Página 1 de 6 12345 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão O que é Mikrotik? - Tópico para Iniciantes ou não - Outras respostas inclusas...

    O que é o Mikrotik????

    Como a própria sugestão do forum diz:

    "MikroTik RouterOS™ é um software capaz de tornal um simples PC em um poderoso e versátil roteador. Com suporte a Wireless, Proxy, Roteamento estatico e dinamico entre centenas de outras funcionalidades."

    Realmente o Mikrotik é poderoso e simplesmente, se não, um dos melhores softwares para provedores do mundo!!!

    Algumas outras funcionalidades:

    Performance otimizada para redes Wireless 802.11a/b/g
    Possibilidade de utilização de Protocolo proprietário Nstreme com polling
    Ferramentas para Controle de QoS
    Filtro eficaz de aplicações P2P
    Alta disponibilidade com VRRP
    Interface de gerenciamento amigável
    Exige poucos recursos de hardware
    Firewall Statefull e túneis
    STP bridging com filtros
    Segurança WEP/WPA
    WDS e AP"s virtuais
    HotSpot para acesso público
    Protocolos de roteamento RIP, OSPF e BGP
    Acesso remoto por ferramenta apropriada WinBox GUI e Web
    telnet/mac-telnet/ssh/console admin
    Configuração e monitoramento em tempo real
    E muito mais....


    Tenho acompanhado a centenas de tópicos e quem sabe milhares de novos usuárias, as dúvidas mais comuns, encontradas por todos. Resolvi publicar este para esclarecer as principais dúvidas e ajudar a todos.

    Vamos lá:

    O Mikrotik como todos já sabemos é um dos melhores softs de gestão para provedor que temos, mas como o mesmo foi desenvolvi com base em um firware, não possui algumas coisas interessantes, como módulos de contabilidade e gestão de clientes.... Para isso, você pode trabalhar com softwares em conjunto (MyAuth ou Vigo). Ele é 100% compatível.

    O Mikrotik também é uma excelente ferramente desde que bem configurada. Sou a favor que iniciantes, a qual irão utilizar o Mikrotik PROFISSIONALMENTE, contratem alguém para configurar todo o servidor... Ao contrário do que muitos pensam, não basta instalar, ligar o modem e pronto!!! Há centenas de coisas, regras, parâmetros que devem ser configurados "DINÂMICAMENTE" ou seja, de acordo com as necessidades do provedor, da rede e etc...

    Como citei acima, as configurações são DINÂMICAS, ou seja, variam de acordo com o servidor... Nada de pegar backups a esmo e sair colocando em seu servidor.... É quase 100% de chances de não funcionar e se funcionar poderá ser incompleto ou problemático...

    Assim como muitos pegam backups a esmo, nada de pegar centenas de regras que acharam no site internacional, chinês ou espacial.... Como disse cada caso é um caso... As regras que servem lá, podem não servir aqui... Antes de novas regras, analize se realmente elas serão úteis no seu provedor...

    Caso não saiba pra que serve isso ou aquilo, pergunte!!! O forum está aqui pra isso...

    Vou lembrar uma coisa importante... Muito aqui se preucupam em comprar centenas de coisas, importadas ou não, top de linha, do melhor, mas na hora do software vivem querendo dicas e mais dicas... Não sou contra, prova disso, ajudo a centenas de pessoas diariamente por email, telefone e MSN, mas pelo amor de Deus!!! Valorizem os profissionais do forum... Se você irá aplicar profissionalmente o mikrotik, contrate um profissional experiente para auxiliá-lo... Tenho encontrado centenas de redes cheias de problemas, pois o pessoal mete as caras naquilo que irá usar profissionalmente, sem nenhuma experiência e acaba arranjando mais dor de cabeça do que felicidades... Como disse, o Mikrotik é uma "faca de dois gumes", bem configurado é o CÉU, mal configurado é o INFERNO....

    Para aprendizagem recomendo um servidor qualquer (funciona apartir de pentium 100mhz com 32 de ram). Nele esbalde... Tente, invente, coloque backups dos outros, reagras de tudo quanto é geito.... como não terá compromisso com este servidor, faça de tudo e aprenda... Testes todas as regras direcionadas para o seu PC (IP).... Assim você irá aprender rapidamente e não terás tanta dor de cabeça....

