+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Varios mikrotik e um controla.

    Queria direcionar todos os mikrotik das torres para um mikrotik CENTRAL,
    para não precisar criar faixas de redes nos mikrotik's das torres .

    CENTRAL - criar os ip address, nesse mikrotik.


    Torre1 - esse mikrotik pegaria os ip's address do mikrotik central.
    Torre2 - esse mesma coisa
    Torre3 - esse mesma coisa .

    Alguem pode me dizer se tem como fazer isso ?
    Obrigado

    Herbert

  2. #2

    Padrão

    Basta fazer as configurações na central tipo:

    Crias as faixas de ips, o tipo de autenticação o nat, e depois nas torres 1, 2 e 3 vc precisa colocar como bridges e na rota default especificar que o seu gw é o ip do mk central..

    Qualquer coisa tamos ai.


    Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    Queria direcionar todos os mikrotik das torres para um mikrotik CENTRAL,
    para não precisar criar faixas de redes nos mikrotik's das torres .

    CENTRAL - criar os ip address, nesse mikrotik.


    Torre1 - esse mikrotik pegaria os ip's address do mikrotik central.
    Torre2 - esse mesma coisa
    Torre3 - esse mesma coisa .

    Alguem pode me dizer se tem como fazer isso ?
    Obrigado

    Herbert

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Basta fazer as configurações na central tipo:

    Crias as faixas de ips, o tipo de autenticação o nat, e depois nas torres 1, 2 e 3 vc precisa colocar como bridges e na rota default especificar que o seu gw é o ip do mk central..

    Qualquer coisa tamos ai.
    E é só!
    Para melhorar isso, fica como sugestao fazer o controle de banda e de p2p no mikrotik que está recebendo a conexao do cliente, ou seja, na torre. No mikrotik central, vc faz outras funcoes, como dhcp, hotspot e etc, se for utilizar. Sugiro fazer o controle de banda e de p2p já na torre, pq o trafego do seu cliente já chegará "filtrado" no seu servidor. Isso reduzirá bastante o tráfego entre seus pontos de acesso e no caso de alguma maquina de cliente com problema (virus, netbios, etc), vc não irá sobrecarregar sua rede.
    Sou favorável a fazer o controle de banda o mais próximo possível do cliente. Nos meus clientes que usam bridge, por exemplo, já faço o controle na casa dele mesmo e não tenho tido problemas com maquinas com virus ou coisas assim.

  4. #4

    Padrão Simple queue

    Estava fazendo os teste e funcionou blz, Só tem um porem o simple queue não limita o cliente no mikrotik da torre . somente no da central ...
    Herbert

  5. #5

    Padrão

    Deve ser pq ele está como bridge e no mk central vc tem nat habilitado.

  6. #6

    Padrão

    meu sistema tb esta dessa forma, mas eh como foi dito, tb sou a favor de limitar banda do cliente na torre, mas tem um detalhe, o mais importante eh usar cartao de memoria flash nas torre, se nao qualquer raio ou coisa parecida, e ja era os dados dos clientes....rsss estou usando o sistema em bridge e tenho um servidor central q faz autenticacao hotspod, dhscp, e etc...mas estou querendo passar a autenticar os usuarios pelo hotspod na torre e tb limitar a velocidade de la msm, como foi dito realmente isso da uma diferenca muito grande para os clientes... mas lanco aqui uma duvida, como faço pra ativar o hotspod no mikrotik q esta na torre como bridge, para naum cair 2 autenticacao pro cliente, o da torre e o do servidor central?
    Última edição por romeubisso; 24-04-2007 às 09:22.

  7. #7

    Question

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Deve ser pq ele está como bridge e no mk central vc tem nat habilitado.
    Então devo fazer NAT nos mikrotik's das torres, que daí consigo limitar os clientes nas torres e não no mikrotik da central ..

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Herbert Ver Post
    Então devo fazer NAT nos mikrotik's das torres, que daí consigo limitar os clientes nas torres e não no mikrotik da central ..
    fazendo nat no mikrotik das torres, as rotas iram apontar o gateway no servidor central, caindo assim na hotspod do servidor central, sendo q na torre ja tem hotspod abilitado, como resolvo isso? 2 autenticacao pro cliente num da neh...rss