+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas ao criar várias partições

    Amigos,

    Estou montando um Servidor, com um HD de 80 Gb, IDE, da Samsung. Nesse HD criei várias partições de 4 GB para o cache. Mas o problema é que está dando erro no sistema de arquivos, na inicialização.
    Se faço a instalação com um HD de 40 GB, e consequentemente com menos partições, funciona normal.
    Por usar HD de 80 Gb preciso fazer alguma modificação na instalação?
    Ou por usar muitas partições preciso fazer alguma alteração?
    Por favor me ajudem, já quebrei a cabeça e não consigo solucionar o problema.
    Grato.
    Flávio Batistela.

  2. #2

    Padrão

    cara...

    qual a finalidade de ter criado várias particões de 4GB?? e quantas foram criadas?? Qual erro aparece quando tenta usar este HD?

  3. #3

    Padrão

    Cara, o número de partições que o sistema gerencia é controlado por uma flag do kernel, quando vc usa muitas partições vc tem que alterar o valor dessa flag com sysctl.
    O problema é que eu não me lembro agora qual é a flag. Eu vou dar uma procurada, eu posto aqui depois.

  4. #4

  5. #5

    Wink

    Amigo, não sei qual distro está utilizando.
    Mas normalmente, defina uma partição swap e o resto para o Linux administrar.
    O Debian por exemplo, ainda te dá a oportunidade de definir as partições que ele cria, e vc aceita ou não.
    Eu normalmente defino um swap e o resto. Claro que isso é uma coisa pessoal.
    Será que vc não está definindo partições além da conta não ??? e de repente partições pequenas demais ...............
    No site :::::..... Bem Vindo ao Slackware-Brasil .....:::::: e na seção Literatura, tem um tutorial que vc pode baixar e lá tem um esqueminha interessante que o autor dá uma idéia de como particionar o seu hd. E claro, o autor, não define isso como algo definitivo. Apenas uma sugestão.
    Um grande abraço ...........

  6. #6

    Padrão

    Saudações amigos,

    Flávio, consegui a flag se chama kernel.msgmni .
    O padrão dela é 16, coloca o valor dessa flag pra pelo menos o dobro do número de partições que vc tiver.
    Código :
    sysctl kernel.msgmni=40

    tenta e posta pra gente se funcionou.

    abraço

  7. #7

    Padrão

    aliás, acho que vc vai ter que colocar isso no /etc/sysctl.conf pra ele já conseguir montar todas as partições já no boot.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    qual a finalidade de ter criado várias particões de 4GB?? e quantas foram criadas?? Qual erro aparece quando tenta usar este HD?
    São partições de cache (squid)
    Foram criadas 15 partições do cache, e mais 6 outras partições.
    O erro que dá é que ele não consegue subir o sistema de arquivos.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pssgyn Ver Post
    Amigo, não sei qual distro está utilizando.
    Mas normalmente, defina uma partição swap e o resto para o Linux administrar.
    O Debian por exemplo, ainda te dá a oportunidade de definir as partições que ele cria, e vc aceita ou não.
    Eu normalmente defino um swap e o resto. Claro que isso é uma coisa pessoal.
    Será que vc não está definindo partições além da conta não ??? e de repente partições pequenas demais ...............
    No site :::::..... Bem Vindo ao Slackware-Brasil .....:::::: e na seção Literatura, tem um tutorial que vc pode baixar e lá tem um esqueminha interessante que o autor dá uma idéia de como particionar o seu hd. E claro, o autor, não define isso como algo definitivo. Apenas uma sugestão.
    Um grande abraço ...........

    Eu utilizo o conectiva 10.
    Eu preciso dessa quantidade de partições, pois instalo um sisteminha proprio, nos servidores que vendo pros meus clientes. No HD de 40 funciona blz, só que crio menos partições pro cache, claro.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    aliás, acho que vc vai ter que colocar isso no /etc/sysctl.conf pra ele já conseguir montar todas as partições já no boot.
    Amigo,

    Muito obrigado pela dica amigo.
    Forte abraço.

