Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar os Aps para trabalhar como MESH?

    Caros amigos,
    Estou precisando da ajuda de vcs.
    Como faço para configurar uma rede MESH?
    Tenho um Acess Point Zinwell G120, e gostaria que me ajudassem a configurá-lo para WDS, para os outros Aps trabalharem como repetidor do sinal do Zinwell. Estes rádios podem ser Zinwell tb ou Ovislink.

    Muito obrigado,

    Anettos

  2. #2

    Wink Mesh X Wds

    meu caro amigo...

    o que vc quer de fato???? vc quer fazer um P-T-P ou vc quer fazer uma rede mesh??


    se for P-T-P, vc entao quer fazer um WDS


    se for rede mesh.... ai ja é outra historia..... tou c/ 7 radios espetados em mesh.... mais ainda estou aprendendo a fazer uma rede mesh.......

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    meu caro amigo...

    o que vc quer de fato???? vc quer fazer um P-T-P ou vc quer fazer uma rede mesh??


    se for P-T-P, vc entao quer fazer um WDS


    se for rede mesh.... ai ja é outra historia..... tou c/ 7 radios espetados em mesh.... mais ainda estou aprendendo a fazer uma rede mesh.......
    Olá,
    Os Ptp já estão protos, teremos um Acess Point ligado a uma omni e apartir daí estaremos montando a rede Mesh.

    Tem como cê me ajudar?

    Anettos

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    meu caro amigo...

    o que vc quer de fato???? vc quer fazer um P-T-P ou vc quer fazer uma rede mesh??


    se for P-T-P, vc entao quer fazer um WDS


    se for rede mesh.... ai ja é outra historia..... tou c/ 7 radios espetados em mesh.... mais ainda estou aprendendo a fazer uma rede mesh.......
    Brother, esplica como está sua estrutura ai, que radios são e como ta a cobertura configurações etc..
    Isso é de interesse geral.

  5. #5

    Cool Mesh

    MANO......

    ainda os radios estao espalhados na minha chacara.... coloquei eles em fila... cada radio esta separado a 100 mt....

    <1> 100 mt <2> 100 mt <3> .... <7>

    o que achei interessante e que o noto troca de rede de forma transparente.... sem a necessidade de procurar por outra SSID ( todos os radios estao c/ o mesmo SSID)

    so p/ vc's terem uma ideia.... do radio 1 ate o radio 7.... da + de 800 mt.... e mesmo assim acesso a maquina que ta no radio 1..... sem problemas ou perdas.... com tempo de varia de 3 a 6 ms.....

    nao da p/ colocar muita coisa aqui pq estou aprendendo ainda..... e a chacara e meu laboratorio.........

    so um dado muito importante..... todos os radios estao c/ AP ROUTER 6.1 e antena de apenas 1 Db

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Brother, esplica como está sua estrutura ai, que radios são e como ta a cobertura configurações etc..
    Isso é de interesse geral.

  6. #6

    Padrão

    interresante isso, mas pq antenas só de 1db? acho que para teste né. bom, em projetos de mesh que vi o pessoal anda utilizando omni de 8 dbi, e distancias de no max 300 mts de cada ap tipo ap 1 --- 300mts-- ap2 ----300mts ---- ap3, mas com radios linksys.

    me falta grana para testar, mas eu tbem tinha interesse em montar uma rede para testes assim.

    uma coisa que ouvi falar é que nao funciona legal após o 3 nodo, e o limite é de 8 nodos. vc esta com 7,

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Brother, esplica como está sua estrutura ai, que radios são e como ta a cobertura configurações etc..
    Isso é de interesse geral.
    Cara, tá assim:
    1 rádio proxim tsumani BSU - Master
    1 Rádio Proxim Tsumani su - Slave
    1 Rádio Zinwell g120 - como AP + 1 Antena Omni 15Dbi
    Para os clientes ou rede Mesh:
    Antenas de grade zirok 24 dbi + ovislink 5460

    Como configuro do ap em diante?

    Anettos

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    meu caro amigo...

    o que vc quer de fato???? vc quer fazer um P-T-P ou vc quer fazer uma rede mesh??


    se for P-T-P, vc entao quer fazer um WDS


    se for rede mesh.... ai ja é outra historia..... tou c/ 7 radios espetados em mesh.... mais ainda estou aprendendo a fazer uma rede mesh.......
    Cara, como fuinciona o WDS?
    Para que serve....eu nunca utilizei.

