+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão Alinhamento Zirok 60cm 5.8 Ghz Offset

    É o primeiro link de 5.8 que eu irei montar. Já tenho outro em funcionamento, mas é de 1 km, então esse não conta hehehehe...

    No ponto 1 tenho uma altitude de 431m em relação ao nível do mar... no ponto 2 é 458 m.. Já tenho um link em 2.4 entre esses 2 pontos, mas irei migrar.

    Como devem ser apontadas as antenas? As direcionais, sei que é somente apontar o alimentador e pronto, mas e essas offset? Tem uma escala de inclinação de 55 a 90º, e todas que vi ficam apontadas para baixo...

    Tentei montar o link com 2 Airaya, onde achei um sinal, mas mto fraco, o ponto 1 ficou em 70º e o 2 ficou em 65º, está correto assim?

  2. #2

    Padrão

    rapaz antena offset é um dilema para ptp o cara passa uma raiva boa nas torre que da vontade de jogar no lixo a antena, recomendo vc continuar usando os airaya porque a latencia dele eh muito boa, e troque essa antenas por antenas disco pluton ou visiontec, são homologadas pode usar sem problemas e alinhamento fica muito facil tenho varios enlace com esses equipamentos sem problema nenhum

  3. #3

    Padrão

    eu so tenho utilizado antenas zirok para links ponto a ponto , no inicio é chato, mas pegando o macete fica facil , é so se ligar que a linha reta dele é em 70 graus e nao a 90 graus e ir ajustando tendo como base isto que tudo fica correto. para facilitar o ajuste, use alguma coisa para visualisar a antena ou um gps que facilita as coisas 200%

  4. #4

    Padrão

    Como o amigo gustkiller disse no inicio eh muito chato eu tenho um link de 27,6km e pensei em jogar as antenas e os aps de cima da torre um monte de vezes soh naum fiz isso por causa do meu socio, porem esta perfeito passando 4mb real e depois que se pega o macete fica bem mais facil. Eu naum usei airaya ainda soh usei ovilink 5000ap e com eles da pra colocar um como cliente e outro como ap ir medindo o sinal, porem eu gosto de alinhar com ajuda de pings e download de um lado para outro por que vc tem ja a noçao da banda que passa.

  5. #5

    Padrão

    marcelo,

    eu faço sempre assim como você sempre no download e deixando o ping o menor possivel tenho 90% dos ptp com airaya e apenas 1 com wla5000 gosto do desenpenho dos 2 nenhum nunca parou por problema dos radios a não ser para eu mudar conf essas coisas...mais as offset o cara morre de raiva, até pegar o macete tudo com o tempo fica facil mais antena disco é muito melhor pra alinhar.

  6. #6
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    valeu pelas dicas pessoal, vou tentar novamente... ja consegui achar o enlace, mas está perdendo pacotes... vou fazer o ajuste fino. Achei aquela ferramenta por telnet do airaya, que mostra o nivel de sinal online... ja fiz de um lado, agora o rapaz está na torre na outra ponta e vou monitor por aqui... posto o resultado depois, mas acho que essas antenas de 60 cm são fracas, pois são 11 km de link...

    Se eu botar em 1 das pontas uma antena de 90 cm, já ajuda né? Não faz mal ter 1 antena de 60 e outra de 90?

  7. #7
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Bá pessoal, foi só levantar um pouco a antena na segunda ponta! Fechou em 48/54 mbits (claro q não reais hehehe), mas antes tava em 6 mbits segundo a interface web do radio e eu ja tava louco de faceiro... O telnet do airaya é show pra alinhar as antenas, ele dá informações "in loco" do nível do sinal.. Estou super satisfeito, agora é jogar o tráfego e ver quanto vai dar.

    Valeu pela ajuda!

  8. #8

    Padrão

    xandemartini,

    em relação das 2 antenas pode funcionar mais não é bom no ptp uma de 30 dbi e outro de 24 por exemplo por causa da formação do lobulo tem que ser identica dos 2 lados para o desenpenho ser igual, eu prefiro usar sempre em pares iguais de radios e antenas.

  9. #9
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    xandemartini,

    em relação das 2 antenas pode funcionar mais não é bom no ptp uma de 30 dbi e outro de 24 por exemplo por causa da formação do lobulo tem que ser identica dos 2 lados para o desenpenho ser igual, eu prefiro usar sempre em pares iguais de radios e antenas.
    Valeu tux... eu iria tentar somente se não tivesse dado certo, mas felizmente consegui fechar o enlace como citado acima. O pessoal que me vendeu o equipamento disse que essas antenas de 60 cm dariam somente para uns 6 km... eu achei meio estranho, e resolvi arriscar... afinal dizem que elas tem 26 dbi, então seria mais que suficiente pra fechar 11 kms