+ Responder ao Tópico



  1. #1
    fausto.almeida.f
    Visitante

    Question Incompatibilidade com Placas de Vídeo PCI

    Caríssimo, bom dia.
    Gostaria de saber se alguém pode me esclarecer uma dúvida. Tive problemas instalando o SuSE 9.3, 10.1 e 10.2 em uma máquina que possuia uma VGA PCI instalada, uma TNT2 Riva M64 de 32Mb. Com essa placa, era impossível instalar o sistema na máquina. Pois bem, eis que juntei mais algum dinheiro, e consegui uma outra plava, também PCI. Desta vez, uma GeForce MX4000 de 128Mb. Todo contente, achando que o problema havia sido sanado, fui instalar o SuSE em meu PC, e para minha surpresa, o defeito persistia.
    Fiz vários testes, e sempre que uso uma placa Offboard, acontece isso.
    Eu tenho um Dell Dimension L566Cx. Já atualizei o BIOS, e não tem nenhuma opção de gerênciamento de IRQ's... nada.
    Será que há um problema em minha placa mãe, uma intel da séria 810 em aceitar essas VGA's PCI, ou existe um bug no SuSE mesmo?
    Por favor, me ajudem.
    Obrigado!

  2. #2

  3. #3
    fausto.almeida.f
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mastellaro Ver Post
    mas qual mensagem de erro q aparece ??
    Então, se aparecesse alguma mensagem, eu até ficaria contente.
    O problema maior é que não acontece nada. Ele carrega todo aquele início da instalação, e na hora de carregar a parte gráfica, ele perde o vídeo.
    Na verdade, a máquina continua com sincronismo de vídeo, só que a tela fica preta. Sem nada. Já tentei com as opções de ACPI desligado, não muda nada. O mais engraçado, é que fora a tela apagada, ele responde normal. A máquina não esta congelada.
    Já tentei apertar de leve o Power, achando que ela pudesse estar em modo de espera, mas a máquina emitiu uns dois, três bibs, e começou a iniciar as tarefas de desligamento.
    É realmente muito estranho.

  4. #4

    Padrão

    cara..

    tente instalar em modo VESA...

    não sei como é a instalaćão do SUSE, mas se este possuir instalaćão em modo texto, faća...

  5. #5
    fausto.almeida.f
    Visitante

    Padrão

    Então, lucianogf... Eu já fiz isso uma vez.
    Munido dos meus cinco cd´s de instalação do SuSE 9.3 e ciente que havia descoberto uma maneira de resolver este problema, fiz a instalação pelo modo texto. Mas na hora de configurar o vídeo, o problema voltou. A mesma tela preta.

    O problema foi resolvido, instalando o SuSE pelo vídeo onboard, mas... é uma dó ver uma placa novinha, em cima da mesa, sem uso.

  6. #6

    Padrão

    cara...

    então algo de errado não está certo (lógico)...

    quando você coloca a placa off-board você desabilita a on-board?

    com o comando:

    Código :
    # lspci

    veja qual adaptador de vídeo aparece, pode acontecer da placa TNT não ter um chipset nvidia... aqui tenho uma com chipset SiS... foi o q o linux reconheceu...

    depois coloque também as configuraćões referentes a placa de vídeo, do seu arquivo xorg.conf ou XFree86-4..

  7. #7
    fausto.almeida.f
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    então algo de errado não está certo (lógico)...

    quando você coloca a placa off-board você desabilita a on-board?

    com o comando:

    Código :
    # lspci

    veja qual adaptador de vídeo aparece, pode acontecer da placa TNT não ter um chipset nvidia... aqui tenho uma com chipset SiS... foi o q o linux reconheceu...

    depois coloque também as configuraćões referentes a placa de vídeo, do seu arquivo xorg.conf ou XFree86-4..
    Então, Lucianogf... eu ainda estou engatinhando em Linux. Teria como você me explicar melhor aonde eu devo entrar com aquela linha de comando!?
    É na hora de escolher o tipo de instalação!?

    Obrigado!

  8. #8

    Padrão

    esse comando é feito no modo terminal ( tela preta )

    mas tipo com esse problema q vc tem, vc chega a acessar o modo terminal... ou nao consegue nem isso??

  9. #9

    Padrão

    cara...

    vc já acessou esse micro com alguma distro live-cd??? como ubuntu, kurumin...

    se não fez isso, faça!! provavelmente irá funcionar. Funcionando, abra um terminal e digite o comando acima e você verá exatamente qual é sua placa de vídeo perante o linux...