+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Antena setorial 5,7ghz faça vc mesmo

    galera axei um projetinho mto interessante de uma setorial de 5,7ghz, montei 2 delas hoje, e o resultou foi impressionante com as minhas D-link AG530

    o link pro projeto da antena

    procure por "OBELISK sector antenna for 5.8 GHz WiFi (2007)" no link VHF UHF Ant

    deveria ser feita em chapa de cobre de 0,5 a 1mm de espessura, e soldado os cantos das dobras inferiores, mas fiz em aluminio e como não tenho nada q solde aluminio só coloquei um pouco de cola quente pra nao soltar, e o conector N Panel eu nao tinha, entao fiz com N femea normal, mesmo assim o ganho foi surpreendente ao meu ver, nos meus testes notei q ela funciona melhor perto de 5,7ghz quanto mais perto de 5,8 o sinal ficava menos intenso

    nao estranhem a posicao dela, pois eh assim mesmo, tem q inclinada 56 graus do plano vertical para o sinal irradiar para a frente
    logo posto os testes com o netstumbler

    edit:
    segundo o site do projeto o ganho da antena é de 16dbi
    alguem sabe o ganho da antena q vem junto da AG530, aquela omni cinzinha
    só para ter como base de comparacao?
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cópia de DSC01140.JPG
Visualizações:	2566
Tamanho: 	147,2 KB
ID:      	572   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cópia de DSC01139.JPG
Visualizações:	2102
Tamanho: 	193,6 KB
ID:      	573  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cópia de DSC01138.JPG
Visualizações:	2180
Tamanho: 	202,8 KB
ID:      	574   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cópia de DSC01141.JPG
Visualizações:	1579
Tamanho: 	171,6 KB
ID:      	575  

    Última edição por undrtkr; 24-04-2007 às 22:38.

  2. #2

    Padrão Ganho antena

    sei sim...
    antena da DWL AG530
    Internal Antenna Type Omni Directional Dipole Antenna with 2~4 dbi gain
    vlw

  3. #3

    Padrão

    obrigado pela informação Cybervix

    continuando os testes, segue os screenshots do netstumbler e mais algumas fotos

    MK rodando em modo AP bridge 5Ghz frequencia 5765mhz
    Cliente rodando windows XP com placa AG530
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         mk_registration_Table.JPG
Visualizações:	925
Tamanho: 	61,8 KB
ID:      	576   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         netstumbler.JPG
Visualizações:	873
Tamanho: 	88,9 KB
ID:      	577  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         Cópia de DSC01135.JPG
Visualizações:	1183
Tamanho: 	366,9 KB
ID:      	578  

  4. #4
    pick
    Visitante

    Thumbs up Antena "de lata"

    Oi pessoal, queria q vcs me dessem uma luz, eu não consegui o conector "N" p/ fazer uma antena dessas de "lata". Pode ser uma emenda de cabo coaxial 75 Ohms preso na lata c/ uma porca? Claro q c/ o fio de cobre encaixado na medida certa p/ a parte de dentro da lata e isolado contra umidade c/ silicone. Posso usar o cabo de 75 esses usados em sky? c/ um conector na ponta q vai p/ a antena certo e na ponta q vai na placa pegarei uma anteninha int. quebrarei e soldarei c/ estanho a malha e fio int. Qtos metros o máximo q posso usar de cabo, posso pintar a lata pelo lado interno?
    Obrigado à todos pela compreenção e espero q me ajudem, pois, como vcs poderam ver sou leigo nesse esquema de antena.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pick Ver Post
    Oi pessoal, queria q vcs me dessem uma luz, eu não consegui o conector "N" p/ fazer uma antena dessas de "lata". Pode ser uma emenda de cabo coaxial 75 Ohms preso na lata c/ uma porca? Claro q c/ o fio de cobre encaixado na medida certa p/ a parte de dentro da lata e isolado contra umidade c/ silicone. Posso usar o cabo de 75 esses usados em sky? c/ um conector na ponta q vai p/ a antena certo e na ponta q vai na placa pegarei uma anteninha int. quebrarei e soldarei c/ estanho a malha e fio int. Qtos metros o máximo q posso usar de cabo, posso pintar a lata pelo lado interno?
    Obrigado à todos pela compreenção e espero q me ajudem, pois, como vcs poderam ver sou leigo nesse esquema de antena.
    vc pretende fazer esse modelo ai de cima? ou é algum outro modelo?