    Assim como citei, o mikrotik funciona perfeitamente com qualquer PC série PENTIUM 1 com 32 MB de ram... Lembre-se que estes APs (ovislink, gi-link, similares), na grande maioria trabalham com processamento abaixo de 100MHz e memória apartir de 16MB.... Para trabalhar com o mikrotik em modo bridge ou station, qualquer micro segura bem... Para web-proxy, centenas de regras e controles, algo acima de 1,5GHz de processamento com 512 de RAM segura bem....

    O mikrotik está paralelamente ligado ao desempenho da rede... Além de boas placas, cabos, switers e equipamentos gerais, o mikrotik bem configurado, quase faz milagres....

    O numero de clientes está relacionado ao HARDWARE do servidor (placas wireless, processador, memória, etc). A única restrição quanto ao mikrotik é relacionada a licença.

    Recomendo o uso de licença level 5 ou 6 (ilimitada) para servidores profissionais.

    Se for usar versões piratas do mikrotik para testes (ou não), procure por versões confiáveis, fora do FORUM. É proibido solicitar cópias piratas dentro do FORUM... Qualquer tópico relacionado a cópias piratas ou pirataria serão deletados...

    No mais, qualquer nova informação, acrecentaremos abaixo...

    É interessante a todos os "veteranos", caso tenha passado algo despercebido, estejam completando abaixo...

    Como sempre falo.... Qualquer coisa estamos ae!!!

  2. #2

    Padrão

    Mais algumas coisas:

    Antena não está relacionada a número de clientes... Antena serve basicamente para mandar o sinal mais forte ou fraco e irradiar em tal direção ou de tal forma... Cada antena é desenhada para uma situação. Aqui mesmo no forum tem várias explicações para isso....

    Cartões wireless são placas pci, cartões mini-pci ou pcmcia... Os últimos 2 precisam de adaptador para instalar no computador.

    RouterBoard são mini-computadores com tudo incluso. Normalmente são placas com processador, memória ram, memória flash (serve como HD), placas wireless e etc... O sistema operacional é o mikrotik....

    O mikrotik é pago? SIM.

    O mikrotik é Homologado? Não precisa. A ANATEL não pede homologação do software de controle. Ela só pede homologação de placas, antenas, aps e etc.

    Posso usar somente o mikrotik para controlar toda a minha rede e ele me oferecerá todo o suporte? É quase 100% verdade dizer que o mikoritk é a solução completa para sua rede. É difícil encontrar alguma coisa que ele não faça. Como falei, por ser baseado em um firm, ele somente não faz gestão financeira e também não faz chover (ainda!!!).....

    Que placas o mikrotik é compatível?

    Placas são dezenas, mas as mais populares são as AG-520 (PCI), AG-530 (PCI), cartão SENAO CM-9 (MINI-PCI), cartão SENAO 2511 EXT2 PLUS (PCMCIA), Sansung SWL-xxxx, etc etc..... Deve-se optar por placas ou cartões com chipset ATHEROS OU PRISM que são 100% compatíveis.

    Posso usar quantas placas wireless ou de rede no servidor? Quantas sua placa suportar... Basicamente o limite é ligado a placa-mão por não haver suporte para tantas (slots).

    Posso usar ele com rádios AP?
    SIM. Lembre-se que usando rádios o desempenho cai e passa a limitar-se ao número de usuários que o rádio aguenta.
    Última edição por catvbrasil; 03-04-2007 às 23:18.

  3. #3

    Unhappy

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Mais algumas coisas:

    Antena não está relacionada a número de clientes... Antena serve basicamente para mandar o sinal mais forte ou fraco e irradiar em tal direção ou de tal forma... Cada antena é desenhada para uma situação. Aqui mesmo no forum tem várias explicações para isso....

    Cartões wireless são placas pci, cartões mini-pci ou pcmcia... Os últimos 2 precisam de adaptador para instalar no computador.

