+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up Antena 31dbi - P-V/H

    Olá a todos,
    alguem saberia como posso trabalhar com polarização horizontal nas antenas de WLL-150 31dbi da Zirok 2,4ghz?
    tenho 2 aqui e preciso fechar um ptp, pq um concorrente tem um ptp com elas já e preciso mudar a polarização além dos canais...
    Outro detalhe, o ponto que ira receber o link vou usar a mesma torre que o concorrente tem elas (hehe.. torre de televisão), até que distancia eu poderia colocar para nao interferir uma a outra?

    se alguem souber.. poste ae...
    Última edição por Cybervix; 16-04-2007 às 10:41.

  2. #2

    Padrão

    tente deixar com aproximadamente 4 m de distância.
    veja em que canal está a antena dele.( canais que não se sobrepoem: 1,6,11)

    Para sabe a polarização dele, verifique a posição que está o alimentador da antena dele (alimentador é aquela peça que sai o cabo coaxial) ai vocÊ coloca o inverso.

    é importante vcs conversarem para não usarem amplificador nem usar rádios com 200-400mw senão os 2 vão ser prejudicados.

    ...a título de curiosidade, a que distância está esse seu p-t-p???
    não vá pensando que essas antenas irão fazer milagres!
    se for o caso, seria melhor vc usar rádios em 5.8

  3. #3

    Padrão

    ja falei isso com ele no messenger, essas paradas de 50km é so pra equipamentos muito balas como long range

  4. #4

    Padrão

    Distancia 49km,
    Concerteza essa distancia, é para 5,8.
    é pq tenho aqui 2 zirok 31dbi 2,4 só para teste mesmo.

    Meu concorrente fechou com 2 WLL-150 2,4ghz com 2 AP KODAMA 400mw...
    se quiserem posto as fotos como já mostrei para TUX...

  5. #5

    Padrão

    mais duvid muito esse enlace passar 500kbps muuuuuuuuuuuuuuuuuito dificil,
    ja fechei um de 34km com ptx36 e senao e so deu 300kbps nada mais que isso dava pra 5 clientes uahahu o cara que eu fiz o serviço perdeu a cidade com um tempo pq num quis investir.

    ahh isso você pode trocar o defletor por um em 5.8 e usar longe range ou airaya que deve fechar isso ai, o seldomar postou aqui que tem um com 67km com essas antenas e mp11a
    Última edição por tuxbrasil; 16-04-2007 às 15:21. Razão: estrutura em 5.8

  6. #6

    Padrão

    fazer enlaces em 2.4 é loucura.

    quando se está começando um provedor e sem concorrencia até vai........ mas quem ja ta no mercado e com concorrencia, não tem jeito! precisa investir em infra-estrutura.

    bom..... isso pra preservar o nome, qualidade e principalmente clientes q é = $$$

  7. #7

    Padrão

    enlance em 2,4 vai depender de distância, quantidade de clientes, potêncial de crescer a rede de onde para o enlace.

    2,4 da até pra uns 15 clientes simutaneos caso feito com radios tipo swl3300 por exemplo passou disso recomendo migrar para ovilink se quiser gastar um pouco mais e uma qualidade maior muda para airaya e se a distância for muito grande para long range e fica tudo certinho e funcionamento garantido sem dor de cabeça

  8. #8

    Padrão

    Usar a mesma torre que concorrente é muito complicado. Eu uso aqui e o resultado ta na minha assinatura, duas denuncias p/ Anatel em menos de 6 meses. Felizmente tava 100%, foi só o transtorno, mas de qualquer maneira, é bom abrir o olho e conferir cada um dos teus equipamentos se é homologado p/ não correr riscos.
    Interferência vai ser um problema sério, pois possivelmente cada um de voces possui uma antena omni e uma direcional (isso no mínimo). Aí, já serão quatro canais e os unicos que nao se sobrepoe sao o 1, 6 e 11. Como o Tux disse, 50km em 2.4 é perder tempo, pois mesmo que feche enlace não terá qualidade suficiente p/ utilizar ele. Eu iria direto p/ 5.8 e nem perderia tempo alinhando antenas de 2.4 p/ retirar depois. E ainda reduziria a interfeência nesta torre.

  9. #9

    Padrão

    Mas meu metodo principal é esse.... tenho aqui jogas 2 WLL-150 só alinho elas e troco o dipolo (R$ 80,00), ai pronto... antenas 5,8ghz...
    mas primeiro quero fechar em 2,4....
    vou tentar...

  10. #10

  11. #11

    Padrão

    funciona isso de só trocar o dipolo?

  12. #12

    Padrão

    Ja tem no mercado dipolos fabricado para colocar em algumas antenas como essa zirok de 1,5m, para parabolicas de 1,8m etc...
    o dipolo tem que ser homologado