  11. #11

    Padrão

    Eu achei interessante Flávio, vc usar partições de 4G pra cache do squid, pq onde eu trabalhava eles também tinham essa prática de fazer várias partições justamente de 4G.
    Depois que eu prestei atenção, vc trabalha na ABCRede, provedor de wireless no interior de são paulo. Eu trabalhei na Devel-IT, dava suporte pra você.

  12. #12

    Padrão

    qual o objetivo te ter várias partićões, no mesmo hd, para o chache do squid??

    se fossem HDs diferentes seria outra história, mas no mesmo HD não tem vantagem, pelo menos não vejo...

  13. #13

    Padrão

    então Luciano, é pra usar com o squid com diskd, ele tem melhor performance quando vc usa partições de 4G. Essa configuração foi testada nessa empresa onde eu trabalhava, e foi adotada como padrão. Dessa forma cada partição cria um processo do diskd pra gerenciar uma partição de cache.
    Isso realmente é rápido, mas não posso afirmar se é mais rápido do que usar o ufs.

    Tem um outro problema que eu acho que agrava essa técnica mesmo que ela seja mais rápida. Quando vc usa o diskd e por algum motivo a máquina desliga de forma errada, por falta de energia por exemplo, os dados das partições de cache ficam corrompidos e o diskd não consegue mais respeitar o limite de uso para aquela partição que foi configurado no squid.conf. Ou seja, depois de desligar incorretamente, a grande maioria das partições de cache vão se corromper, o squid vai continuar funcionando normalmente até que uma das partições fique com 100% de uso e o squid caia.

    É incrível como isso acontece de madrugada, no final de semana, no feriado, e nos dias e horários mais inoportunos hehehhehehehehe....

    Eu particularmente prefiro usar o ufs e montar as partições de cache com a opção "noatime" isso dá uma melhorada no desempenho e é mais difícil de corromper a partição no caso de um desligamento incorreto.
    Última edição por joseguilherme; 02-04-2007 às 22:15.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    Eu achei interessante Flávio, vc usar partições de 4G pra cache do squid, pq onde eu trabalhava eles também tinham essa prática de fazer várias partições justamente de 4G.
    Depois que eu prestei atenção, vc trabalha na ABCRede, provedor de wireless no interior de são paulo. Eu trabalhei na Devel-IT, dava suporte pra você.
    Olá Jose Guilherme, realmente, lembro de vc na Devel-IT. Essa prática, aprendemos com vcs....rs
    Na verdade nossos servidores estão longe dos WT. Mas para compartilhar a internet nos clientes, não tendo a necessidade de usar bridges com máscaras maiores que 252, já estão de grande tamanho.
    Forte abraço.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por joseguilherme Ver Post
    então Luciano, é pra usar com o squid com diskd, ele tem melhor performance quando vc usa partições de 4G. Essa configuração foi testada nessa empresa onde eu trabalhava, e foi adotada como padrão. Dessa forma cada partição cria um processo do diskd pra gerenciar uma partição de cache.
    Isso realmente é rápido, mas não posso afirmar se é mais rápido do que usar o ufs.

    Tem um outro problema que eu acho que agrava essa técnica mesmo que ela seja mais rápida. Quando vc usa o diskd e por algum motivo a máquina desliga de forma errada, por falta de energia por exemplo, os dados das partições de cache ficam corrompidos e o diskd não consegue mais respeitar o limite de uso para aquela partição que foi configurado no squid.conf. Ou seja, depois de desligar incorretamente, a grande maioria das partições de cache vão se corromper, o squid vai continuar funcionando normalmente até que uma das partições fique com 100% de uso e o squid caia.

    É incrível como isso acontece de madrugada, no final de semana, no feriado, e nos dias e horários mais inoportunos hehehhehehehehe....

    Eu particularmente prefiro usar o ufs e montar as partições de cache com a opção "noatime" isso dá uma melhorada no desempenho e é mais difícil de corromper a partição no caso de um desligamento incorreto.
    Me responde uma coisa, pra mim usar o ufs, basta colocar no noatime no fstab?
    Grato pela ajuda novamente.
    Abraços,

  16. #16

    Padrão

    Tem que colocar noatime no fstab e trocar a linha cache_dir do squid
    Código :
    cache_dir ufs /cache/ 3000 16 256
    ajustando os parametros de acordo com a sua partição