Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Situaçao do WiMax

    bom, ultimamente estive dando uma olhada a o que esta acontecendo com o wimax e equipamentos e descobri que existem muitos tipos de aparelhos em varias frequencias.
    O que mais me sorprendeu foi descobrir que ate existem aparelhos que trabalham na faixa de frequencia 2,4mhz (breezemax), o que faz deles aparelhos de livre uso aqui no Brasil por povedores com autorizaçao SCM.
    Logo verificando bem o funcionamento, descobri que o equipamento wimax em 2,4 tem as mesmas limitaçoes de potencia de saida do wifi, fazendo ele praticamente um equipamento muito parezido, no desempenho, ao wifi.
    Alguem tem informaçoes nesse sentido viabilidade/desempenho?
    Sera que o equipamento wimax 2,4 funcionara' sem visada almenos em curta distancia? Postem ai suas informaçoes

  2. #2

    Padrão

    uma empresa de santa catarina chamada teckhome ou algo assim ja esta usando wimax, disseram ser com equipamos da motorola, canopy. diz que vai bem ate uns 14 km, sem visao.

  3. #3

    Padrão

    Canopy nao é wimax.

  4. #4

    Padrão

    os equipamentos da navini funcionam e 2.4 e totalmente sem visada.
    se não me engano, sem antena eles atingem 12km.

    porém existe uma grande limitação: O PREÇO!!! US$120.000,00

  5. #5

    Padrão

    aqui na bahia, em serrinha especificamente tem um provedor ja usando chegou a mim que os equipamentos são da nivini, vi um clientes deles instalado a uns 20km do pop usando antenas zirok e um radio kodama, normal de 2.4...mais quando fui navegar nada de bom...ping muito alto para o servidor deles e perda de pacotes, não sei se era a instalação (não parecia) ou oque era sei que não gostei...esse cliente ja me procurou para migrar...nessa localidade chego em 5,8 por um ptp de 21km e jogo pra cidade em 2,4 com painel hyperlink e ta show ping no meu server 3ms sem perdas

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por GrayFox Ver Post
    Canopy nao é wimax.
    amigo, realmente nao sei sobre isso, falei o que o tecnico de la falou, e ele falou que o wimax ja esta com o padrao padronizado e liberado no brasil, e falou que estavam usando canopy, mas só estou falando o que ele me falou ontem. pode ser papo dele, sei lá;

  7. #7
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Como o amigo acima comentou, Wimax so Navini e com preços proibitivos, o wimax ainda ta no começo, e agora os fabricantes estão se dedicando as telecom que podem pagar mais para largar na frente.
    A nossa hora vai chegar daqui uns anos quanto o Wimax começar a substituir naturalmente o WI-FI, isso se o Wi-Fi forum não virar a mesa hehe

  8. #8
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    os equipamentos da navini funcionam e 2.4 e totalmente sem visada.
    se não me engano, sem antena eles atingem 12km.

    porém existe uma grande limitação: O PREÇO!!! US$120.000,00
    Kra a estação base da Navini ta 450 mil u$...

  9. #9

    Padrão

    antes mesmo do wimax propriamente dito ficar acessível para nós (pequenos provedores) outras tecnologias virão.

    vamos chamar pelo pseudonimo "wi-fi turbinados".

    no momento em que estamos é inviável para a indústria soltar equipamentos com tais características para nos atender!

    ... mas acreditem, o futuro da internet móvel vai estar diretametne relacionado com o celular!

    porque???

    ninguem vive sem net e ninguem consegue viver sem celular, logo.... união do útil ao agradável.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    antes mesmo do wimax propriamente dito ficar acessível para nós (pequenos provedores) outras tecnologias virão.

    vamos chamar pelo pseudonimo "wi-fi turbinados".

    no momento em que estamos é inviável para a indústria soltar equipamentos com tais características para nos atender!

    ... mas acreditem, o futuro da internet móvel vai estar diretametne relacionado com o celular!

    porque???

    ninguem vive sem net e ninguem consegue viver sem celular, logo.... união do útil ao agradável.
    Pois é, já deu uma olhada no celular Wibro Wimax da Sansung ?

  11. #11
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Kra a estação base da Navini ta 450 mil u$...
    por esse valor dá pra botar uma repetidora na casa de cada cliente hehehe

  12. #12

    Padrão

    pow pessoal a navini ja é wimax mas somentes nas frequencias de 3.5, 2.3 e 2.5

    a frequencia de 2.4 não é wimax e sim wcdma e não vai virar wimax e somente existem as bases com antenas setoriais e não omini...

    o preço da base é de 50 mil dolaress mais as antenas que são caras tambem e cada cliente em torno de 350 U$ isso para 2.4 Ghz

    agora em relação a frequencia de 3.5 Ghz os equipamentos são mais baratos em torno de 200 U$ por cliente, maiso preço da base fica no mesmo

  13. #13
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por balisteri Ver Post
    pow pessoal a navini ja é wimax mas somentes nas frequencias de 3.5, 2.3 e 2.5

    a frequencia de 2.4 não é wimax e sim wcdma e não vai virar wimax e somente existem as bases com antenas setoriais e não omini...

    o preço da base é de 50 mil dolaress mais as antenas que são caras tambem e cada cliente em torno de 350 U$ isso para 2.4 Ghz

    agora em relação a frequencia de 3.5 Ghz os equipamentos são mais baratos em torno de 200 U$ por cliente, maiso preço da base fica no mesmo
    Posso estar enganado, mas todos produtos da Navine usam o mesmo protocolo, só muda a frequencia, foi iso q entendi no site.

