+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Saber configurações de cor ?

    Ola, gostaria de saber, se para uma pessoa realmente "saber" linux, ela precisa saber configurar um proxy, um ftp, nfs, etc de cor, ou é normal precisar na maioria das vezes, recorrer a algum tutorial ou manpage. Por exemplo, se eu for contratado para trabalhar em uma empresa, com Admin de Redes, eu precisarei saber configurar os servidores e seus serviços, sem ter que recorrer a tutoriais da internet ?...

    Agradeço pela atençaõ...

    []s...Renato

  2. #2

    Padrão

    cara...ninguém conhece tudo.
    Existe uma série de conhecimentos básicos que qualquer empresa espera que um sysadmin possua, entre eles os que você citou acima, mas é impossível saber tudo que vai ser necessário na infra-estrutura de uma empresa, de forma que pode sim ser necessário procurar ajuda em tutoriais e etc, mesmo porque parte do trabalho de um sysadmin muitas vezes escapa do arroz-e-feijão do "configura ftp, configura apache, configura, configura.". Na minha opinião o mais importante é possuir conhecimentos básicos sólidos e ter habilidade/vontade de aprender e de pesquisar quando necessário, e as vezes inclusive ser capaz de muitas vezes "ir as fontes e aos fontes".

    Essa é talvez a principal caracteristica do mundo opensource, a disponibilidade de informação, onde quase sempre é possível entrar em contato até mesmo com os desenvolvedores de determinado software para tirar dúvidas, ou em casos até mesmo examinar e corrigir códigos-fontes, já que no mundo do software propietátio o mais comum é chamar a equipe de suporte (paga) e se virar. Ou vc já viu apostila gratuita na internet de oracle? e de postgres?

  3. #3

    Padrão

    Eu concordo plenamente... eu pego como exemplo os advogados, vc acha q eles sabem todas as leis, todas as defesas que eles podem fazer, ou algo do genero?? claro q nao... estao sempre com um livro na mao... pesquisando na internet por situaçoes parecidas... etc, vejo isso sempre ( meu irmao é advogado ).

    Com a gente nao pode ser diferente... sao muitas regras... muitos detalhes e nao vejo problema algum em estar sempre recorrendo a algum tutorial... internet... amigos.

    Acho q voce tem q ter um conhecimento sólido sobre a funcao de um sysadmin... e procurar estar sempre em processo de crescimento, aberto às críticas, disposto a aprender..... nao importa se pra isso vc vai precisar ou nao pesquisar algum tutorial na net...

    Acho q é isso...


    vlw

  4. #4

    Padrão

    Depende. Para manjar de GNU/Linux, tu tem que manjar de sistemas operacionais em si. Você tem que ter o conceito de kernel, saber como ele funciona, saber como aplicativos utilizam suas funções para rodar, saber administrar o sistema bem, sem pagar pau para saber o tamanho de um arquivo. E sinceramente? Eu acho que qualquer pessoa que programa bem em shell-script gabarita a LPI-I e LPI-II.

  5. #5

    Thumbs up

    Caro amigo ........
    Eu concordo com tudo que foi escrito acima.
    O Linux em termos de servidores é imbatível comparando com o Windows.
    E agora com o Windows Vista, a coisa deu guinada estranha até para a Microsoft.
    Parece que a Microsoft deu um tiro no pé.
    Afinal , ela precisa de uma configuração de máquina potente, coisa que o Linux tira de letra.
    Pesquise e vc verá que isso é estranhamente verdade.
    Não existe nenhuma distro Linux melhor do que outra. Cada uma se encaixa no que vc acha que mais se afina ...............
    E olha que o que tem de distro Linux por aí se encaixando no que vc mais se adapta, é uma festa ..................
    Um grande abraço ...................