    RouterBoard são mini-computadores com tudo incluso. Normalmente são placas com processador, memória ram, memória flash (serve como HD), placas wireless e etc... O sistema operacional é o mikrotik....

    O mikrotik é pago? SIM.

    O mikrotik é Homologado? Não precisa. A ANATEL não pede homologação do software de controle. Ela só pede homologação de placas, antenas, aps e etc.

    Posso usar somente o mikrotik para controlar toda a minha rede e ele me oferecerá todo o suporte? É quase 100% verdade dizer que o mikoritk é a solução completa para sua rede. É difícil encontrar alguma coisa que ele não faça. Como falei, por ser baseado em um firm, ele somente não faz gestão financeira e também não faz chover (ainda!!!).....

    Que placas o mikrotik é compatível?

    Placas são dezenas, mas as mais populares são as AG-520 (PCI), AG-530 (PCI), cartão SENAO CM-9 (MINI-PCI), cartão SENAO 2511 EXT2 PLUS (PCMCIA), Sansung SWL-xxxx, etc etc..... Deve-se optar por placas ou cartões com chipset ATHEROS OU PRISM que são 100% compatíveis.

    Posso usar quantas placas wireless ou de rede no servidor? Quantas sua placa suportar... Basicamente o limite é ligado a placa-mão por não haver suporte para tantas (slots).

    Posso usar ele com rádios AP?
    SIM. Lembre-se que usando rádios o desempenho cai e passa a limitar-se ao número de usuários que o rádio aguenta.
    Rapaz vc é o cara !!!!

    Desculpe, mas qual é radio ap que vc conhece que mais suporta clientes conectados simultaneamente ??????

    Obrigado,

  4. #4

    Padrão

    kara eu to pensando em colocar um adaptador CF em vez do hd com um cartao de 32 mb sera que serve?????????

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Elliott Ver Post
    kara eu to pensando em colocar um adaptador CF em vez do hd com um cartao de 32 mb sera que serve?????????
    Acho que até rolaria... O ideal é 64mb (recomendado)...

  6. #6

    Padrão

    Blz blz!!! vou ver aki se eu acho um cartao maior! =)

  7. #7

    Padrão

    uma pergunta, vcs usam esse Mikrotik certo.. o controle de banda vcs fazem no servidor?? E se um cliente pegar um virus, q manda solicitacoes arp, a rede fica uma mer.. para toda a rede, como vc vai bloquear isso, se nao faz controle d banda no cliente?

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitpmp Ver Post
    uma pergunta, vcs usam esse Mikrotik certo.. o controle de banda vcs fazem no servidor?? E se um cliente pegar um virus, q manda solicitacoes arp, a rede fica uma mer.. para toda a rede, como vc vai bloquear isso, se nao faz controle d banda no cliente?
    Como assim "virus arp"? Você pode perfeitamente bloquear o que você quiser... Se quiser tirar uma "ondinha" pode limitar banda para o virus,,,, No MK é quase tudo possivel....

  9. #9

    Padrão

    virus arp, q falo, e qdo um cliente pega um virus, q fica mandando solicitacoes arp na rede, tipo, temos loja d informatica aqui, ja pegamos maquinas, q fico monitorando a rede com snifer, e qdo ele e ligado, as solicitacoes arp sobem d 12 a 30 pra 5000 a 10000, isso, como bloquear isso, se a rede e fisica e controlada so qdo chega no seu servidor.

    Ou eu nao entendi direito esse MK, e seu servidor nao??

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por wppitpmp Ver Post
    virus arp, q falo, e qdo um cliente pega um virus, q fica mandando solicitacoes arp na rede, tipo, temos loja d informatica aqui, ja pegamos maquinas, q fico monitorando a rede com snifer, e qdo ele e ligado, as solicitacoes arp sobem d 12 a 30 pra 5000 a 10000, isso, como bloquear isso, se a rede e fisica e controlada so qdo chega no seu servidor.

    Ou eu nao entendi direito esse MK, e seu servidor nao??
    Isso é bloqueado perfeitamente no MK.... MK é o mikrotik, a qual descrevo acima... Qualquer dúvida estamos ae!!!!!!

