Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Clientes on-line

    Como saber se clientes estão realmente trafegando dados, por ex: em um radio ovis 5460 com ap router em ``exibir clientes ativos´´ aparecem clientes conectados no rádio, mas não quer dizer que estejam navegando. Tem algum programa, ou no próprio ap router?

  2. #2

    Padrão

    Eu monitoro isso no servidor. No AP, deve ser possível criar algum script para isso.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    é so vc ver o numero de pacotes / bytes, se o numero estiver sempe crescendo e em proporcoes parecidas na lan e wan é pq ele ta navegando.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Como saber se clientes estão realmente trafegando dados, por ex: em um radio ovis 5460 com ap router em ``exibir clientes ativos´´ aparecem clientes conectados no rádio, mas não quer dizer que estejam navegando. Tem algum programa, ou no próprio ap router?
    Que tipo de AP voce esta usando? Linux AP ou um AP convencional? Atras do AP convencional tem um servidor?

  5. #5

    Padrão

    Uso AP convencional. Modem roteador 500G----AP 5460----clientes com antenas.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Uso AP convencional. Modem roteador 500G----AP 5460----clientes com antenas.
    Rapaz, voce esta precisando de um servidor ai... como vc controla banda? se for no AP o coitado deve suar no inverno. hahahahha...

  7. #7

    Question

    Quais os primeiros passos para montar um.

  8. #8

    Padrão

    comprar uma maquina não precisa ser algo gigantesco mais um processador acima de 2.0, com hd de 80 e 1g de ram ja faz um bom trabalho, instala uma distribuição linux, e user squid, iptables, cbq e outras coisinha para ser um servidor de rede, ou compre programas de adminitração que faça isso.
    outra alternativa e instalar o mikrotik que faz essa adminitração dos usuarios do provedor.

  9. #9

    Padrão

    Só com o mikrotik(equipamento) já tenho um servidor, ou o mkt (software) pode ser instalado nesse PC que vc falou? E esses outros programas onde encontro?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Só com o mikrotik(equipamento) já tenho um servidor, ou o mkt (software) pode ser instalado nesse PC que vc falou? E esses outros programas onde encontro?
    com o mikrotik vc tem todos os "programas" que o tux falou, controle de banda , webproxy (squid), controle de usuarios e mto mais.

  11. #11

    Padrão

    isso mesmo, mais você pode usar ele so como servidor ou usar ele como servidor e radio.

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Como saber se clientes estão realmente trafegando dados, por ex: em um radio ovis 5460 com ap router em ``exibir clientes ativos´´ aparecem clientes conectados no rádio, mas não quer dizer que estejam navegando. Tem algum programa, ou no próprio ap router?
    Funciona bem dessa forma aí! tb tenho um 5460 ligado num 500g. com uma onmi de 8dbi

    to com um turbo 800 da brt , ligado 22 clientes e funciona muito bem, todos os clientes com visada , o mais longe a 4 km. sobre montorar o trafego, é so ultilizar o iptraf no proprio AP , é entrar por ssh.
    penso em montar um MK só apos os 25 ou 30 clientes , se o AP aguentar! rsrsrsr

    ps: ja peguei no monitoramento 15 clientes online e funcionando blz!


    Espero ter ajudado!

  13. #13

    Padrão Acho que entendí sua dúvida...

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Só com o mikrotik(equipamento) já tenho um servidor, ou o mkt (software) pode ser instalado nesse PC que vc falou? E esses outros programas onde encontro?
    Mikrotik é um SOFTWARE, um sistema operacional, baseado em Linux - e pode ser instalado em computadores PC convencionais ou em "rádios" baseados em arquitetura x86. Alguns rádios, você já compra pronto até mesmo denominados erroneamente de "rádio Mikrotik".

    Segue minha sugestão pessoal e particular (cada um deve ter a sua...):

    1-Monte Servidor DE VERDADE, por exemplo, um IBM (como esse na promoção por R$ 2.099,00).
    Ou monte a partir de placas de boa qualidade, apesar de que não compensa, uma vez que o acima é icomparávelmente superior a qualquer micro montado com esse preço...
    Com esse valor, acredito que é possível montar micros desktop de uso geral, mas não um servidor dedicado, profissional, como esse IBM com memórias ECC e processador Xeon (esse é tipo "Core 2 Duo" - top do mercado atualmente). Mas se quiser montar, é só postar que poderemos sugerir hardware razoável para a função...

