+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Planejamento de rede entre matriz e filial

    Pessoal, estou aki com um projeto para orçar e gostaria da opinião de vcs...

    Na cidade existe a empresa que é a matriz e mais 5 filiais, todas na mesma cidade, portanto preciso interligar as filiais na matriz e que por sinal haverá um grande fluxo de ligação entre elas...

    A estrutura de cada filial é:
    FILIAL 1:
    5 PCs consumindo 12Kbps cada
    FILIAL 2:
    9 PCs consumindo 8Kbps cada
    FILIAL 3:
    3 PCs consumindo 12Kbps cada
    FILIAL4:
    20 PCs consumindo 16 Kbps cada
    FILIAL 5:
    2 PCs consumindo 8Kbps cada

    Nesta situação preciso ver qual a velocidade a ser contratada na matriz para que as filiais acessem as informações.
    preciso saber também qual o melhor serviço em matéria de custo-beneficio devo pedir a operadora...

    Eu passei estas informações há algumas operdoras, porém infelizmente eles só querem vender.. nos propuseram serviços que achamos muito alto o custo, por isso estou pedindo a opinião de vocês...

    Agradeço a atenção!

  2. #2

    Padrão

    Tu poderia contratar um serviço de frame-relay, mas é absurdamente caro, porém absurdamente mais confiável. Utiliza VPN para as ligações, com física pública. Tu poderia implementar o controle e QoS utilizando ferramentas como o HTB, CBQ ou BandLimit.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Realmente eu achei melhor optar pelo Frame Relay, pois preciso de agilidade na hora de manutenção, e este link na teoria "não pode cai"...

    Agora estou na duvida qt ao CIR a ser contratado...

    Todas as filiais juntas consomem 504K... Pensei de na matriz colocar um FR de 1M com CIR de 512K, qual a sua opinião qt a isso?