou muito):

    [global]
    log level = 1
    socket options = TCP_NODELAY SO_RCVBUF=8192 SO_SNDBUF=8192
    read raw = yes
    write raw = yes
    oplocks = yes
    max xmit = 65535
    dead time = 15
    getwd cache = yes

    - A opção log level faz com que vc detalhe de 0 à 3 os teus logs.

    - A opção socket options faz com que o servidor envie pacotes para a rede, mantendo assim o tempo de resposta do servidor baixo. SO_RCVBUF E SO_SNDBUF oferece o reinício para um valor de buffer mais alto que o do sistema operacional.

    - As opções read raw e write raw, permitem ao samba usar gravação e leitura de arquivos grandes, acima de 64kb em uma única requisição samba.

    - A opção oplocks permite aos clientes fazer cache dos arquivos localmente. Este opção é habilitada por badrão. MAS arquivos de banco de dados nunca devem ser colocados em cache, para que quando sejam feitas mudanças nos arquivos do servidor, sejam visíveis no cliente, ela provê um considerável aumento na performance mas tb pode ser desativado em compartilhamentos específicos.

    - max xmit configura o maior bloco de dados que o samba irá tentar gravar de cada vez.

    - getwd cache, armazena em cache a caminho para o diretório corrente, evitando grandes leituras na árvore de diretórios para descobrí-lo.


    BOM, é isso aí, através disso ai eu fui testando o meu smb.conf pra um MDB bem grandinho. Espero ter ajudado em algo.

    Abraços.

  3. #3

    Padrão

    Obrigado Pabinho,

    Já havia testado essas configurações, que havia localizado em algum forum por ai, mas não surtiram nenhum efeito.

    Preciso de achar algum outro caminho pra solucionar o meu problema

    Vlw mesmo assim

  4. #4

    Padrão

    Bom... um banco de dados com 80 MB e com um monte de gente utilizando... grande chance de corromper... não acha que é melhor utilizar um outro banco aí? Como MySQL, PostgreSQL ou Oracle?


    Abraços!

  5. #5

    Padrão

    Cara, eu concordo contigo, mas essa area não depende de mim.
    Infelizmente, o que resta a esse pobre mortal é dar um jeito desse banco de dados rodar melhor no samba, já que, segundo outros que utilizam o mesmo sistema, com o mesmo bancoi, ele roda bem no Win2003 server.
    Vlw pela resposta