+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik no alto bem alto. Região de Morros.

    Pessoal to com uma duvida, aqui to pensando em colocar uma torre em um morro aqui, ele é bem bem, alto. 600 mts em relação ao resto de região, e acontece que ele é distante, pelo que vi no google earth, a faixa onde tenho possiveis clientes fica entre 5 km e 10 km, antes dos 5 km nao tem nem habitantes. nao tem interferencia por enquanto.
    Acontece que esse morro é tipo um morro central, dali eu poderia jogar links para outras cidades futuramente, mas o principal agora seria atender esses regiao entre 5 a 10 km,

    Ja tenho aqui, um servidor Mikrotik, Dlink AG530, e senão 2511. e antena Hyperlink 17 dbi 120 graus.

    pensei assim, fazer o link em 5.8 entre minha outra torre, (14 km) e lá distribuir em 2.4 usando o senão 2511.

    será que consigo isso? nos clientes terei que usar AP ou sera que consigo com placas PCI, quals.

  2. #2

    Padrão

    eu aconselho vc usar ag530 tambem como ap , os senao suportam poucos clientes aqui tenho ap senao e tenho ag530
    as ag se comportam mto bem

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    Pessoal to com uma duvida, aqui to pensando em colocar uma torre em um morro aqui, ele é bem bem, alto. 600 mts em relação ao resto de região, e acontece que ele é distante, pelo que vi no google earth, a faixa onde tenho possiveis clientes fica entre 5 km e 10 km, antes dos 5 km nao tem nem habitantes. nao tem interferencia por enquanto.
    Acontece que esse morro é tipo um morro central, dali eu poderia jogar links para outras cidades futuramente, mas o principal agora seria atender esses regiao entre 5 a 10 km,

    Ja tenho aqui, um servidor Mikrotik, Dlink AG530, e senão 2511. e antena Hyperlink 17 dbi 120 graus.

    pensei assim, fazer o link em 5.8 entre minha outra torre, (14 km) e lá distribuir em 2.4 usando o senão 2511.

    será que consigo isso? nos clientes terei que usar AP ou sera que consigo com placas PCI, quals.
    Não será possivel, vc tem que estar no maximo até 3km de seus cliente e de preferencia no centro da região que quer cobrir com seu sinal, mas vc pode sim usar esse morro como ponto de distribuição para outras regioes(cidades).

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    eu aconselho vc usar ag530 tambem como ap , os senao suportam poucos clientes aqui tenho ap senao e tenho ag530
    as ag se comportam mto bem
    Desculpe, amigo, mais tal comparação não procede...

    Não se pode comparar um Acess Point com uma placa PCI, PCMCIA ou miniPCI instalada em um "linuxAP" !

    A PCMCIA Senao citada também é ótima. Aquí no fórum, há quem prefira ela EM UM LINUX AP, como o Mikrotik (o usuário catvbrasil, por exemplo).

    O problema não é a placa que não suporta muitos clientes, e sim o baixo poder de processamento e pouca RAM disponível no AP Senao.

    Existe vários posts aquí no fórum a respeito, corroborando minha afirmação. Dê uma pesquisada, que com certeza enriquecerá seus conhecimentos.

    Qualquer dúvida, posta aí !

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Desculpe, amigo, mais tal comparação não procede...

    Não se pode comparar um Acess Point com uma placa PCI, PCMCIA ou miniPCI instalada em um "linuxAP" !

    A PCMCIA Senao citada também é ótima. Aquí no fórum, há quem prefira ela EM UM LINUX AP, como o Mikrotik (o usuário catvbrasil, por exemplo).

    O problema não é a placa que não suporta muitos clientes, e sim o baixo poder de processamento e pouca RAM disponível no AP Senao.

    Existe vários posts aquí no fórum a respeito, corroborando minha afirmação. Dê uma pesquisada, que com certeza enriquecerá seus conhecimentos.

    Qualquer dúvida, posta aí !
    Tenho uma Setorial aqui de 14dBi 120Graus Hyperlink ligadaa um senao cb3 200mW, atendo a um cliente que esta a 10Km desta antena com uma placa pci chipset ralink e antena direcional de 24dBi proeletronic com nivel de -67, sem problemas.

  6. #6

    Padrão

    pessoal, quanto ao isso de um melhor ou pior não vem ao caso, o caso é....

