+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Link assimetrico no Mikrotik

    Eu tenho um link 1mb full da operadora Intelig que passa pelo meu MK e vai direto para meus clientes, minha duvida é a seguinte eu estou vendendo links aos meus usuarios residenciais so q eles estao saindo full tipo se 3 clientes usarem 300k acabou o link como faco para fazer a assimetria na velocidade que vai para os meus clientes e fazer como a velox e outras operadoras fazem e dar apenas 10%, sei q tem alguma coisa a ver com o QoS, sera q alguem poderia me ajudar?

  2. #2

    Padrão

    No MK não sei, mas no Linux, o CBQ tem o item de reserva de banda, ou seja, ele pode usar o nominal dele ou se for o caso, de navegar a 300 kbps e se ficar cheio, ele desce até o valor nominal.

  3. #3

    Padrão

    Amigo no wiik aqui no under tem um passo a passo muito bom segue o link https://under-linux.org/wiki/index.php/Mikrotik seguinte faça controle de banda de p2p definindo uma velocidade pra todos os seus clientes compartilharem pra este tipo de aplicação por exemplo 64kbps, e deixo o restante do link pros demais serviços, depois vc pode definir a velocidade dos clientes um a um se preferir, pode tambem limitar tambem o numero de sessoes tcp, e nao sei se eh o caso habilitar o proxy no mikrotik da uma olhada no link vale a pena

  4. #4

    Padrão

    Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full
    Onde seria o "full"???? Você ter um link de 1 MB "full" dá pra colocar umas 35 pessoas com 300k cada uma.... O próprio mikrotik já trabalha com assimetria... Como já comentado, se está tendo problemas com consumo excessivo de banda, há necessidade de criar algumas regras para deixar filé... Qualquer coisa entra em contato...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Eu nao sei se estou sendo claro ou nao estou conseguindo fazer me compreender, eu tenho um link full e estou distribuindo full mas nao quero pois nao consigo colocar nem 15 pessoas, quero fazer uma assimetria e usar o QoS, entenderam? em outras palavras quero dar 128k aos meus clientes mas nao quero q seja full

    Certo, eu entendo.. esta situacao ocorre porque seu link esta folgado por isto seus clientes esta chegando a banda full.. (otimo) a banda garantida e para situacoes de horarios de picos "aqui e das 10 as 17:00" que tem uma grande quantidade de usuarios utilizando e normalmente ninguem consegue chegar a banda contratada pois o link vai trabalhar cheio. Ai quando o cara for baixar ele nao vai chegar a banda que ele contratou ele vai ligar informando que nao esta chegando aos 256 que contratou e vc vai informar que a banda dele garantida e de x, entendeu? isto e o que as operadas fazem.

    Aqui na empresa usamos um metodo diferente.. garantimos a banda até o nossos servidores, nao garantimos banda para acesso externos pois vc nao vai ter garantia que o servidor de onde ele esta baixando tem banda suficiente pois ele pode ta baixando la do iraque heeheh.... ou a rota pode esta congestionada.. etc e tal e daqui que vc explique..... Neste metodo e so mandar o cliente acessar a pagina da empresa e fazer o teste de velocidade que registra a velocidade que deu no db e pode ser consultado pelo suporte, chegando a velocidade contratada fechamos o chamado.

    Recomendo montar um servidor para priorizar os servicoes essenciais banco, email, navegacao... e claro um bom cache. e ai e so relachar pois a ebt cobra a banda e nao o trafego.

  7. #7

    Padrão

    crie a queue com o ip do cliente
    em limit-at coloque os 10%
    e em
    max-limit coloque o valor nominal

    o exemplo abaixo mostra um cliente com valor nominal de 128k quando tem banda sobrando,, e quando nao tem ele fica nos 10% ou seja 12k



    add name="queue1" target-addresses=192.168.90.22/32 dst-address=0.0.0.0/0 interface=ether2 parent=none direction=both \
    priority=8 queue=default-small/default-small limit-at=12000/12000 max-limit=128000/128000 total-queue=default-small \
    disabled=no

  8. #8

    Padrão

    amigo to usando 1 mb e tenho uns 30 clientes com 128 k uns 3 com 256 e 1 com 450k, ta tudo legal, em media o uso do link fica em 60%

  9. #9

    Padrão

    pelo o q eu entendi o nosso amigo ta passando sem controle de banda pros usuarios todo o link, experimente criar umas Simple Queues no MK

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por undrtkr Ver Post
    pelo o q eu entendi o nosso amigo ta passando sem controle de banda pros usuarios todo o link, experimente criar umas Simple Queues no MK
    Vcs ainda nao entenderam, vou explicar de outra maneira, eu tenho 1mb full q custa 3.900,00 e tenho um cliente de uma lanhouse q eu vendo para ele 1mb por 450,00, qdo ele ta funcionando com a lanhouse ele usa os 1mb todo e eu nao fico com nada, em outras palavras eu to passando pra ele o mesmo link q eu to comprando, eu ja vi pessoas usando mk e eles tem 10 clientes de 1mb, como isso é possivel? me disseram q tem umas regras de QoS q se coloca no firewall q inclusive se o cara medir no velocimetro da os 1 mb dele, no meu caso se eu colocar 2 pessoas com 1 mb eles so conseguem chegar a 512k, se eu colocar 4 eles so conseguem chegar a 256k e se eu colocar 10 clientes eles so chegam a 100k e nos outros casos o cara tem 10 clientes de 1mb os 10 se forem no velocimetro mostra q cada um tem 1mb mas na realidade taum navegando a 100k ou ate mais e me disseram q isso tem a ver com o QoS e regras de firewall, link assimetrico ou coisa parecida mas nao achei nada no forum com relacao a isso, pelo menos nao com essas palavras.

