+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Existe uma forma de ver a qualidade da antena na prática?

    Olá Amigos tudo bom?

    Minha dúvida é a seguinte: comprei uma antena setorial G-link 21 Dbi de 2.4 ghz polarização horizontal, e 120 graus de abertura horizontal.
    Bom quando chegou a antena percebi que em um selo na traseira da mesma existia as seguintes especificações: antena setorial 20 dbi, 180 graus, polarização vertical, 5.8 Ghz.

    Fiz a instalação da mesma em um MK utilizando uma placa g520 da d-link, setei a mesma para trabalhar a 30 dbm, então me surgiram um monte de dúvidas na cabeça:

    Como saber qual a verdadeira especificação da antena?
    Uma antena de 5.8 faz enlance com uma antena de 2.4 ghz?

    Bom a finalidade do sistema é a criação de um PTP para meu escritório que fica a 1,5 km de distância, porém com muitas barreiras.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zona13 Ver Post
    Olá Amigos tudo bom?

    Minha dúvida é a seguinte: comprei uma antena setorial G-link 21 Dbi de 2.4 ghz polarização horizontal, e 120 graus de abertura horizontal.
    Bom quando chegou a antena percebi que em um selo na traseira da mesma existia as seguintes especificações: antena setorial 20 dbi, 180 graus, polarização vertical, 5.8 Ghz.

    Fiz a instalação da mesma em um MK utilizando uma placa g520 da d-link, setei a mesma para trabalhar a 30 dbm, então me surgiram um monte de dúvidas na cabeça:

    Como saber qual a verdadeira especificação da antena?
    Uma antena de 5.8 faz enlance com uma antena de 2.4 ghz?

    Bom a finalidade do sistema é a criação de um PTP para meu escritório que fica a 1,5 km de distância, porém com muitas barreiras.
    Voce deve ter gasto uma fortuna com essa antena e nem precisava disso pra apenas 1,5km... uma direcional Zirok ou Aquario de 24 db numa ponta e outra na outra ponta com dois Zinwell G120 em cada lado resolveria isso pelo preco da antena que vc comprou.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce deve ter gasto uma fortuna com essa antena e nem precisava disso pra apenas 1,5km... uma direcional Zirok ou Aquario de 24 db numa ponta e outra na outra ponta com dois Zinwell G120 em cada lado resolveria isso pelo preco da antena que vc comprou.

    De fato, porém é um investimento com retorno certo, aqui onde moro o velox empresarial é muito mais caro que o velox residencial, e eu necessito de internet, foi a forma de economizar. bom mais deixando os valores meio de lado esperava alguma sugestão.

    é o preço que pagamos pela nossa inexperiência. mais que me servirá para alguma coisa no futuro isso não tenho dúvidas.


  4. #4

    Padrão

    Voce tem o site do fabricante do modelo da sua antena?

    Anotou o modelo dela?

  5. #5

    Padrão

    cara dlink 520 em 30 dbm? tem certeza do que estas fazendo? e sua antena tem que ser de 2.4 amigo. e não 5.8.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Voce tem o site do fabricante do modelo da sua antena?

    Anotou o modelo dela?
    o fabricante é glink empresa brasileira, não sei se posso citar site de vendas aqui, mais vc entra no site institucional que é o G-Link Vendas Online abraços.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    cara dlink 520 em 30 dbm? tem certeza do que estas fazendo? e sua antena tem que ser de 2.4 amigo. e não 5.8.
    sim em 30 dbm pelo mikrotik, mais isso não vem ao caso.
    Sim mais eu fiz enlance com a antena com um selo falando que é de 5.8 se fosse realmente de 5.8 eu conseguia? ou não importa?

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Amigo, para analizar o RX de uma antena vc pode usar o utilitário Net Stumbler com placa pci, sobre a frequencia, influi muito vc usar a antena errada, as antenas tem suas dimensoes baseadas na frequencia que será empregada isso é calculado com base na altura da onda do sinal, reflexão do sinal etc.. ou seja a antena para funcionar perfeitamente tem que ser calibrada para a frequencia.
    Ou sua antena não presta ou vc tem muita sorte hehehe.

