Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Balanceamento de Link

    Oi Galera da Underlinux.

    Tenho um servidor rodando Conectiva 10 que roda o Monmotha´s firewall (script para iptables) modificado, servindo de Firewall e NAT para 150 clientes que conectam via Wireless com um link de 2M Telemar. Como o provedor esta crescendo, compramos mais um link de 2M, mas da Embratel. Qual seria a melhor solução para "adaptar" este link na rede? Ja tentei alguns tutoriais de balanceamento, mas o por causa do firewall não consegui implementar. Qual seria a melhor solução para o meu caso?

    Obrigado ae pela atenção desde já

  2. #2
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    olha ate hj eu nunca consegui e vi algum falar e mostrar como fez


    por se tratar de 2 operadoras diferentes creio que seja difícil quando é da mesma operadora sem problema fácil agora no seu caso crio que não seja possivel
    todas as soluções que tentei nunca tive 100% de resultados bons
    alguns funcionou mais msn cai jogos online tb
    é triste

  3. #3

    Padrão

    Cria redes diferentes e seleciona quais clientes irão sair por cada link, acho que ;e a melhor maneira. Eu faço assim, mas no meu caso a realidade é outra (um full e um adsl).

  4. #4

    Padrão Rotas

    Defina rotas meu caro ex:

    sites,msn e e-amails - link1
    o resto no link2

    ou faça da seguinte maneira:

    faixa de clientes x = link1
    faixa de clientes y = link2

  5. #5
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    Defina rotas meu caro ex:

    sites,msn e e-amails - link1
    o resto no link2

    ou faça da seguinte maneira:

    faixa de clientes x = link1
    faixa de clientes y = link2
    opa
    vc poderia passar como fazer esta definição de rotas ???

  6. #6

    Padrão Balanceamento de Link

    Obrigado pela resposta .. é pelo jeito vou ter que fazer isso mesmo alguns clientes num link e o resto no outro ..... Se alguem tiver mais alguma ideia como balancear agradeço ..... E se o balanceamento for no roteador .. uso dois ciscos 2500 e 2600 ?????!!!!!
    Última edição por fitamg; 18-04-2007 às 09:39.

  7. #7

    Padrão

    no roteador nao vai dar nao, pois sao operadoras diferentes, se fosse a mesma, eles fariam pra vc, sem vc se encomodar, qto ao balanceamento pelo iptables, eu ja usei e funcionou, mas era para uma empresa soh, nao era provedor a radio, abrimos um provedor agora, faz uns 20 dias, e vamos balancear o link tb... pela logica deveria funcionar, mas como o noso colega falou q tentou, mas o msn ficava caindo, ai tenho q testar mesmo, pois ele pode ir hora para um, hora por outro.

    Acho q o melhor seria vc escolher redes mesmos, ou portas e protocolos, para onde ir cada um.

    Separe sua rede em 2 faixas, ou como o harrypotheard falou, msn e p2p e mails em um, e http e o resto em outro..

  8. #8

    Padrão

    Com Certeza, fica bom assim, eu tenho provedor há quase 2 anos, eu fico por conta dos servidores, estou pra lhe falar que não tem errada.

    sds..

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por harrypotheard Ver Post
    Com Certeza, fica bom assim, eu tenho provedor há quase 2 anos, eu fico por conta dos servidores, estou pra lhe falar que não tem errada.

    sds..
    Amigo, vc poderia me passar suas regras..ou tutorias ?? to querendo fazer balanceamento aqui na empresa.... tenho link dedicado de 256 para as filiais, mas como ja está passando de 30 usuarios o link nao está aguentando, se for aumentar nao compensa $$$$... entao quero colocar uma adsl de 800k só para email, msn, skype....

    como posso fazer isso ???\

    vlw

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mastellaro Ver Post
    Amigo, vc poderia me passar suas regras..ou tutorias ?? to querendo fazer balanceamento aqui na empresa.... tenho link dedicado de 256 para as filiais, mas como ja está passando de 30 usuarios o link nao está aguentando, se for aumentar nao compensa $$$$... entao quero colocar uma adsl de 800k só para email, msn, skype....

    como posso fazer isso ???\

    vlw
    Cria redes diferentes p/ seus clientes, tipo 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24 e etc e cria rotas onde cada rede terá o seu próprio gateway. Assim, o tráfego de cada cliente irá sair por um link diferente, baseadonoip que está na máquina dele!
    Que distro vc usa?

  11. #11

    Post

    wppitpmp vc falo que ja fez o balanceamento pelo iptables te como vc passar o conf

    obrigado

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Cria redes diferentes p/ seus clientes, tipo 192.168.0.0/24, 192.168.1.0/24 e etc e cria rotas onde cada rede terá o seu próprio gateway. Assim, o tráfego de cada cliente irá sair por um link diferente, baseadonoip que está na máquina dele!
    Que distro vc usa?
    Uso slackware 11

  13. #13

    Padrão

    route add -net 192.168.0.0 netmask 255.255.255.0 gw 200.123.234.001
    route add -net 192.168.1.0 netmask 255.255.255.0 gw 201.321.123.010
    Faz assim , por exemplo!

  14. #14

  15. #15

    Padrão

    nesse caso nao precisa de marcacao de pacotes ??

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Aí um bom link com exemplo de configuração:

    [Dicas-L] Adicionando rotas estáticas permanentes
    No exemplo que citei não, pois usará apenas o ip de origem para definir o gateway. Aqui eu tenho 5 redes distintas no provedor, umas com mais e umas com menos clientes, somente p/ esse balanceamento e monitora por mrtg.

  17. #17

  18. #18

    Thumbs up Sobre o msn cair

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    olha ate hj eu nunca consegui e vi algum falar e mostrar como fez


    por se tratar de 2 operadoras diferentes creio que seja difícil quando é da mesma operadora sem problema fácil agora no seu caso crio que não seja possivel
    todas as soluções que tentei nunca tive 100% de resultados bons
    alguns funcionou mais msn cai jogos online tb
    é triste
    Cara, tive maior dificuladade em colocar dois links adsl (velox), para funcionar em meu server. quando coloquei, fiquei com este problema do msn... tive a idéia de adicionar umas regras:

    ip rule add from 192.168.0.x lookup tabela_a_ser_usada

    parou de cair, meus clientes foram felizes para sempre...

  19. #19
    Moderador Avatar de Bruno
    Ingresso
    Nov 2002
    Localização
    Guarapuava-PR
    Posts
    4.181
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    é mais ai vc ta mandando toda sua rede sair por um link só


    ai naum faz balanceamento

  20. #20

    Thumbs up Aqui funciona...

    Citação Postado originalmente por Benatto Ver Post
    é mais ai vc ta mandando toda sua rede sair por um link só


    ai naum faz balanceamento
    faz sim, o incoviniente´, é q vc vai ter q colocar uma regra para cada cliente.

    tanto é q se eu entrar no site Meu ip - Qual é o Meu IP? 75.126.22.154, ele mostra o cliente de uma tabela em um ip e ou outro em outro ip...