Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Sonho de rede sem fio

    vou montar um provedor num garimpo... DENTRO DA FLORESTA AMAZONICA...e lá nao tem essa de fiscalizacao... fica no meio da amazonia mesmo..... entao meus caros colegas..... preciso de umas informacoes... como por ex. quero colocar um provedor e meus clientes acessem de qualquer lugar sem essa de ter que instalar um kit c/ antena grade e etc...

    o sonho é o seguinte:

    quero chegar no cliente... e instalar uma simples placa ou cartao e pronto.... sem essa de passar cabo.. colocar antena no telhado... etc... existe alguma solucao parecida???

  2. #2

    Padrão

    ta , mas acredito que morem em casas, ou todos tem notebook,se nao tiverem notebook e dificil que com simples placas pci consiga fazer funcionar, pelo fato que o notebook a antena fica mais esposta e vc pode mexer para direcionar, memso assim nao e tao facil.
    qual a distancia que vao estar seus clientes da tua base.
    Ou vc pode ter um kit com antena incluida tipo um access point com antena e so,leva o cabo de rede, ja leva configurado e so instalar e pronto.

  3. #3

    Padrão Sonho De Rede Sem Fio

    cara,

    passei 5 dias na Grecia, e lá eu acessava internet sem fio mesmo.... nao tinha nada de fio....... nem essa de antena grade...etc.... por dificuldade no idioma, nao consegui saber como funcionava e meu enterprete nao sacava nada de rede.... so te posso afirmar uma coisa.... - com o note do meu enterprete, rodei quase todos os pontos da cidade e navegando numa boa.... te garanto outra... nunca vi internet tao rapida.... nem com meu link aqui de 4mg e eu sozinho nele, nao bate a velocidade de la.... assistir filme, tv, etc... e em nenhum momento cortou ou ficou lenta.... era so da enter e ja comecava.... é incrivel..... e como sei que nao dispomos dos backbones europeus..... eu so tou querendo montar nesta cidade o sistema de rede sem fio parecido c/ o de lá......... por isso coloquei neste forum.... esta questao.... SONHO DE REDE SEM FIO..... ei.... alguem sabe que como é esta rede?? é o tal de WINMAX???? MMDS??? etc.....

  4. #4

    Padrão

    ta ,mas nao sei se e no mesmo lugar aonde vc tem o sistema com wds, mas vc salientou o cliente nao quer gastar, com ese conceito acho que nenhuma rede desas vai funcionar direito, pra realizar ese sonho tem que envestir em equipamentos mais profisionais. Mas vc pegaba bem dentro de casa tambeim, se assim debe ter muitos host espalhados pela cidade, a comunicacao entre eles pode ser por fibra, ou outro meio mais rapido que o wi-fi, o wi-fi e so para o cliente final.
    vc entraba com que notebook tem certeza que era rede wi-fi.

  5. #5

    Padrão

    poderia ate seer uma placa 3G e ele usaba ar ede de celular, so pode. Ahi vc nao tem chances aqui, mal funciona o gprs pra navegar, e depois a conta ven uma paulada.

  6. #6

    Wink ?????????????????????

    vc esta confundido os topicos....

    1) tenho um provedor em santarem...... uso equipamentos em varias configuracoes

    2) vou montar um outro provedor...... numa cidade proxima daqui...porem la quero usar o que ha de melhor.........

    3) na grecia, acho que nao era via 3G, pois o note nao tinha nenhum cartao pcmcia.....

  7. #7

    Padrão

    a ta agora sim, eu tava confundindo. mas se vc esteve com a tecnologia na suas maos e nao expeculou, nao mexeu no notebook do cara, era o minimo que eu faria.volta la e pergunta.

  8. #8

    Padrão

    Rapaz, pra colocar uma plaquinha pci no pc do cliente usando apenas a anteninha vc vai precisar por um amplificador de 10watts ou mais pra cobrir uma parte da cidade.

    Na Europa 5, 6 ou mesmo 20 mb nao é sonho, é realidade visivel, onde no Japao ja se pode usar 100mb.

    Aqui onde moro existe o sistema da Claro e Vivo, operando a CDMA 1x e GPRS vc sai a qualquer lugar e tem sinal a uma velocidade de 128kbps a 2mb, mas essas empresas investem altissimo em tecnologia.

    Wimax so pra operadoras de grande porte no momento que tem muito R$ pra investir... mas sonho é sonho, Alem domais a Anatel nao permite grandes voos nessa area ainda pra nós meros mortais.

    Sorte sua nao ter fiscalizacao aí... Aqui é cagar fora e os homens chegam.
    Última edição por Pedro0278; 08-04-2007 às 22:12.