  14. #14

    Padrão

    Com certeza os equipamentos da navini sao economicamente inviaveis pra a gente, mas os preço dos alvarion sao muito muito mas acessiveis ( Products & Solutions - Full Product Catalog) dem uma olhada a esses equipamentos e posten opinioes.
    Tem alguns q funcionan na faixa de frequencia livre 5.8.
    A proposito dos pequenos provedores aqui no Brasil funcionando com wimax, alguem sabe a potencia dos equipamentos? sao provedores legalizados?

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Posso estar enganado, mas todos produtos da Navine usam o mesmo protocolo, só muda a frequencia, foi iso q entendi no site.
    Bom postei errado sobre wcdma na verdade é scdma mais em relação ao 2.4 Ghz pelo menos foi o que eu entendi. Pois as maiores informações que eu recebi direto da Navini Brasil atraces da Senhorita Milani Tranim

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    aqui na bahia, em serrinha especificamente tem um provedor ja usando chegou a mim que os equipamentos são da nivini, vi um clientes deles instalado a uns 20km do pop usando antenas zirok e um radio kodama, normal de 2.4...mais quando fui navegar nada de bom...ping muito alto para o servidor deles e perda de pacotes, não sei se era a instalação (não parecia) ou oque era sei que não gostei...esse cliente ja me procurou para migrar...nessa localidade chego em 5,8 por um ptp de 21km e jogo pra cidade em 2,4 com painel hyperlink e ta show ping no meu server 3ms sem perdas
    Conversa fiada de vendedor: está vendendo "gato por lebre", e enganando os clientes. Para receber com esse rádio, trata-se um provedor baseado em Wi-Fi 802.11b convencional mesmo.

    Se o provedor fosse Wimax, JAMAIS seria possível um cliente com um Kodama normal 2.4 Ghz receber sinal!

    Wimax usa o protocolo universal no padrão 802.16x, portanto não é possível captar nenhum sinal nem com o NetStumbler. Mesmo os rádios Canopy ou Alvarion, que usam o padrão 802.11b (ou a, em 5.8 GHz) mas trabalham com protocolo proprietário, não é possibilitam recepção com nenhuma outra marca ou tipo de equipamento, muito menos equipamentos comuns, convencionais...

    Trata-se de protocolo de comunicação totalmente diferente - não tem nada a ver ! Seria como comparar telefone sem fio com celular...

  17. #17

    Padrão

    cara a proposta do provedor inicialmente era wireless apenas, ai como o dono não vive de provedor ele é dono de uma grande torrefação de café ele apenas gosto de tecnologia e gasta grana com isso, ouvir que o sinal deles chegaram a 96km eu a 25km pego o sinal dele um radio meu em 2,4 mesmo sem ta direcionado, não sei oque pode ser mais o investimento foi muito alto mais não vi muita gente aderindo a proposa deles, tenho uma cidade com 50 clientes e ele com 1 apenas que está migrando pra gente, mais mesmo assim não sei se alguem ia pagar mais de 70mil em uma torre, pagar aluguel de terreno igual paga telemar e embratel, pois a torre dele está do lado dessas das operadores, colocar um lus que custa 5mil para ser qualquer radio em 2,4...mais vai saber neh tem doido pra tudo.

  18. #18

    Padrão

    tux,

    vai ver que o cara enfiou um amplificador de 3W ou quem sabe de 8W ecom isso o sinal pega de tudo que é lado!

    Como nosso amigo falou, o wimax ou qualquer outra tecnologia do gênero utiliza outro protocolo!!!!!!!!!!!!!


    ....hoje liguei na alvarion, perguntei em relação ao wimax se já existia alguma coisa em 2,4 ou 5,8 e a resposta foi negativa.... possuem apenas em 3,5

  19. #19

    Padrão

    é não sei o que é então foi o que tinha chegado a mim, em relação a ser amp não é não porque a anatel fechava eles rapidinho o lugar da torre deles tem muitas torres e o pessoal sempre ta por perto.

  20. #20

    Padrão

    Se o funcionamento é como o exposto aquí, fiquei muitíssimo curioso em saber qual tecnologia é essa... Que transmite sinal usando o protocolo padrão 802.11b e atinge essas distâncias, mesmo sem visada!

    Pode ser tecnologia MESH, mas nesse caso, os clientes usariam obrigatoriamente rádios com tal recurso; como Kodama, Ovislink, etc, com AProuter 6.0 ou superior e MESH ativado.

    Pode ser que o provedor distribuiu muitas "repetidoras" mesh com antenas ohmini. Se cada cliente usar uma pequena ohmini, cada um deles funcionaria como uma repetidora, atingindo-se distâncias enormes.

    Ou então, usa alguma tecnologia tipo "MIMO" na base, ou uma outra parecida (esquecí o nome...), que utiliza 3 antenas num mesmo rádio - mas posso estar falando besteira - pois não sei se os APs cliente comuns, como o Kodama, consegue receber seu sinal.

    Tux, será que você não teria curiosidade de ir mais a fundo para descobrir do que se trata? Tipo assim, ir próximo dessa torre com um notebook e netstumbler? Daria para ter uma noção da potência utilizada, e descobrir se há repetidoras, quais canais utiliza...

    E também, verificar em um rádio cliente, se está configurado como "Cliente 802.11b", convencional (sem Mesh), ou alguma outra configuração diferente?

    Postando aquí, tenho certeza que "várias cabeças pensam melhor do que uma" !!!

    Valeu, e desculpa as sugestões "folgadas"...

    .