Página 3 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Eu achei interessante Flávio, vc usar partições de 4G pra cache do squid, pq onde eu trabalhava eles também tinham essa prática de fazer várias partições justamente de 4G.
    Depois que eu prestei atenção, vc trabalha na ABCRede, provedor de wireless no interior de são paulo. Eu trabalhei na Devel-IT, dava suporte pra você.

2. qual o objetivo te ter várias partićões, no mesmo hd, para o chache do squid??

se fossem HDs diferentes seria outra história, mas no mesmo HD não tem vantagem, pelo menos não vejo...

3. então Luciano, é pra usar com o squid com diskd, ele tem melhor performance quando vc usa partições de 4G. Essa configuração foi testada nessa empresa onde eu trabalhava, e foi adotada como padrão. Dessa forma cada partição cria um processo do diskd pra gerenciar uma partição de cache.
    Isso realmente é rápido, mas não posso afirmar se é mais rápido do que usar o ufs.

Tem um outro problema que eu acho que agrava essa técnica mesmo que ela seja mais rápida. Quando vc usa o diskd e por algum motivo a máquina desliga de forma errada, por falta de energia por exemplo, os dados das partições de cache ficam corrompidos e o diskd não consegue mais respeitar o limite de uso para aquela partição que foi configurado no squid.conf. Ou seja, depois de desligar incorretamente, a grande maioria das partições de cache vão se corromper, o squid vai continuar funcionando normalmente até que uma das partições fique com 100% de uso e o squid caia.

É incrível como isso acontece de madrugada, no final de semana, no feriado, e nos dias e horários mais inoportunos hehehhehehehehe....

Eu particularmente prefiro usar o ufs e montar as partições de cache com a opção "noatime" isso dá uma melhorada no desempenho e é mais difícil de corromper a partição no caso de um desligamento incorreto.
    Última edição por joseguilherme; 02-04-2007 às 21:15.

4. Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Eu achei interessante Flávio, vc usar partições de 4G pra cache do squid, pq onde eu trabalhava eles também tinham essa prática de fazer várias partições justamente de 4G.
    Depois que eu prestei atenção, vc trabalha na ABCRede, provedor de wireless no interior de são paulo. Eu trabalhei na Devel-IT, dava suporte pra você.
    Olá Jose Guilherme, realmente, lembro de vc na Devel-IT. Essa prática, aprendemos com vcs....rs
    Na verdade nossos servidores estão longe dos WT. Mas para compartilhar a internet nos clientes, não tendo a necessidade de usar bridges com máscaras maiores que 252, já estão de grande tamanho.
    Forte abraço.

5. Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    então Luciano, é pra usar com o squid com diskd, ele tem melhor performance quando vc usa partições de 4G. Essa configuração foi testada nessa empresa onde eu trabalhava, e foi adotada como padrão. Dessa forma cada partição cria um processo do diskd pra gerenciar uma partição de cache.
    Isso realmente é rápido, mas não posso afirmar se é mais rápido do que usar o ufs.

Tem um outro problema que eu acho que agrava essa técnica mesmo que ela seja mais rápida. Quando vc usa o diskd e por algum motivo a máquina desliga de forma errada, por falta de energia por exemplo, os dados das partições de cache ficam corrompidos e o diskd não consegue mais respeitar o limite de uso para aquela partição que foi configurado no squid.conf. Ou seja, depois de desligar incorretamente, a grande maioria das partições de cache vão se corromper, o squid vai continuar funcionando normalmente até que uma das partições fique com 100% de uso e o squid caia.

É incrível como isso acontece de madrugada, no final de semana, no feriado, e nos dias e horários mais inoportunos hehehhehehehehe....

Eu particularmente prefiro usar o ufs e montar as partições de cache com a opção "noatime" isso dá uma melhorada no desempenho e é mais difícil de corromper a partição no caso de um desligamento incorreto.
    Me responde uma coisa, pra mim usar o ufs, basta colocar no noatime no fstab?
    Grato pela ajuda novamente.
    Abraços,

Tópicos Similares

1. Problema ao criar VPN no RB1100
    Por diavelino no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 03-10-2014, 11:00
  2. Problemas ao criar bridge
    Por RicardoMoura no fórum Redes
    Respostas: 1
    Último Post: 26-08-2011, 10:48
  3. Problema ao criar diretórios em caixa alta em partição Fat32