Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro 1234 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full

Certo, eu entendo.. esta situacao ocorre porque seu link esta folgado por isto seus clientes esta chegando a banda full.. (otimo) a banda garantida e para situacoes de horarios de picos "aqui e das 10 as 17:00" que tem uma grande quantidade de usuarios utilizando e normalmente ninguem consegue chegar a banda contratada pois o link vai trabalhar cheio. Ai quando o cara for baixar ele nao vai chegar a banda que ele contratou ele vai ligar informando que nao esta chegando aos 256 que contratou e vc vai informar que a banda dele garantida e de x, entendeu? isto e o que as operadas fazem.

Aqui na empresa usamos um metodo diferente.. garantimos a banda até o nossos servidores, nao garantimos banda para acesso externos pois vc nao vai ter garantia que o servidor de onde ele esta baixando tem banda suficiente pois ele pode ta baixando la do iraque heeheh.... ou a rota pode esta congestionada.. etc e tal e daqui que vc explique..... Neste metodo e so mandar o cliente acessar a pagina da empresa e fazer o teste de velocidade que registra a velocidade que deu no db e pode ser consultado pelo suporte, chegando a velocidade contratada fechamos o chamado.

Recomendo montar um servidor para priorizar os servicoes essenciais banco, email, navegacao... e claro um bom cache. e ai e so relachar pois a ebt cobra a banda e nao o trafego.

2. crie a queue com o ip do cliente
    em limit-at coloque os 10%
    e em
    max-limit coloque o valor nominal

o exemplo abaixo mostra um cliente com valor nominal de 128k quando tem banda sobrando,, e quando nao tem ele fica nos 10% ou seja 12k

add name="queue1" target-addresses=192.168.90.22/32 dst-address=0.0.0.0/0 interface=ether2 parent=none direction=both \
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=12000/12000 max-limit=128000/128000 total-queue=default-small \
    disabled=no

3. amigo to usando 1 mb e tenho uns 30 clientes com 128 k uns 3 com 256 e 1 com 450k, ta tudo legal, em media o uso do link fica em 60%

4. pelo o q eu entendi o nosso amigo ta passando sem controle de banda pros usuarios todo o link, experimente criar umas Simple Queues no MK

5. Citação Postado originalmente por undrtkr Ver Post
    pelo o q eu entendi o nosso amigo ta passando sem controle de banda pros usuarios todo o link, experimente criar umas Simple Queues no MK
    Vcs ainda nao entenderam, vou explicar de outra maneira, eu tenho 1mb full q custa 3.900,00 e tenho um cliente de uma lanhouse q eu vendo para ele 1mb por 450,00, qdo ele ta funcionando com a lanhouse ele usa os 1mb todo e eu nao fico com nada, em outras palavras eu to passando pra ele o mesmo link q eu to comprando, eu ja vi pessoas usando mk e eles tem 10 clientes de 1mb, como isso é possivel? me disseram q tem umas regras de QoS q se coloca no firewall q inclusive se o cara medir no velocimetro da os 1 mb dele, no meu caso se eu colocar 2 pessoas com 1 mb eles so conseguem chegar a 512k, se eu colocar 4 eles so conseguem chegar a 256k e se eu colocar 10 clientes eles so chegam a 100k e nos outros casos o cara tem 10 clientes de 1mb os 10 se forem no velocimetro mostra q cada um tem 1mb mas na realidade taum navegando a 100k ou ate mais e me disseram q isso tem a ver com o QoS e regras de firewall, link assimetrico ou coisa parecida mas nao achei nada no forum com relacao a isso, pelo menos nao com essas palavras.

Tópicos Similares

1. LInk Dedicado no Mikrotik
    Por Germano no fórum Redes
    Respostas: 9
    Último Post: 02-11-2011, 18:53
  2. 3 link dedicado no mikrotik
    Por firewalk no fórum Redes
    Respostas: 5
    Último Post: 26-07-2008, 06:21
  3. Instalando link full no Mikrotik...
    Por alexgomes no fórum Redes
    Respostas: 6