+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com Voip

    Bom dia pessoal, gostaria da opnião de vocês, tipo assim, tenho alguns clientes que usam um determinado tipo de VOIP, e no entanto, se o cliente contrata 128 kbps 200 kbps, e feito um QoS no radio do cliente para que ele reserve a banda para o ip do Voip, pois bem.
    Tenho tido muita reclamação, de ligações cortando, e delay, para ententer melhor a minha estrutura, tenho um servidor firewall com squid, e outro com pppoe para os usuarios autenticarem, e tenho alguns MK, que estão somente com APS, pois bem, gostaria de saber oque poderia estar fazendo para que eu tenha uma qualidade legal, pois isso esta me gerando dores de cabeça e perca de clientes, para a bostafonica.
    Obs. A latencia do ping fica em torno de 20 ms, ou seja um valor respeitavel, em relação aos cortes que acontece na ligação, e perde no max 1%, qdo perde.

    Sei-lá se algum puder me dar um help ae ficarei agradecido.

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Já testou Voip similar ao utilizado pelos clientes (ATA, softphone e operadoras variadas, que seus clientes utilizam) direto no seu link - sem utilizar wireless ?

    Digo por experiência: mesmo direto no link, ou ADSL com muita banda e usando apenas 1 VoIP, nunca conseguí um rendimento 100% satisfatório com nenhuma operadora !

    Isso prova que na maioria das vezes o problema é lá no gateway VoIP das operadoras, que nos momentos de pico, sofrem um "gargalo".

    Existem operadoras melhores, outras piores. Não sei se minha observação procede, mais parece que as operadoras VoIP extrangeiras possuem um "lag" maior. As vezes a ligação "corta" ou fica "picotada", como numa ligação de celular ruim.

    Já as nacionais, testei umas 10... uma pior que a outra nesse quesito ! A maioria são "fundo de quintal", sem a mínima estrutura de hardware e suporte técnico pior ainda !

    Infelizmente, para satisfazer clientes exigentes, VoIP (ou a extrutura da internet?)ainda tem muito que evoluir...

    -

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Já testou Voip similar ao utilizado pelos clientes (ATA, softphone e operadoras variadas, que seus clientes utilizam) direto no seu link - sem utilizar wireless ?

    Digo por experiência: mesmo direto no link, ou ADSL com muita banda e usando apenas 1 VoIP, nunca conseguí um rendimento 100% satisfatório com nenhuma operadora !

    Isso prova que na maioria das vezes o problema é lá no gateway VoIP das operadoras, que nos momentos de pico, sofrem um "gargalo".

    Existem operadoras melhores, outras piores. Não sei se minha observação procede, mais parece que as operadoras VoIP extrangeiras possuem um "lag" maior. As vezes a ligação "corta" ou fica "picotada", como numa ligação de celular ruim.

    Já as nacionais, testei umas 10... uma pior que a outra nesse quesito ! A maioria são "fundo de quintal", sem a mínima estrutura de hardware e suporte técnico pior ainda !

    Infelizmente, para satisfazer clientes exigentes, VoIP (ou a extrutura da internet?)ainda tem muito que evoluir...

    -

    Concordo plenamente.

    Quando meus clientes vêm me perguntar sobre telefonia Voip eu abro o jogo. Eles acham que isso irá resolver todos os problemas deles com contas altas de telefone e ainda manter uma boa qualidade de serviço. Engano deles. Eu testei umas 5 operadoras de Voip, direto em meu link, sem usar a parte wireless. Nenhuma funcionou 100 %. Todas têm um delay, ou cortam a ligação.
    Eu li em uma matéria publicada na Revista Veja que em muitos casos a Telefônica boicota esses serviços Voip. Qdo ela percebe que as ligaços vêm de operadoras Voip, elas lançam chiados, e interferencia na linha.

    Portanto, o Voip ainda não se compara a uma ligação telefônica convencional, e isso eu digo ao cliente antes dele contratar o serviço, ai depois se ele vier me cobrar eu sempre digo que avisei.

    Abraços.

  5. #5

    Padrão

    bom eu uso a VONO com ATA, aqui funciona bem, uso na wireless, passando por um ponto a ponto de 10 km. ping de 6 a 7 ms estavel ate o gatewaw da minha rede, uso adsl. as ligações ficam bem boas mesmo. agora to testando o Telextreme com ATA tbem, percebi uma demora pra pessoa escutar e as vezes escutamos nosso eco. o consumo de banda da telextreme parece ser um pouco menor. mas o delay é mais alto. talvez seja alguma configuração do ata ainda, pois nao achei como configurar direito o ata para o telextreme, uso ATAs da Intelbras e CISCO

  6. #6

    Smile

    tambem tenho um cliente que usa o TELEXTREME, e configurei pra ele um ATA Cisoc pap2. As configurações normalmente se resumem a troca de CODECS, tente fazer isso, alguns codecs usam mais banda e outros menos banda. Dá uma olhada nesse link teleco.com.br

    Outra coisa, nesse site vc poderá baixar um software que simula uma ligacao voip e te dah um grafico avaliando a qualidade, MyVoIPSpeed PC.

    MyVoIPSpeed PC - VoIP Connection Analyzer

    Espero ter ajudado, boa sorte !

    No MK nao tem como priorizar os pacotes voip?

  7. #7

    Padrão

    Só um detalhe: o que pode ser considerado como "qualidade satisfatória" para uns, pode não ser para outros !

    Por exemplo, conheço clientes que são calmos, e, por natureza, falam devagar e demoram a responder. Um deles mora no estado de SP, e adora o Voip para se comunicar em Goiás, onde tem fazenda. As pessoas da "vila" onde ele costuma falar muito, também falam "devagar, quase parando"...

    Já existe outros como eu, que sou muito ansioso, falo muito e extremamente rápido; e ao telefone, "emendo" minha fala à de meu interlocutor, até mesmo o interrompendo e falando junto ao mesmo! Sei que é um defeito, mas é impossível mudar.

    Percebí que o VoIP não possibilita falar ambos os interlocutores juntos: apresenta "cortes" no som, impossibilitando o entendimento. Quando seu interlocutor fala, deve-se aguardar o delay, e após esse, ouvir a fala do mesmo e só então, responder. Se o interlocutor for "apressado e apavorado" para falar (assim como eu...), ele não respeitará essa pausa - até por não conhecer ou não estar acostumado ao VoIP.

    Portanto, eu, particularmente, não consigo usar Voip, pois ele me priva de minha eloqüencia e velocidade de comunicação, deixando-me ansioso e nervoso por não conseguir me expressar como deveria (ou como eu queria...)
    -