    Anettos

  9. #9
    abinoel2007
    Visitante

    Question Mesh configuraçao de radios aprouter 6.1

    Cara tenho 4 torres com ptp ok e com um radio com aprouter 6.1 na ponta ligado a uma omini de 8dbi.O que acontece e que a partir do momento que o segundo cliente se conecta eu nao consigo mais pingar nos outros radios (torres) ,os clientes estao com Placa Rtl8186 em Ad-hoc e usando software Olsrd. Queria uma dica pra configurar o mesh dos radios , porque habilitei a opçao mesh na aba WAN mas creio que nao é apenas isso .. e tambem como ficara a configuraçao de ips dos radios ja que minha rede inteira usa ip 172.16.0.1 , 172.16.0.2 e assim por diante. Agradeço se alguem colaboarar , Abraço a todos.

  10. #10
    abinoel2007
    Visitante

    Thumbs up ...

    Citação Postado originalmente por anettos Ver Post
    Cara, como fuinciona o WDS?
    Para que serve....eu nunca utilizei.

    Anettos
    Serve para voce ligar dois radios com um pouquinho mais de segurança , ou seja se voce colocar dois radios no modo wds , apenas os dois conversaram entre si ao contrario de quando voce coloca no modo ap-cliente onde outras pessoas que enchergarem sua rede podem se conectar se voce nao tiver controle de mac. espero ter ajudado , qualquer coisa tamo ae.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    MANO......

    ainda os radios estao espalhados na minha chacara.... coloquei eles em fila... cada radio esta separado a 100 mt....

    <1> 100 mt <2> 100 mt <3> .... <7>

    o que achei interessante e que o noto troca de rede de forma transparente.... sem a necessidade de procurar por outra SSID ( todos os radios estao c/ o mesmo SSID)

    so p/ vc's terem uma ideia.... do radio 1 ate o radio 7.... da + de 800 mt.... e mesmo assim acesso a maquina que ta no radio 1..... sem problemas ou perdas.... com tempo de varia de 3 a 6 ms.....

    nao da p/ colocar muita coisa aqui pq estou aprendendo ainda..... e a chacara e meu laboratorio.........

    so um dado muito importante..... todos os radios estao c/ AP ROUTER 6.1 e antena de apenas 1 Db
    Caro amigo,
    Qual e configuração do AP que vc colocou para ele trabalhar em MESH?
    Digamos que tenho um rádio Ovislink 5460, como vou configurar ele para repetir o sinal do AP? e os outros repetidores como configuro?

    Obrigado,

    Anettos

  12. #12
    abinoel2007
    Visitante

    Smile

    Citação Postado originalmente por anettos Ver Post
    Caro amigo,
    Qual e configuração do AP que vc colocou para ele trabalhar em MESH?
    Digamos que tenho um rádio Ovislink 5460, como vou configurar ele para repetir o sinal do AP? e os outros repetidores como configuro?

    Obrigado,

    Anettos
    O Radio é um Rtl8186 com Ap Router 6.1 ,
    Agora vamos colocar esse ovislink pra repetir do ap!
    Primeiro voce tem que ativar a funçao de repetiçao do radio (AP) voce tem que colocar ele em modo bridge e como AP + WDS , depois voce tem que ir em configuraçao WDS clicar em Ativar WDS e colocar o mac do outro radio que vai repetir o sinal do ap.Esta pronto no ap. Agora vamos para o outro radio , la vc vai colocar ele como Ap + WDS tambem e como bridge e vai defenir o nome do SSID , lembrando que ele vai repetir o sinal mas o SSID tera que ser outro. Voce tera que ir tambem em configuraçoes WDS e ativar cadastrando o mac do primeiro ap . Simplificando voce vai cadastrar um mac de um radio no outro ! e colocar eles no mesmo canal! importante no mesmo canal . E uma dica , deixe ele em 2.4 (B) nao use G pois perde pacotes se a distancia for um poquinho maior .Espero ter ajudado , qualquer coisa me add [email protected]. Falow

