+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Betorvl
    Visitante

    Padrão Ponto Multiponto

    Olá pessoal!
    Possuo uma antena OMNI da Hypertec de 12,5Dbi, um pigtail de 20Cm com cabo RG58, um cabo de descida de 4Mts RGC213, uma placa de rede D-Link G520, e um micro instalado o Mikrotik. O Meu objetivo era fechar um enlace de no máximo 500Mts multiponto (com mais 3 pontos) com visada. Pois bem, montei tudo certinho, coloquei a OMNI no telhado da casa central ligada à placa de rede G520 através do cabo de descida e do pigtail, setei no Mikrotik 20 Dbm para essa plc e realizei alguns testes no terreno com um notebook com adaptador USB WI-FI e outro com WI-FI integrado no próprio notebook, mas só peguei sinal até uns 50-60 metros longe da antena, acima dessa distância nada mais de sinal. Também mudei a potência da plc G520 para valores entre o default da plc 23Dbm, saquei fora o cabo de descida e dei um jeito de deixar a maquina ligada à antena apenas através do pigtail, e mesmo assim a situação não mudou.
    Minha idéia era ter essa OMNI na casa central e acessar com notebook desses 3 pontos distantes no máximo 500Mts, todos com visada direta para a casa central. O que pode estar errado? Será que vou ter que colocar antena de grade nesses outros 3 pontos? Essa antena de 12,5Dbi realmente não dá conta disso? Será que realmente o Mikrotik tá setando esses valores de potência na plc? Nunca montei nenhum ambiente assim, o conhecimento que tenho foi adquirido lendo artigos e fóruns a respeito do assunto.
    Bom, toda a ajuda será bem vinda!
    Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Creio que o problema pode ser a a potencia dos sistemas wireless dos notbooks que não conseguem fechar o enlace, pois as anteninhas internas desses adaptadores não são muito eficientes sozinhos.

    Aqui tenho um notbook com um cartão orinoco silver e com uma anteninha de 2dbi plugado na saida do cartão. Já acessei a bem mais de 500mts. Mas só com a anteninha do cartão nunca consegui bons resultados.

    De toda forma vamos esperar mais opiniões dos colegas mais tigres no assunto

  3. #3

    Padrão

    certamente conforme o amigo acima disse ... nao depende so de uma ponta... o seu note tbm deve estar com antena externa.....

    no meu caso para nao precisar de carregar anteas comprei uma placa modelo ubiquiti sr2... concto com meu note ate 3km com a antena interna... mais a placa sr2 da ubiquiti tem 400mw de potencia .

    um abraco

    Phillipe D.

  4. #4

    Padrão

    boa informação essa da ubitiqui, acho que apesar do preço deve ser interesante isso.

    ja usasse ela no mikrotik? como ficou o desempenho.

    ela custa uns 500 reais né ou to enganado.

  5. #5

    Post

    ...é, isso mesmo, concordo com o pessoal, já fiz teste com a placa Senao EXT2 sem antena externa, não foi mais do que uns 80 metros, usando omni na outra ponta.

  6. #6

    Padrão

    Rapaz, 500mts com uma omni de 12 mas uma placa setada a 20dbm nao é potenca demais pra pouca distanca nao? isso é estrutura pra um provedor pequeno.

    O seu problema eh o de muitos aqui: exesso de potenca.