+ Responder ao Tópico



  1. #1
    diogotrc
    Visitante

    Padrão Montei meu provedor. Eis alguns comentários:

    Pessoal,
    Finalmente meu provedor ficou pronto pra distribuir sinal, porém percebi algumas particularidades.
    Antes vamos ao hardware que tenho:

    Mikrotik rodando lá pertinho da torre ligado a 3 paineis de 120º da marca OIW de 16dbi, cada uma plugada com menos de um metro de cabo a uma plaquinha D-Link G520 configurada pra 23dbm de tx power.
    Placa mãe Soyo Dragon KT400 coim Athlon 2000+ e 512MB de ram, hd de 80GB pra fazer cache do proxy.

    Peguei um notebook pra testar o sinal, fiquei surpreso por conseguir captar o sinal no pé da torre, sendo que meus painéis estão praticamente retos com o horizonte, não tem inclinação pra baixo. Isso a 20mts de altura!!! O que acham disso? Normal? Consegui conectar e navegar numa boa a menos de 50 metros da torre.

    Depois dei uma volta com o notebook, que estava funcionando apenas com sua wireless interna, sem nenhuma antena externa. Fui ao fim da rua, coisa de 200mts da torre, peguei o sinal excelente!

    Depois, ainda com o note sem antena externa, fui a algumas ruas de distância da torre, onde não tinha mais contato visual com a mesma, deveria estar a uns 800mts da torre, mesmo assim consegui captar o sinal e conectar. Hora abria página, hora não, mas pela distância e por não estar com antena externa, até que gostei.

    Amanhã devo colocar algumas antenas externas pra ver o que acontece.

    Gostaria de saber a impressão de vcs sobre o meu trabalho.

    Muito obrigado!

  2. #2

    Padrão

    normal isso, eu com um ap desses kodama e um divisor 1 pra 2 saidas e uma antena oiw omni de 8 dbi e uma setorial de 12 dbi. pego sinal no meu not em 800 mt e navegação na boa, com visada é claro, minha torre ta em um morro alto aqui, minhas antenas estao retas ou seja, nada inclinadas. ja peguei sinal da omni a 750 mts e sinal entre 40 e 45%. ta tudo blz. um dos fatores é fazer os cabos certinhos, fazer a coisa bem feita.

    e mais, depende muito de notebook pra notebook. o meu tem chiset atheros, mas ja vi not iguais ao meu com chipset broadcom. o meu eu adoro. Acer 3102WLMI

  3. #3

    Padrão

    Poste umas fotos ai pra a gente ver...

    Parece que seu trabalho saiu bom!

    Nota: notes com chipset Atheros geralmente tem bom desempenho, alem do mais vc setou a 23db...

  4. #4

    Padrão

    o amigo, como vc setou os canais de suas antenas, pois colocasse 3 de 120, vc usou os mesmo canais? ou diferentes, e as sssid vc usou a mesma em todos?

  5. #5
    diogotrc
    Visitante

    Padrão

    Vou postar as fotos sim
    Usei canais e ssid diferentes para cada antena

  6. #6
    diogotrc
    Visitante

    Padrão

    Não sei se necessáriamente significa que minha rede esteja forte, mas mandei fazer scan e meus paineis estão encontrando redes a instaladas a mais de 20km de distância!!!

  7. #7

    Padrão

    Seu espectro é poluido? ou seja, tem provedores por perto? se nao tiver é muito normal a captacao a essa distância!

  8. #8

    Padrão Muito bom trabalho

    Bom dia pessoal ,


    Estava olhando a estrutura do nosso amigo, uma excelente estrutura, hj em dia os provedores estão usando bastante essa solução de linuxap.
    Mais quanto a qualidade de sinal e tudo parece que está excelente de acordo com o que vc nos passou ai, com certeza seus clientes vão ter um excelente serviço, sem dúvidas.
    Parabéns, muito bom trabalho.

  9. #9
    Leonardo Brazilian Sat
    Visitante

    Padrão

    Bom dia amigo!

    A principio esta ótimo sua motagem, mas faça teste com antena externa em maiores distancias.
    Poste resultados.


    Abraços.

  10. #10
    diogotrc
    Visitante

    Padrão

    Olá pessoal,

    Bom, antes eu achava que meu ambiente era limpo, mas não é tão limpo assim, existem alguns provedores, porém, dei a sorte de estar sozinho nos canais

    Eu deveria ter montado uns kits hoje, mas não foi possível por conta da chuva, não tive como testar distâncias maiores.

    Pretendo utilizar placas D-Link G510 em todos os clientes, mesmo que perto. Quero manter um nível de serviço bem alto.

    Também deveria ter tirado umas fotos hoje pra mostrar aqui, mas a chuva, sempre ela, me atrapalhou.

    O bom é que Aqui no Planalto central praticamente não chove entre junho e setembro!
    hehe

    Hj, em meus testes com o notebook, percebi um problema, estava implementado a segurança, como amarrar mac x ip (to usando hotspot), bloquear o firewall para acesso externo, bloquear alguns sites com vírus ou spyware. Quando aplico todas as regras, sempre dá erro 404, não tá pedindo nem autenticação.
    Verei o que está acontecendo, restaurei o backup e voltei para as configurações mínimas, onde estava funcionando. Mas se alguém já tiver idéia do que possa ser, agradeço muito.

  11. #11
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Talking

    Diogo, primeiro
    esses paineis da OIW, sao bons? pelo que voce me falo parece que sim, mas na realidade ai, eles tem aparencia de ser profissional?

    e quanto ao seu hotspot,
    simples,
    em
    Hotspot > Servers > Profiles

    no profile do server, tem
    DNS NAME: coloca ,
    'provedor.com.br' , sem os ' '
    e em proxy coloca o endereco ip do pc que voce ta rodando o web proxy caso seje o pc la na torre poem o ip dele e a porta que ta o webproxy , sugiro que deixa na 3128 mesmo.
    verifica a regra nat se ta ok.

    em IP Pool do profile coloque NONE, pra ele capturar tudo tambem.

    poste resultados.