+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Pelo IP vai, pelo netbios não

    Tenho dois micros com Ubuntu 6.10, 1 funciona bem o outro funciona +/-....

    Nesse que não tá OK (micro1 10.0.0.10), o micro não aparece no grupo de trabalho, se digito no explorer do windows \\micro1 da erro q não foi encontrado, mais se digito \\10.0.0.10 abre os compartilhamentos.

    As configurações são as mesmas nas 2 maquinas...

    Alguma dica?

  2. #2

    Padrão

    Geralmente isso acontece quando o Samba não está configurado para resolver nomes NetBIOS. Para configurá-lo para tal, habilite a opção wins support.


    Abraços!

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xstefanox Ver Post
    Geralmente isso acontece quando o Samba não está configurado para resolver nomes NetBIOS. Para configurá-lo para tal, habilite a opção wins support.


    Abraços!
    Ja tinha tentado isso, mais não resolveu

    Mais obrigado pela tentativa

  4. #4

    Padrão

    Certifique-se que as máquinas clientes estão configuradas para resolver os nomes netbios pelo seu servidor SAMBA e certifique-se também que ele está criando o arquivo wins.dat com o mapa de quem é quem.

  5. #5

    Padrão

    Cara, além disso tem outro teste que vc pode fazer, isso já aconteceu comigo também, o samba tem dois daemons, o SMBD(que todo mundo conhece) e o NMBD, se não me engano é esse cara que resolve os nomes netbios, então vê se ele está rodando com um # ps -a |grep nmbd, ou então um simples #top mesmo, valeu, espero ter ajudado.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    Cara, além disso tem outro teste que vc pode fazer, isso já aconteceu comigo também, o samba tem dois daemons, o SMBD(que todo mundo conhece) e o NMBD, se não me engano é esse cara que resolve os nomes netbios, então vê se ele está rodando com um # ps -a |grep nmbd, ou então um simples #top mesmo, valeu, espero ter ajudado.
    Aparentemente com o samba ta tudo OK.
    Nos meus testes descobri uma mensagem de erro no apache que me levantou uma suspeita, ai fiz uma modificação e passou a quase funcionar...

    Numa maquina com o Ubuntu 6.06 o conteudo do arquivo /etc/hostname é apenas "servidor2", nessa maquina q ta dando problema roda o Ubuntu 6.10 e o conteudo do msm arquivo era "servidor1", mudei esse ultimo para "servidor1.localhost" e passou a ser possível acessar os compartilhamentos dessa maquina atraves de uma estação windows pelo "\\servidor1", porem continua não aparecendo no grupo de trabalho...

    O engraçado é que na maquina com ubuntu 6.06 funciona direitinho sem o ".localhost"...

    Com certeza é alguma configuração, mais ainda não descobri oq é...

    E respondendo sua pergunta: Sim, ambos os deamons estão rodando (smbd e nmbd)

  7. #7

    Smile dica importante

    essencial essa informaçao, ja que os daemons estao rodando corretamente, lembro agora que no esquema que uso de servidor samba PDC, quando eu crio usuario no rWindows o "documents and settings" do cara fica nesse formato:

    laedrus.RSS

    sendo que RSS e o nome do "dominio" ou workgroup da minha rede, acho que a configuraçao que voce fez, apontou sua maquina para o workgroup "localhost", tente trocar esse localhost, pelo grupo de trabalho usado, geralmente eh isso que acontece quando se tem algum probleminha entre maquinas windows em workgroups diferentes, pode nao enxergar no WE, mas se digitar \\maquina enxerga direto, bom, faça esse teste que acho que está bem perto do sucesso, e poste o resultado, agora fiquei curioso, valeu!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Laedrus Ver Post
    essencial essa informaçao, ja que os daemons estao rodando corretamente, lembro agora que no esquema que uso de servidor samba PDC, quando eu crio usuario no rWindows o "documents and settings" do cara fica nesse formato:

    laedrus.RSS

    sendo que RSS e o nome do "dominio" ou workgroup da minha rede, acho que a configuraçao que voce fez, apontou sua maquina para o workgroup "localhost", tente trocar esse localhost, pelo grupo de trabalho usado, geralmente eh isso que acontece quando se tem algum probleminha entre maquinas windows em workgroups diferentes, pode nao enxergar no WE, mas se digitar \\maquina enxerga direto, bom, faça esse teste que acho que está bem perto do sucesso, e poste o resultado, agora fiquei curioso, valeu!
    Não ta configurado dominio nas maquinas Windows, apenas WORKGROUP, nos usuarios do windows não tem nenhum ".dominio" ou algo do genero, apenas o login msm.
    E tbm não explica o outro servidor funcionar perfetamente

    Dante