    1 - sera que conseguirei atingir clientes entre os 5 e 10 km? lembrando que antes dos 5 km nao tem ninguem.
    2 - poderei usar pci nos clientes?

    segue em anexo uma foto do lugar

    só pra avisar, o morro é claro é aquele pico mais alto ok;.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         morro.jpg
Visualizações:	181
Tamanho: 	14,6 KB
ID:      	479  
    Última edição por jhonnyp; 26-03-2007 às 13:10.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Tenho uma Setorial aqui de 14dBi 120Graus Hyperlink ligadaa um senao cb3 200mW, atendo a um cliente que esta a 10Km desta antena com uma placa pci chipset ralink e antena direcional de 24dBi proeletronic com nivel de -67, sem problemas.
    é isso que quero fazer, mas nao sei se dá.

    obrigado pela ajuda.

  8. #8

    Padrão

    Use uma setorial com tilt ajustado para que aponte para acidade e com certeza vai funcionar, so que o sinal sera bem inferior ao ap com antena ligada direta nele, pelos calculos no radiomobile deu para uns 10km -76dbm com no maximo 10mts de RGC213, e com ap ajustado para 100mw o sinal deu -64dbm , uma boa diferenca e margem de seguranca. Ou seja eu recomendaria usar AP. placa pci+2conectores RGC+10mts RGC =160,00 aprouter+caixa +20mts cabo rede=210,00

    sera que vale a pena por esa diferenca

  9. #9

    Padrão

    Jhonnyp,

    Eu sei que pode parecer meio maluka minha ideia, mas ai vai:

    Eu tenho uma repetidora em um morro um poko parecido com o que vc quer implantar a sua, porem um poko menos íngreme. Tem um pessoal de um bairro que estava interessado em meus serviços. Eu instalei uma setorial de e fiz uns testes, mas nao deu certo. Eu instalei uma direcional da Zirok de 24 dbi e apontei pro bairro, e deu certo. Como o angulo delas é de +- 11 graus, deu certinho pro que eu tava precisando e a distancia é de uns 5 km, atendo os clientes com plaquinhas pci normalmente. Na torre meu AP é um Samsung SWL 3300.

    Faz um teste pra vc ver e depois posta os resultados aki.

    Abraços.

  10. #10

    Padrão

    muito interresante seu exemplo pantanero, pois 11 graus em 5 km é realmente uma areazinha boa. ta valendo pra um teste, se nao der com setorial.

    fiz uma simulação no radio mobile
    coloquei as cordenadas do meu ponto a ponto no radio mobile, diz que dá. mas fiz em 2,4 com senao 2511 e antena aquario 25 dbi.

    veja se é isso mesmo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         radiomobile.gif
Visualizações:	186
Tamanho: 	16,1 KB
ID:      	490  

  11. #11

    Padrão

    se for assim que se faz me avisem que dai vou tentar faze a simulação aqui do morro para meus clientes.

  12. #12

    Padrão

    Realmente uma direcional de 24dbi para esa distancia tem boa abertura , nao esqueca de apontala para baixo, ja que o angulo de inclinacao tb e de uns 5 graus.
    Uma duvida, daonde vem o seu link.

  13. #13

    Padrão

    vem de uma outra torre minha em outra cidade

  14. #14

    Padrão

    alguem que use o radio mobile me ajude ai, to tentando por os dados mas nao to conseguindo. Qual antena é a setorial, tipo cornor é a direcional, omni é a omni(baa), pretendo colocar a setorial mas nao achei uma parecida. dá de criar? ou como se faz.

    e pra eu ver o raio de cobertura de uma omni onde vou.

  15. #15

    Padrão

    alo estas eu criei mais ou menos com os dados da ideal e outra eu baixei de outro totorial do radio mobile, mas da para ter uma ideia melhor.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  16. #16

    Padrão

    me esqueci de comentar, eses arquivos joga la dentro do radiomobile, depois vai aparecer em system as antenas, so que o ganho vc coloca o que for da sua antena, estes dados apenas desenham o patern da antena. Da para criar qq patern e meio chato mas se tem os dados reais da antena da para fazer sem problemas.

  17. #17

    Padrão

    agora sim conseguirei testar aqui, obrigado amigo pela ajuda.

  18. #18

    Padrão

    amigo, posta ai os dados pode ser do googleheart e eu mando pra voçe pronto do radio moblile.
    mas e so procurar, tem um topico que ensina a usar o radiomobile, eu aprendi com ele, e facil!

  19. #19

    Padrão

    vou fazer assim entao vou mandar os dados do google heart. ate achei o topico mas nao sei direito se to fazendo certo. vou mostrar a area que quero abrangir.

    obrigado a todos desde já