+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + Servidor Cache

    Alguem sabe como devo fazer para colocar o mikrotik só como controle de banda e firewall e outro servidor com linux, quero colocar 2 gigas de ram em uma maquina com hd sata2 só para fazer cache pois o mikrotik não aceita sata2 e 2 gigas de ram e to precisando muito do cache, quero saber como seria a ordem das maquinas e os ips que devo usar.

    Obg.


    aguardo

    T+

  2. #2

    Padrão

    pego carona na duvida do amigo, e se possivel qual configuração e onde terei que fazer no mk,
    tbem ouvi que o squid no freebsd funciona bem melhor que o cache do mk, testar pra ver né.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valeonline Ver Post
    Alguem sabe como devo fazer para colocar o mikrotik só como controle de banda e firewall e outro servidor com linux, quero colocar 2 gigas de ram em uma maquina com hd sata2 só para fazer cache pois o mikrotik não aceita sata2 e 2 gigas de ram e to precisando muito do cache, quero saber como seria a ordem das maquinas e os ips que devo usar.

    Obg.


    aguardo

    T+
    Muito simples, um exemplo: Servidor Mkt (ip 192.168.0.1) Servidor proxy squid ou outro (ip 192.168.0.2) instala a opcao de webproxy no mikrotik acessa o mesmo pelo winbox vai em IP --> WebProxy ---> settings.. em Parent Proxy vc seta o IP do servidor proxy e em parent port seta a porta do do seu proxy.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valeonline Ver Post
    Alguem sabe como devo fazer para colocar o mikrotik só como controle de banda e firewall e outro servidor com linux, quero colocar 2 gigas de ram em uma maquina com hd sata2 só para fazer cache pois o mikrotik não aceita sata2 e 2 gigas de ram e to precisando muito do cache, quero saber como seria a ordem das maquinas e os ips que devo usar.

    Obg.


    aguardo

    T+
    Cara na minha opiniao e melhor montar mais uma maquina so para o squid. com 2 giga de cache ..... tipo um FreeBsd ou Linux !!! a performance é superior!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Cara na minha opiniao e melhor montar mais uma maquina so para o squid. com 2 giga de cache ..... tipo um FreeBsd ou Linux !!! a performance é superior!!
    O que eu to falando e isso é uma maquina com o mikrotik e outra só pra cache com o squid.

    Klemeson no seu caso qual ip seria o gateway dos clientes?

    Obg

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valeonline Ver Post
    O que eu to falando e isso é uma maquina com o mikrotik e outra só pra cache com o squid.

    Klemeson no seu caso qual ip seria o gateway dos clientes?

    Obg
    o para os clientes vc coloca o gateway o MK e para o MK vc coloca como gateway a maquina com Squid ...

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valeonline Ver Post
    O que eu to falando e isso é uma maquina com o mikrotik e outra só pra cache com o squid.

    Klemeson no seu caso qual ip seria o gateway dos clientes?

    Obg
    Do Mikrotik, o vai servir apenas o cache, nada mais... Basta que este proxy esteja configurado certinho para navegacao.

  8. #8

    Padrão Dúvida

    Já vi que dessa forma posso fazer um sever no próprio rádio com o MK instalado e apenas o proxy em uma máquina freedsb...

    isso é possivel e confiável?

    Daniel Mota

  9. #9

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por motoca Ver Post
    Já vi que dessa forma posso fazer um sever no próprio rádio com o MK instalado e apenas o proxy em uma máquina freedsb...

    isso é possivel e confiável?

    Daniel Mota
    Com certeza e funcional.....

  10. #10

    Padrão

    É possível configurar o mikrotik apenas como uma bridge (funcionando como um AP comum) e fazendo controle de banda e de p2p (e outras limitações, caso queira). E monta uma segunda máquina fazendo o NAT e rodando o proxy transparente. Nos clientes, informa como gateway o IP da máquina que está fazendo NAT. O ip do mikrotik não vai influenciar em nada neste exemplo.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    É possível configurar o mikrotik apenas como uma bridge (funcionando como um AP comum) e fazendo controle de banda e de p2p (e outras limitações, caso queira). E monta uma segunda máquina fazendo o NAT e rodando o proxy transparente. Nos clientes, informa como gateway o IP da máquina que está fazendo NAT. O ip do mikrotik não vai influenciar em nada neste exemplo.
    Tbm concordo q da de fazer... o uma pergunta, mais não Seria interesante o controle de Banda na Propria AP pois isso reduz a uilizacao ela mesma...

    Na minha opiniao eu usaria a FreeBSD com proxy e NAT que ele seria o Gateway do MK, e o MK fazeria todo o controle de Banda..... ok??? acho que da tbm né!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por leonardosimas Ver Post
    Tbm concordo q da de fazer... o uma pergunta, mais não Seria interesante o controle de Banda na Propria AP pois isso reduz a uilizacao ela mesma...

    Na minha opiniao eu usaria a FreeBSD com proxy e NAT que ele seria o Gateway do MK, e o MK fazeria todo o controle de Banda..... ok??? acho que da tbm né!
    É possível fazer o controle de banda, mesmo com o MK em bridge e fazer as limitações normais de p2p e etc.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    É possível fazer o controle de banda, mesmo com o MK em bridge e fazer as limitações normais de p2p e etc.
    ops... Cara que estava usando AP2000 Orinoco nao tah acostumado com estas tecnologias. hauhauhauhauahuaha

  14. #14
    Avatar de wildes
    Ingresso
    Jan 2007
    Localização
    Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brazil
    Posts
    46

    Padrão

    eu nâo tenho o que reclamar com mikrotik fazendo cache direto... nos clientes o desenpenho é o mesmo... acredito que só iria fazer alguma diferença se na base vc utilizasse um ap com mk...agora vc tendo um servidor pra controlar tudo via mk nâo precisa colocar um servidor só para cache..