  11. #11

    Padrão Como usar gráfico para saber o consumo do link

    Pessoal, gostaria de saber como faço para verificar o consumo do meu link, pq meu provedor está lento e meus clientes estão reclamando. Então gostaria de saber como vejo se meu link está sobrecarregado ou não.
    Meu sistema é todo em Mikrotik.

    Desde já, obrigado

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por clayson Ver Post
    Pessoal, gostaria de saber como faço para verificar o consumo do meu link, pq meu provedor está lento e meus clientes estão reclamando. Então gostaria de saber como vejo se meu link está sobrecarregado ou não.
    Meu sistema é todo em Mikrotik.

    Desde já, obrigado
    Problemas de lentidão??? Entra em contato comigo que tenho a solução...

    [email protected]

  13. #13

    Talking

    Ola pessoal sou novo por aqui e estou muito entereçado a começar a usar o MIKROTIK em nosso Provedor aqui no RS-Cachoeirnha , gostaria de saber onde posso comprar a licença para o mesmo , ja no level 5 ou 6, Muito Obrigado a todos

  14. #14

    Padrão

    Consegui resolver, sozinho! "Quem procura acha.. rsrsr!". Vlw

  15. #15
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masternetrs Ver Post
    Ola pessoal sou novo por aqui e estou muito entereçado a começar a usar o MIKROTIK em nosso Provedor aqui no RS-Cachoeirnha , gostaria de saber onde posso comprar a licença para o mesmo , ja no level 5 ou 6, Muito Obrigado a todos
    Mikrotik Brasil - Já comprei lá, tudo tranquilo... Ou se quiser imediato MikroTik Routers and Wireless mas daí precisa de cartão de crédito internacional.. também já comprei deles, é mais imediato, pq na mk brasil vc tem q depositar, esperar eles liberarem o crédito do depósito, fazer a compra e esperar eles gerarem a licença..

  16. #16

    Padrão Dúvidas...

    Olá amigos, gostei muito do forum UL, vejo que o negócio é sério, como sou novato na área MK gostaria de saber algumas coisas se forem possíveis, pois comprei um Mare 400 com 2 atheros e estou querendo montar um servidor wireless aqui no meu condomínio.

    1- Como funciona um servidor RouterOs em um PC + o Mare 400
    2 - Dá para rodar simultaneamente 2 servidores no Rádio e no PC

    Desde já muito obrigado.

    Daniel Mota

  17. #17

    Padrão

    Amigo Eu Instalei O Mikrokit Foi Blz, SÓ Nao Sei A Senha Para Entrar Nele
    E Nem Onde Eu Coloco O Id... Vc Pode Me Ajudar

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por masternetrs Ver Post
    Amigo Eu Instalei O Mikrokit Foi Blz, SÓ Nao Sei A Senha Para Entrar Nele
    E Nem Onde Eu Coloco O Id... Vc Pode Me Ajudar
    Oi, se vc colocou em um pc o servidor, usuário: admin | senha: "sem senha"
    pra acessar esse server remotamente vc deve usar o winbox... no site da MK tem o link é simples...abrindo o winbox vc vai numa guia que tem [...] clica ai e espere ele procurar o server ou seu rádio MK, depois é só entrar com a mesma senha e usuário.

    obs: certfique a conexão de rede entre os equipamentos.

    um abraço
    Última edição por motoca; 01-05-2007 às 18:40.

  19. #19

    Padrão mikrotik no provedor iniciando

    amigo catvbrasil vc poderia me dizer em questao do mk sou iniciante e to montando um provedor wireless e tenho 3 placas dwl-ag530 e 3 painel setorial da hyperlink vira montar o servidor encima da torre... e qual seria minha performace....

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por shalom_rm Ver Post
    amigo catvbrasil vc poderia me dizer em questao do mk sou iniciante e to montando um provedor wireless e tenho 3 placas dwl-ag530 e 3 painel setorial da hyperlink vira montar o servidor encima da torre... e qual seria minha performace....
    Basicamente cada ag-530 segura uns 50 clientes simultaneos cada. Com as setoriais para fechar os 360º você deve utilizar painéis de 120º. Cada AG-530 tem 100mw de potência.