+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Linux e Win em dois hd

    Vou instalar o windows em uma hd novo que comprei. Qual a melhor opção? Deixar o Linux como principal ou o windows?

  2. #2

    Padrão

    Coloca o HD mais veloz (provavelmente o mais novo) como principal (master). O resto vc faz com o lilo ou com o grub.
    O que vc chama de " principal", deve ser o "sistema padrão". Se for isso, use o que lhe for mais conveniente, pois não interfere am nada no dedsempenho da máquina!

  3. #3

    Padrão

    Instale primeiro o Windows e depois o GNU/Linux, assim tu não vai ter que recuperar o bootloader que o Microsoft Windows fez o favor de apagar na instalação.


    Abraços!

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Eh soh vc fazer o que nosso amigo disse lá em cima, usar o hd mais rápido como master, vc terá que instalar o windows primeiro, quando o boot carregar e vc terá que criar uma partição para instalar o windows e deixar o restante para a intalação do linux. Quando concluir a instalação do windows coloque o cd do linux e reinicie o computador, quando reiniciar ele irá bootar pelo cd, quando chegar em uma tela perguntando se deseja particionar o hd clique em sim, adicione as partições swap de 512Mb e o restante no tipo ext3 Atualize e ok. Quando concluir o particionamento feche a janela do gparted (se estiver usando algumas distros como: kurumin, big linux, cl8...) e siga com o procedimento padrão!

    Obs: fique atento na hora de selecionar o seu gerenciador de boot padrão, geralmente as distros ve com 2 opções, o lilo e o grub, eu particularmente prefiro o grub pelo fato de ser mais facil configurar e dificilmente vc terá problemas com ele.

  6. #6

    Talking Iniciante em linux

    Olá galera...tb sou iniciante em linux. Tenho um ver 7 do Ubuntu, mas já tenho 02 partições criada, com espaço disponível de 30Gb.
    A minha dúvida é se, no momento da instalação, perderei os dados de uma das partições, ou se tem como aproveitar o espaço restante citado.
    Grato