+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Cool Configuração do servidor

    Opa, eu aqui dinovo,

    gostaria que vocês me falassem se um

    P4 3.04Ghz
    P Mãe Asus
    1Gb de ram
    HD 160Gbs

    aguenta 350 a 500 usuarios,
    maioria com banda de 80kbps e 128kbps e mais ou menos uns 10% com banda de 300kbps. (backbone full telemar 4mbps.)
    *lembrando que é o papel do MK é só limitar a banda e ser HotSpot.

    devo melhorar alguma coisa no Hardware?

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por luizbe Ver Post
    Opa, eu aqui dinovo,

    gostaria que vocês me falassem se um

    P4 3.04Ghz
    P Mãe Asus
    1Gb de ram
    HD 160Gbs

    aguenta 350 a 500 usuarios,
    maioria com banda de 80kbps e 128kbps e mais ou menos uns 10% com banda de 300kbps. (backbone full telemar 4mbps.)
    *lembrando que é o papel do MK é só limitar a banda e ser HotSpot.

    devo melhorar alguma coisa no Hardware?
    Este hardware é masi que suficiente... O que você deve se preucupar são com as placas wireless, ou melhor, use cartões SENAO 2511 EXT2, pois cada um segura uns 80 a 120 clientes e são excelentes...

    PS: Pode diminuir o HD para um de 40 GB..

  3. #3
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    obrigado amigo, mas esse hardware é só pra controle, nada de wireless nele.

    somente o servidor central

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    use cartões SENAO 2511 EXT2, pois cada um segura uns 80 a 120 clientes e são excelentes...
    cara...

    nao tem nada a ver com o tópico, mas você poderia colocar um review sobre o cartão senao na sessão de reviews, pois existem pessoas que dizem que é bom, outras dizem que não é...

    vamos colocar a sessão reviews pra funcionar...

    valeu

  5. #5
    mgpoa
    Visitante

    Padrão

    Sei que esse tópico já é antigo, mas outras pessoas poderão ler.
    Se a tua placa mãe suportar, mais memória sempre é bem vindo.

  6. #6

    Padrão Servidor

    Ola pessoal, eu tambem preciso montar um servidor ppoe com mk. Tenho o seguinte hardware: celeron 2.53 placama asus p5 hd 40 memoria 512. Sera q ele aguenta uns 100 clientes? Irei usar aps.

  7. #7

    Padrão Mikrotik não reconhece mais de 1 GB de RAM !!!

    Citação Postado originalmente por mgpoa Ver Post
    Sei que esse tópico já é antigo, mas outras pessoas poderão ler.
    Se a tua placa mãe suportar, mais memória sempre é bem vindo.
    Como estamos num tópico da área Mikrotik, acho que é bom lembrar que versões anteriores a versão 3.x (BETA), só reconhecem até setecentos e poucos MB de RAM (não me lembro o valor exato).

    Então, não adianta colocar mais de 1 GB, pelo menos nessas versões...

    Mas mesmo assim, todos agradecem: o que vale é a intenção de ajudar !

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    cara...

    nao tem nada a ver com o tópico, mas você poderia colocar um review sobre o cartão senao na sessão de reviews, pois existem pessoas que dizem que é bom, outras dizem que não é...

    vamos colocar a sessão reviews pra funcionar...

    valeu
    Não conheço esta seção!! Onde encontro???

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Não conheço esta seção!! Onde encontro???
    No topo da pagina, entre a galeria e os classificados...

    Abraço!

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Este hardware é masi que suficiente... O que você deve se preucupar são com as placas wireless, ou melhor, use cartões SENAO 2511 EXT2, pois cada um segura uns 80 a 120 clientes e são excelentes...

    PS: Pode diminuir o HD para um de 40 GB..
    Amigo este Cartão senão tem saida para duas antenas certo. Posso utilizar 2 setoriais hyperlink de 17 dbi em um só cartão ? ele divide o sinal para as duas antenas ? jogando 100 mW para cada uma ?

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Amigo este Cartão senão tem saida para duas antenas certo. Posso utilizar 2 setoriais hyperlink de 17 dbi em um só cartão ? ele divide o sinal para as duas antenas ? jogando 100 mW para cada uma ?
    Não. Este cartão somente funciona a saída da esquerda... A saída da direita somente transmite...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Não. Este cartão somente funciona a saída da esquerda... A saída da direita somente transmite...
    Mas assim não compensa comprar o cartão + mais o adaptador pci para colocar na CPU. Fica o preço de um radio senão de 200 mW.

    Voceis sabem a potencia da DWL G520 ?

    O chipset é atheros.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    Mas assim não compensa comprar o cartão + mais o adaptador pci para colocar na CPU. Fica o preço de um radio senão de 200 mW.

    Voceis sabem a potencia da DWL G520 ?

    O chipset é atheros.
    você consegue colocar um rádio senao num slot PCI do micro?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    você consegue colocar um rádio senao num slot PCI do micro?
    Claro que não .... Estou falando que em uma estrutura de antenas posso usar somente os radio nas antenas interligados por HUB sem o micro. O servidor poderia ficar na empresa enviando o sinal para eles e já fazendo todo o controle.

    Usando os cartões + adaptadores pci + cpu. fica mais caro. entendeu agora.

    é isso que disse. mas se for para instalar no micro é só usar a placa de rede dele né. no caso uma placa de rede para trafego de internet é 15 reais + ou -.

    Estou falando em algo como uma placa pci mesmo. que seja boa.

  16. #16

    Padrão

    é que você comparou o uso do adaptador e do cartão pcmcia com um AP senao, isso é uma coisa que é comparável a grosso modo, mas é preciso verificar qual será o uso, se não há necessidade de muito controle o AP poderá resolver o problema, mas nunca, eu disse nunca, será melhor do que usar um micro com adaptador e placa pcmcia...

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    é que você comparou o uso do adaptador e do cartão pcmcia com um AP senao, isso é uma coisa que é comparável a grosso modo, mas é preciso verificar qual será o uso, se não há necessidade de muito controle o AP poderá resolver o problema, mas nunca, eu disse nunca, será melhor do que usar um micro com adaptador e placa pcmcia...
    No caso de um controlador central e usar os Aps apenas para controle de mac eles aguentaria o suficiente que um cartão + adp pcmcia em uma cpu ?

  18. #18

    Padrão

    cara...

    vai depender da quantidade de acessos e da configuracão dos APs...

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ShadowRed Ver Post
    No caso de um controlador central e usar os Aps apenas para controle de mac eles aguentaria o suficiente que um cartão + adp pcmcia em uma cpu ?
    Se usar os APs apenas para o acesso por parte dos clientes, os APs suportam bem menos tráfego do que cartão + PCMCIA em uma CPU !

    Portanto, como nosso companheiro lucianogf tentou explicar, cartão + CPU possui maior poder de processamento, mais memória RAM e software de gerenciamento (como o Mikrotik, por exemplo) mais elaborado, tendo rendimento incomparavelmente superior à qualquer rádio comercial. Não tem comparação !

    Resumindo: em uma CPU, podemos instalar umas 6 ou mais interfaces wireless (dependendo do processador e RAM) que cada interface suportará maior tráfego e maior quantidade de clientes do quê rádios de qualquer marca!

    Ainda por cima, pode-se fazer todo o controle necessário, inclusive hotspot ou PPOE; além de proxy cache na mesma CPU - sem perda considerável de desempenho (dependendo do processador e RAM) .