+ Responder ao Tópico



  1. #1
    josemarbarone
    Visitante

    Post Particionamento com fdisk (dificuldade)

    Olá pessoal..

    Eu tenho uma grande dificuldade com o particionador fdisk... ele me assusta bastante..

    Preciso de um tutorial completo que ensine sobre ele, desde o princípio até as configurações avançadas.. se alguem puder ajudar, ficarei grato!

  2. #2

    Padrão

    já que não tem experiência com o fdisk, use o cfdisk..

  3. #3
    josemarbarone
    Visitante

    Arrow

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    já que não tem experiência com o fdisk, use o cfdisk..
    Então Luciano, eu sei que o cfdisk é bem mais fácil, mas esta não é a minha intenção já que eu quero prestar futuramente a prova da LPI e lá eles não perguntam nada sobre o cfdisk e sim somente o fdisk...

    tenho dúvidas também sobre o que vem a ser exatamente Unidades lógicas, primárias e estendidas.. eu até sei o que é isso, mas gostaria de me aprofundar melhor

    []'s
    Josemar

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    o fdisk nao tem nda de muita dificuldade nele....

    por exemplo para particionar algum hd
    de fdisk /dev/hdx

    dae se vc digitar a opcao "h", ele ja lhe mostra
    todas as opções disponíveis para você....

    como criar, excluir, alterar o tipo da partição... salvar e tudo mais
    agora caso você queira ter alguma informação mais completa... acho que
    o melhor mesmo seria vendo o man do fdisk (man fdisk).... mais completa
    que akilo será dificil....

    qq coisa da um toke ae...inte...

  6. #6

    Cool equeiroga

    Amigo,

    Nesse link Guia do Hardware | http://www.guiadohardware.net tem um tutorial do Carlos Morimoto sobre instalação do kurumin. Ele faz uma descrição legal sobre unidades primárias e extendidas. Dê uma lida e veja se ajuda

    Já encontrei outros textos na internet que traziam informações diferentes, mas prefiro acreditar no Morimoto.

    Quanto ao fdisk, tô com o ruffus. "man fdisk", dificilmente vc acha algo melhor que isso.