  11. #11

    Padrão

    Bem tah meio complicado tudo que vc explico, mais vamos lah se vc tem um link de 1mb, consequentemente vc soh pode vender um link de 1mb full, porem uma das formas de resolver o seu problema seria:

    - garantir a velocidade apenas dentro da sua rede, exemplo ate seus servidores
    - ter um bom proxy, pode ser no proprio servidor onde roda o seu Mikrotik ou em outro PC dedicado, com bastante memoria e hd SCI
    - efetuar controle de banda de software p2p (kazza, emule, ares) limitando todos os seus clientes pra utilizar a mesma banda pra esse tipo de aplicativo, por exemplo (256kbps)
    - configura um medidor de velocidade em de seus servidores, assim quando seu cliente fizer o teste ele sempre tera o resultado de acordo com a velocidade dele
    - crie regras priorizando o trafego destinado a porta 80, 443, 25 e 110, isso ajuda mais não resolve seus problemas

    Agora eu não gosto de colocar link em clientes de lan house, pq os caras dao muito trabalho, e computador com virus, eh spyware, ai a conexão fika ruim e a culpa eh sempre do provedor, :-) , e outra pra lan house vc deve fazer sempre um preço maior pq eles usam sempre o link no seu limite.

    falow

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cleciorodrigo Ver Post
    Bem tah meio complicado tudo que vc explico, mais vamos lah se vc tem um link de 1mb, consequentemente vc soh pode vender um link de 1mb full, porem uma das formas de resolver o seu problema seria:

    - garantir a velocidade apenas dentro da sua rede, exemplo ate seus servidores
    - ter um bom proxy, pode ser no proprio servidor onde roda o seu Mikrotik ou em outro PC dedicado, com bastante memoria e hd SCI
    - efetuar controle de banda de software p2p (kazza, emule, ares) limitando todos os seus clientes pra utilizar a mesma banda pra esse tipo de aplicativo, por exemplo (256kbps)
    - configura um medidor de velocidade em de seus servidores, assim quando seu cliente fizer o teste ele sempre tera o resultado de acordo com a velocidade dele
    - crie regras priorizando o trafego destinado a porta 80, 443, 25 e 110, isso ajuda mais não resolve seus problemas

    Agora eu não gosto de colocar link em clientes de lan house, pq os caras dao muito trabalho, e computador com virus, eh spyware, ai a conexão fika ruim e a culpa eh sempre do provedor, :-) , e outra pra lan house vc deve fazer sempre um preço maior pq eles usam sempre o link no seu limite.

    falow
    Por favor eu gostaria de saber como eu faco um medidor de velocidade e vc poderia postar aqui essas regras priorizadas das portas 80, 443, 110 e 25, obrigado.

  13. #13

    Padrão

    boa essam, reforço o pedido do amigo acima,

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Por favor eu gostaria de saber como eu faco um medidor de velocidade e vc poderia postar aqui essas regras priorizadas das portas 80, 443, 110 e 25, obrigado.

    Sera que alguem poderia me responder por favor!!!

  15. #15

    Padrão

    Bem as regras no mikrotik de QOS nao sei te fala como faze, agora o medidor segue o link ai Bandwidthmeter - a speed test script

    Falow

    Clecio

  16. #16

    Padrão Link

    Quando faz um download, com o máximo da velocidade de seu link, a quantos KB/s é o download?

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ronaldoklais Ver Post
    Quando faz um download, com o máximo da velocidade de seu link, a quantos KB/s é o download?
    Sempre é o valor do link divido por 8. Quando o link não é dedicado o resultado pode ser um pouco menor.

  18. #18

    Padrão Link

    Ou seja, eu com uma adsl de 1mb faço um download na mesma velocidade que um link dedicado...

    Aqui, com uma adsl de 1mb eu consigo download a 100~110KB/s.

    Tenho ultimamente tentado intender o porque do alto custo de um link dedicado, sendo que uma adsl é em torno de 1/6 do valor do dedicado.

    Ambos são contratados em Kbit/s... e mesmo sendo uma baixa porcentagem de garantia da velocidade, estou tendo em torno de 90% da valocidade contratada.

    Com a adsl da BrasilTelecom, ainda não tenho problemas com cota mensal de tráfego e nem limite de conexões, é muito mais viável contratar várias linhas à pegar um link dedicado..

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Sera que alguem poderia me responder por favor!!!
    Ja tentou utilizar o Busrt no queue? Como que funciona? Um exemplo: aqui tenho um cliente que tem 512k de banda durante os primeiros 10segundos de acesso a uma determinada pagina/arquivo após os 10s a conexao dele baixa para 300k... aqui no forum tem algo explicando a respeito do bust basta pesquisar.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por klemensonleal Ver Post
    Ja tentou utilizar o Busrt no queue? Como que funciona? Um exemplo: aqui tenho um cliente que tem 512k de banda durante os primeiros 10segundos de acesso a uma determinada pagina/arquivo após os 10s a conexao dele baixa para 300k... aqui no forum tem algo explicando a respeito do bust basta pesquisar.
    Vou tentar achar mas preciso do nome correto!!!!! bust, busrt ou burst????