  9. #9

    Padrão

    olha primeiro ajuste o mk para que de no maximo 23 db se nao vc vai torrar a placa, mesmo assim ela nunca vai conseguir dar 1W (30db), MAS A ANTENA esas da gilink tenho minhas duvidas quanto ao que elas colocam nas suas especificacoes, nem sei como e que eles conseguem esas medidas, inventar e facil. mas como o amigo acima citou se e para um PTP nao e a antena adequada, so porque ela seja mais cara nao quer dizer que seja melhor para ese uso, uma de grade e a adequada e sai R$ 60.00 e tem 24 dbi garantidos.

  10. #10

    Padrão Realmente...

    Acho que foi um investimento alto mesmo, e sobre setar a placa pra 23 eu já trabalho assim a algum tempo.

    Bom fiz alguns testes práticos baseado em dados empíricos.

    Me tirem uma dúvida, se eu deitar uma antena ela mudaria sua polarização? ou independe da forma como a antena vai ficar, tipo na horizontal ou vertical.

  11. #11

    Padrão

    ela mudara de polarizacao, mas tem um detalhe, se for uma setorila por exemplo e ela e de 120 graus e seu tilt for de 10graus. ese sera agora sua abertura e nao mais os 120 graus, ja que estes ficarao na irradiacao vertical.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zona13 Ver Post
    Acho que foi um investimento alto mesmo, e sobre setar a placa pra 23 eu já trabalho assim a algum tempo.

    Bom fiz alguns testes práticos baseado em dados empíricos.

    Me tirem uma dúvida, se eu deitar uma antena ela mudaria sua polarização? ou independe da forma como a antena vai ficar, tipo na horizontal ou vertical.
    O que muda a polarização de uma antena é a posição do elemento irradiante ,ou seja, se ele esta na horizontal ou na vertical. As antenas setoriais foram projetadas para trabalhar na vertical e podem ter sua polarização na horizontal ou vertical dependendo do fabricante. Se vc instalar ela na horizontal alem de mudar a polarização os angulos de cobertura irão mudar, vc vai ter 120 graus de abertura na vertical e de 7 a 10 graus na horizontal. O angulo de abertura depende do ganho da antena, quanto maior o ganho (dB) menor será o angulo.

    Ari - Direto Telecom
    19 34684000 - MSN [email protected]

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    O que muda a polarização de uma antena é a posição do elemento irradiante ,ou seja, se ele esta na horizontal ou na vertical. As antenas setoriais foram projetadas para trabalhar na vertical e podem ter sua polarização na horizontal ou vertical dependendo do fabricante. Se vc instalar ela na horizontal alem de mudar a polarização os angulos de cobertura irão mudar, vc vai ter 120 graus de abertura na vertical e de 7 a 10 graus na horizontal. O angulo de abertura depende do ganho da antena, quanto maior o ganho (dB) menor será o angulo.

    Ari - Direto Telecom
    19 34684000 - MSN [email protected]
    Isso mesmo que estava buscando, obrigado pelo esclarecimento.
    Só para finalizar, eu conseguiria enlance com antenas de polarização e frequência diferentes em pequenas distâncias? tipo 10 metros.

  14. #14

    Padrão

    polarizacao para esa distancia sim, mas a frequencia nao.

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por zona13 Ver Post
    Isso mesmo que estava buscando, obrigado pelo esclarecimento.
    Só para finalizar, eu conseguiria enlance com antenas de polarização e frequência diferentes em pequenas distâncias? tipo 10 metros.
    Cada antena é fabricada p/ trabalhar numa determinada frequencia pelo fato do elemento irradiante ter o tamanho ( comprimento ) calculado p/ 1/4 do comprimento de onda, logo uma antena de 2.4 Ghz não irá trabalhar com frequencia 5.8 Ghz e vise versa. Quanto a polarização, pode acontecer de vc conseguir um sinal com antenas de polarização diferentes em pequenas distâncias, vai depender da rejeição que a antena tenha contra polarização diferente ( isso é especificado nas caracteristicas técnicas da antena ).

    Espero ter ajudado, se precisar de mais alguma informação...estamos aí..blz

    Ari Direto Telecom
    19 34684000 - MSN [email protected]