    se for o modelo de cima eu nao recomendaria usar a emenda nao, o ideal mesmo é conseguir um conector N panel, não é dificil mas eu sei q ansiedade de ver funcionando é grande

    usar o cabo de 75ohms tbm não seria uma boa devido as perdas, nao sei como o sinal em 5,8ghz se comporta com esses cabos... mesmo em 2,4ghz ele ja da uma perda normal em vista dos cabos de 50ohms
    ai nao esta casando impendacia

    tente usar o materiais os mais corretos possiveis iguais os q foram descritos no projeto, que assim vc nao vai se frustrar, já fiz mta anteninha caseira sem material e mtas vezes me frustrei, então vença a ansiedade de ver funcionando e consiga o material necessario para nao se frustrar...

    essa é a minha dica amigo, mas em todos os casos se montar do jeito q vc explicou nao duvido funcionar tambem heheh

    por isso digo que radiofrequencia é mto fascinante

  6. #6
    pick
    Visitante

    Padrão Antena de lata

    Obrigadão pela força, vlw msm, qto a antena ela é de outro modelo é de lata de óleo de soja, q vi aqui msm, o q eu ia fazer era tentar dessa forma e apontar p/ a antena da empresa qual trabalho, q fica uma quadra de minha casa.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pick Ver Post
    Obrigadão pela força, vlw msm, qto a antena ela é de outro modelo é de lata de óleo de soja, q vi aqui msm, o q eu ia fazer era tentar dessa forma e apontar p/ a antena da empresa qual trabalho, q fica uma quadra de minha casa.
    ja fiz varias dessas, tu ja fez akele calculo atraves do diametro da lata para saber o tamanho do elemento?

    caso sim, eh soh tu fazer um furinho na lata, soldar a malha do cabo na lata pelo lado de fora, e cortar o positivo do cabo no tamanho do elemento correto.. isso com o cabo RGC213 neh

    fiz varias assim e funciona bem legal

    boa sorte ai, e tente, o ideal mesmo é usar os materiais mais indicados pra RF, as melhoras sao significantes

  8. #8
    pick
    Visitante

    Padrão

    Obrigado pela paciência de responder, mas como disse anteriormente sou leigo no assunto. Qto a antena eu pretendo fixar ela numa parábola q tenho já intalada aqui em casa. tenho q isosar o contato de fixação entre a lata e a parábola para não passar contato entre as duas?

  9. #9

    Padrão

    bom, isso eu nunca notei, ja usei uma antena dessas com um parabola de sky tbm mas nao lembro agora se a parabola era ligado ao terra ou isolada da lata
    na verdade eu axo q nao faz diferença, foi a parabola só vai servir de refletor, mas faça o teste ligando e deixando isolada e ve qual te da mais ganho

  10. #10
    adyrus
    Visitante

    Padrão

    olá,

    Bem, quero compartilhar a minha conexão net virtua com um amiga.
    A distãncia da minha casa pra casa dela é de +- 1.5 KM
    Não tem visada nenhuma, além de algumas arvores, morros pequenos e prédios.
    Com uma antena wireless de 11,5 dbi é posssível receber e
    enviar sinal?
    Aqui na minha casa vai ficar no telhado, sem visada, e na casa dela no telhado tb.
    Eu vou ligar a antena direto numa placa wireless aqui e na casa dela...
    Ela irradia o sinal por 360 graus sem direção, ou seja, sem visada?
    Outra coisa, tem como eu aumentar de 11,5 dbi para 20 dbi?

    Desde já agradeço a sua atenção.


    adyrus,

    [email protected]

  11. #11

    Padrão

    Estou pensando em fazer uma para teste tb vou ver a melhor maneira e fazer e posto para todos verem minha experiencia.
    gostei dessa