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abinoel2007 Ver Post
    O Radio é um Rtl8186 com Ap Router 6.1 ,
    Agora vamos colocar esse ovislink pra repetir do ap!
    Primeiro voce tem que ativar a funçao de repetiçao do radio (AP) voce tem que colocar ele em modo bridge e como AP + WDS , depois voce tem que ir em configuraçao WDS clicar em Ativar WDS e colocar o mac do outro radio que vai repetir o sinal do ap.Esta pronto no ap. Agora vamos para o outro radio , la vc vai colocar ele como Ap + WDS tambem e como bridge e vai defenir o nome do SSID , lembrando que ele vai repetir o sinal mas o SSID tera que ser outro. Voce tera que ir tambem em configuraçoes WDS e ativar cadastrando o mac do primeiro ap . Simplificando voce vai cadastrar um mac de um radio no outro ! e colocar eles no mesmo canal! importante no mesmo canal . E uma dica , deixe ele em 2.4 (B) nao use G pois perde pacotes se a distancia for um poquinho maior .Espero ter ajudado , qualquer coisa me add [email protected]. Falow
    Mas isso não é uma rede mesh... Isso é uma rede normal, com wds, faz isso até com o firmware original.

    Dentro dos meus parcos conhecimentos, uma rede mesh é uma rede que usa um protocolo de roteamento dinamico, escolhendo automaticamente a melhor rota para o pacote. Assim, se um dos pontos da rede cai, automaticamente o trafego irá passar por outra rota e a rede continuará funcionando normalmente. Ainda não fiz testes de funcionamento, mas quando fizer, posto os resultados aqui no under.

  14. #14
    abinoel2007
    Visitante

    Smile

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Mas isso não é uma rede mesh... Isso é uma rede normal, com wds, faz isso até com o firmware original.

    Dentro dos meus parcos conhecimentos, uma rede mesh é uma rede que usa um protocolo de roteamento dinamico, escolhendo automaticamente a melhor rota para o pacote. Assim, se um dos pontos da rede cai, automaticamente o trafego irá passar por outra rota e a rede continuará funcionando normalmente. Ainda não fiz testes de funcionamento, mas quando fizer, posto os resultados aqui no under.
    Sim isso é WDS , alguem pediu pra ensinar WDS nesse topico , eu necessito de informaçoes sobre mesh , caso tenha alguma.

  15. #15
    abinoel2007
    Visitante

    Smile

    Citação Postado originalmente por anettos Ver Post
    Caro amigo,
    Qual e configuração do AP que vc colocou para ele trabalhar em MESH?
    Digamos que tenho um rádio Ovislink 5460, como vou configurar ele para repetir o sinal do AP? e os outros repetidores como configuro?

    Obrigado,

    Anettos
    Eita . Acho q me confundi , pensei que voce queria saber sobre wds , me desculpe , sobre mesh ainda to pesquisando . Se tiver novidades me avise .

  16. #16

    Padrão Mesh

    pessoal a rede mesh é aquela rede que antoni falou ali em cima, mas com esses radim ai nao vai ficar legal nao .. aqui em brasilia tem um shopsssssss qeu estao usando essa rede mesh... quando vc troca de andar caia conexao e tem que conectar no ssid novamente .. eo pingue relamente sobe bastante....

  17. #17
    abinoel2007
    Visitante

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    pessoal a rede mesh é aquela rede que antoni falou ali em cima, mas com esses radim ai nao vai ficar legal nao .. aqui em brasilia tem um shopsssssss qeu estao usando essa rede mesh... quando vc troca de andar caia conexao e tem que conectar no ssid novamente .. eo pingue relamente sobe bastante....
    Tem algum radio que voce indica , tipo Linksys WRT54g .

    Aguardo

  18. #18
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Acho q a questão do shoping é diferente e tem q se considerar que o ambiente tem muito mármore e metal ai não tem potencia que ultrapace isso tudo.

  19. #19
    abinoel2007
    Visitante

    Smile

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Acho q a questão do shoping é diferente e tem q se considerar que o ambiente tem muito mármore e metal ai não tem potencia que ultrapace isso tudo.
    Mas alguem ja usou algum radio que deu certo , minha ideia e comprar radios e colocar na casa dos clientes e nas torres . uma rede inteira de radios em mesh. Se alguem tiver uma ideia . Agradeço

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por abinoel2007 Ver Post
    Mas alguem ja usou algum radio que deu certo , minha ideia e comprar radios e colocar na casa dos clientes e nas torres . uma rede inteira de radios em mesh. Se alguem tiver uma ideia . Agradeço


    meraki
    radios mesh dem uma olhada