  9. #9
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    http://image.aving.net/img/2006/05/1...ll_wibro_2.jpg

    Isso já o Wimax dá Coréia, o WIBRO.
    SEM VISADA NENHUMA!!!
    http://image.aving.net/img/2006/05/1...ll_wibro_4.jpg
    REPAREM NA FREQUENCIA!!
    Última edição por marcelomg; 08-04-2007 às 23:13.

  10. #10

  11. #11
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Muito bom!!!
    A japa melhor ainda hehe.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    A japa melhor ainda hehe.
    OFF TOPIC: Nao gosto das japas, elas sao muito brancas, sou chegado a uma corzinha

  13. #13

  14. #14

    Padrão

    Rapaz, tem provedores em dificuldades pra comprar APs decentes imagine um armário desses...

    Isso ai deve custar uma fortuna...

  15. #15

    Padrão Voltando aos primórdios do tópico...

    Eu tentaria uma rede MESH, usando rádios com AProuter (acima da versão 6, com suport a mesh) setados em 400 mW ( ou a potência necessária).

    Padronizaria uma adaptação do tal rádio em uma caixa pequena (aquí, temos umas hermética de alumínio fundido 30 x 30 cm), e 1 antena ohmni (tipo 15 Db) fixada direto na caixa, com o conector para dentro da mesma.

    Distribua nos pontos que quizer cobrir, lembrando que quando necessário ampliar, bastará ir instalando mais "repetidoras' - uma vez que todas usarão a mesma frequência.

    O único detalhe é que, acredito que os clientes terão que usar AProuter também.
    É possivel implementar o protocolo OLSR (usado pelo mesh do AProuter) nos drivers wireless das placas PCI convencionais e notebook, mas ainda não conheço algo parecido...
    Ficaria perfeito! Realmente, seria um sonho.

  16. #16

    Padrão acho que descobri....

    recebi agora a pouco um e-mail do meu guia na grecia..... ele disse que é uma rede a 2.5..... existe isso??? 2.5Ghz???

  17. #17

    Smile gostei.....

    MARCELOMG......


    que rede é essa??? onde tem esta central??? valor???? etc.... enfim tudo o que for possivel p/ chegar na fonte.......

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por w4rh4ck3r Ver Post
    Eu tentaria uma rede MESH, usando rádios com AProuter (acima da versão 6, com suport a mesh) setados em 400 mW ( ou a potência necessária).

    Padronizaria uma adaptação do tal rádio em uma caixa pequena (aquí, temos umas hermética de alumínio fundido 30 x 30 cm), e 1 antena ohmni (tipo 15 Db) fixada direto na caixa, com o conector para dentro da mesma.

    Distribua nos pontos que quizer cobrir, lembrando que quando necessário ampliar, bastará ir instalando mais "repetidoras' - uma vez que todas usarão a mesma frequência.

    O único detalhe é que, acredito que os clientes terão que usar AProuter também.
    É possivel implementar o protocolo OLSR (usado pelo mesh do AProuter) nos drivers wireless das placas PCI convencionais e notebook, mas ainda não conheço algo parecido...
    Ficaria perfeito! Realmente, seria um sonho.
    Isso mesmo, eu tbem ja pensei em fazer isso mas me falta coragem, hehe. sabe o novo sempre gera medo, mas o certo mesmo é inovar, pra informar, os clientes nao precisariam utilizar aprouter nao, por exemplo pra que tem not, tem um progrma que gerencia, pra quem usa pci tbem, e pra onde for AP dai o certo mesmo seria usar ap router.

    Lembrando que,

    com o mesh vc pode usar com até 8 loops ou seja passando por 8 pontos, mas na pratica o que realmente funciona é em ate 3 pontos. lembrando tbem que cada cliente tbem sera transmissor, ou seja ficara uma cobertura bem legal, mas tem muitos pontos a serem vistos, por exemplo. nada de colocar antenas com grandes ganhos, pois os notebooks pegam a cerca de 500 mts no max (ha excessões). e a questão da segurança tbem, tem coisas ainda a serem vistas, com qualidade de serviço, escolha da melhor rota baseada em N fatores, limite de trafegos entre os AP, pois funciona quase que como WDS a grosso modo.

    Minha opinião? Mesh será digamos que a salvação para nós provedores quando chegar o wimax, e temos que correr para colocar em pratica isso antes.

  19. #19

    Padrão

    Redes wimax usam 2.5GHZ, aqui no brasil estao por homolgar esa faixa, ja que ele pertence ao MMDS, mas em alguns paises ja e usada.

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    recebi agora a pouco um e-mail do meu guia na grecia..... ele disse que é uma rede a 2.5..... existe isso??? 2.5Ghz???
    Existe sim meu caro... me perdoe se e estiver enganado, mas vc esta associando o tipo de rede com o tipo "2.5"? 2.5 é apenas a frequencia... tem 5.8ghz a que comumente trabalhamos é de 2.4 entende? e ate ja ouvi falar em 90ghz...