    2-Instale nesse servidor o software que irá controlar e gerenciar toda sua rede, como por exemplo MyAuth Gateway.
    Segundo vários integrantes desse fórum, seria uma das melhores opções - inclusive em português e com excelente suporte técnico (melhor do que Mikrotik para essa função específica de apenas gerenciamento).

    3-Aproveite a "revolução" e já implante nesse novo servidor um método eficaz de segurança como PPOE (de preferência) ou Hotspot. Não tenho experiência, mas acredito que PPOE é mais seguro, pois cria um "tunel PPOE" entre o cliente e o servidor, protegendo virtualmente todo o tráfego contra invasão e roubo de sinal.
    A princípio, você poderá permitir que seus clientes conectem-se da forma antiga em seus APs, migrando um por um para o novo sistema de autenticação.
    Será necessário reconfigurar seus APs de modo diferente, devendo ser bem estudado como ficará tal configuração (bridge transparente, acredito) e em qual fase da implantação isso se dará...
    ----------------------------------------------------------
    Terminado isso, você já terá um excelente e completo gerenciamento de provedor, com todos os recursos do MyAuth - preparado para lidar com muitos clientes (acredito que mais de 1000, intrinsecamente ligado ao potencial do hardware de seu servidor).

    Se quizer continuar usando os Ovislink 5460 com firmware alterado, sugiro fazer os controles de banda dos clientes nos próprios rádios, ao que ficaria "setorizado" por AP, impedindo excesso de tráfego desnecessário entre os APs e seu servidor; aliviando todo o tráfego de sua rede interna (principalmente quando na presença de micros infectados e com tráfego altíssimo).

    Bloqueando no servidor, esse tráfego continua excessivo até o servidor, "pesando" toda a infra-estrutura do provedor. Bloqueando no rádio, esse alto tráfego fica restrito ao AP que serve o cliente com problemas, não interferindo no restante da rede.

    Sei que é bem mais trabalhoso e bem menos funcional, mais diminui drasticamente esse tráfego interno - principalmente entre seus "ponto-a-ponto"; possibilitando muito mais clientes com uma menor infra-estrutura.

    A melhor forma seria substituir cada AP desses por uma "WRAP Board" com mini-PCI Atheros e Mikrotik instalado em cada uma delas, fazendo o papel de AP (rádio) e controlando a banda nesses próprios Mikrotik's "setorizados".

    Qualquer dúvida, posta aquí que o pessoal ajudará com idéias, sugestões e críticas !!!
    .

  14. #14

    Smile

    Parabéns pelos exclarecimentos, suas respostas no forum visam realmente a contribuir com as pessoas. Clareou bastante, mas enquanto não monto esse provedor, vou aproveitar para aprender um pouco sobre esses programas. Algum conteúda pra me indicar ou um livro?

  15. #15

    Padrão

    Do myauth, eu tenho o manual completo e posso te passar, manda uma mp.
    P/ mikrotik, acesse: Main Page - MikroTik Wiki (em inglês)

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    Parabéns pelos exclarecimentos, suas respostas no forum visam realmente a contribuir com as pessoas. Clareou bastante, mas enquanto não monto esse provedor, vou aproveitar para aprender um pouco sobre esses programas. Algum conteúda pra me indicar ou um livro?
    Amigo, não tenho experiência com Mikrotik ou MyAuth: tudo que sei é teórico... mas ficarei muito contente em poder ajudar-lhe na ocasião da escolha do seu servidor e seus equipamentos wireless.

    Modéstia a parte, possuo bastante experiência em hardware, além de trabalhar como técnico em eletrônica - bastante respeitado em minha cidade.

    Percebo que a maioria, apesar de excelentes profissionais, as vezes deixam a desejar na escolha dos melhores equipamentos; talvez por falta de experiência a longo prazo...
    ----------------------------------------------------------------
    Por exemplo, com R$ 2.099,00, pode se comprar o servidor IBM "de verdade" acima, ao invés de inventar de montar um desktop convencional - por melhor e mais potente que seja.
    Aproveitem a promoção, é por tempo limitado !!! (Obs.: não tenho nenhum interesse comercial nisso !)

    Esse IBM possui fonte de alimentação de verdade, principalmente pela durabilidade e confiabilidade, ao contrário das génericas de U$ 3,00 do Paraguay (tudo LIXO !) e até mesmo as Termaltake, Seventeam - nesse quesito..

    Usa memória ECC (correção de erro) da IBM, incomparável com as demais, genéricas (LIXO), Samsung, Kingston, Corsair... muito menos com memórias NÃO ECC, utilizadas em praticamente todos computadores "montados". Evita travamentos, erros e reinicializações no servidor: estabilidade e confiabilidade para anos de "uptime".

    Placa mãe de altíssima qualidade, durabilidade e estabilidade - específica para servidor. Nada a ver com Asus, Abit, MSI... essas são ótimas, para DESKTOP - até com melhor desempenho, mas para servidor; nem se compara !

    Processador Xeon de 2 núcleos, com 2 MB de cache e 1066 MHz de barramento , e intruções específicas otimizadas para servidor. Desempenho superior a processadores para desktop nesta função - mesmo os mais potentes (cada processador "na sua...").

    3 anos de garantia IBM: em caso de defeito, um técnico da IBM vai até o local e efetua a manutenção, troca de peças ou do servidor - sem custos.

    Existe alguma dúvida de que um "micro desktop montado" do mesmo valor possa oferecer melhor custo-benefício, para um provedor ?
    __________________________________________________________________________

    É com muita boa vontade que ajudo qualquer integrante desse fórum nessas questões, oferecerendo minhas sujestões de hardware e montagem wireless, permacecendo aberto a qualquer dúvida que esteje em meu alcance !!!

  17. #17
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu assino embaixo a idéia de comprar um servidor de verdade... Esse ibm aí tá com preço muito bom... eu comprei 2 ano passado para meu provedor, cada um roda uma licença do myauth... Tem que aproveitar que os preços estão baixos!

  18. #18

    Padrão

    Está aí então a idéia: uma "sugestão teórica" corroborada na prática pelo nosso amigo xandemartini !

    Nada como os melhores equipamentos aliados aos melhores softwares destinados a função...

    Sem dúvida, a melhor relação custo -benefício !

  19. #19

    Padrão

    essa questão de servidores é complicado, montei meus servidores com todo material especifico para servidores inter, maquinas 2 duo core e sairam em torno de 2400 cada uma ja na hp, ibm toda sairam com preço até 3x maior que gastei, aqui temos que ta prioridade pra pagamento de link hehe

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    essa questão de servidores é complicado, montei meus servidores com todo material especifico para servidores inter, maquinas 2 duo core e sairam em torno de 2400 cada uma ja na hp, ibm toda sairam com preço até 3x maior que gastei, aqui temos que ta prioridade pra pagamento de link hehe
    Detalhe: Xeon = processador específico para servidor, otimizado para o desempenho de tal função - cujas placas mãe e memórias (ECC) acompanham o mesmo padrão.

    "Escolhidos a dedo" pela Intel para tal nobre tarefa, com confiabilidade, estabilidade, durabilidade (e preço!) superior aos demais. Digamos que é o "estado da arte" em matéria de computadores...
    -----------------------------------------------------------------
    Pentium 4, Pentium D, Dual Core, e inclusive o atual Intel Core 2 Duo (o melhor da atualizade) são otimizados para trabalhar como "estação de trabalho", ou "desktop" - incluindo qualquer de suas placas mãe !

    Podem até funcionar bem como servidor, mas jamais se compararia ao desempenho, confiabilidade, estabilidade e durabilidade de um Xeon na função de servidor. Incluindo placas mãe, memórias ECC e demais componentes.
    Última edição por w4rh4ck3r; 30-04-2007 às 14:26.