+ Responder ao Tópico



  1. #1
    alexandersn
    Visitante

    Cool Qtos clientes estes APs iram suportar?

    Bom dia,

    Acabei de montar e configurar o meu Mikrotik, agora gostaria de ter uma idéia aproximada de quantos clientes estes APs iram suportar.

    AP01:
    Pentium MMX 233MHz.
    256MB RAM.
    HD 10GB.
    04 Placa DLINK G510 (AP) SSID Diferente para cada uma.
    01 Placa DLINK G530 (Backbone).

    AP02:
    Pentium 4 1.7GHz.
    512MB RAM.
    HD 8GB.
    04 Placa DLINK G510 (AP) SSID Diferente para cada uma.
    01 Placa DLINK G530 (Backbone).
    01 Placa 3Com 10/100Mbps.

    Quantos usuários cada AP deve suportar no máximo ???

    Só estou com a foto externa do AP01, segue abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.gif
Visualizações:	243
Tamanho: 	166,8 KB
ID:      	604  

  2. #2

    Padrão

    uns 80 clientes simultaneos em cada plaquinha acho que aguenta, jah ouvi mta gente do forum fala que coloco essa quatidade e nao deu problema.

  3. #3
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu já cheguei a ver 71 online simultâneos no meu ap, mas na placa Dlink AG530 e com um celeron 2,13 com 256 mb, sem cache nem nada nesse MK, apenas ap-bridge. Quanto a G510, não saberia te dizer, pq ainda não usei essa placas, estou pra instalar um novo MK com 4 dessas...

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Com a g510 é a mesma coisa então pq já tive quase 70 simultaneo nessa plaquinha.
    xandemartini, quantos mb tava passando quando chegou em 71?

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Com a g510 é a mesma coisa então pq já tive quase 70 simultaneo nessa plaquinha.
    xandemartini, quantos mb tava passando quando chegou em 71?
    Não cheguei a ver no momento, mas o pico que vi nos gráficos do MK nessa interface foi de 1,4 mb/s

  6. #6

    Padrão

    O troughput dessas plaquinhas G510 são bons. Mas tudo depende da velocidade do link que você vende a seus clientes.
    Se você só tem clientes na maioria de 64k, dará pra ter 70 simultâneos, mas se você têm clientes com banda de 300k acima pra cada, ai atenderá menos clientes.
    Pode fazer a média de 50 clientes simultâneos por cartão que funciona bem.

    Abraços

  7. #7
    alexandersn
    Visitante

    Smile Qtos clientes estes APs iram suportar?

    Bom dia,

    Acabei de montar e configurar o meu Mikrotik, agora gostaria de ter uma idéia aproximada de quantos clientes estes APs iram suportar.

    AP01:
    Pentium MMX 233MHz.
    256MB RAM.
    HD 10GB.
    04 Placa DLINK G510 (AP) SSID Diferente para cada uma.
    01 Placa DLINK G530 (Backbone).

    AP02:
    Pentium 4 1.7GHz.
    512MB RAM.
    HD 8GB.
    04 Placa DLINK G510 (AP) SSID Diferente para cada uma.
    01 Placa DLINK G530 (Backbone).
    01 Placa 3Com 10/100Mbps.

    Quantos usuários cada AP deve suportar no máximo ???

    Só estou com a foto externa do AP01, segue abaixo.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         AP.gif
Visualizações:	125
Tamanho: 	166,8 KB
ID:      	606   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2305.JPG
Visualizações:	179
Tamanho: 	142,7 KB
ID:      	607  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         IMG_2306.JPG
Visualizações:	178
Tamanho: 	149,2 KB
ID:      	608  

  8. #8

    Padrão Varia

    Bom, tem que considerar as placas...
    Cada placa trabalha com 35 cliente numa boa, o número confiável é 20 de acordo com outros usuários!

    Então basta fazer as contas aí...

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Ipatingao Ver Post
    Bom, tem que considerar as placas...
    Cada placa trabalha com 35 cliente numa boa, o número confiável é 20 de acordo com outros usuários!

    Então basta fazer as contas aí...
    Estas placas com chipset atheros suportam bem mais do que 20 usuários simultaneos... Pode colocar, seguramente, uns 40 simultaneos. Aqui no fórum, já vi posts de gente que diz ter 70 conectados em uma dessas.

  10. #10

    Padrão

    Amigo utilizo os seguintes padrões comigo, sinceramente e honestamente na minha opinião não existe aps 802.11b que suportem mais de 50 clientes simultaneos, é logico salvo as exessões é claro, a tabela que eu uso é a seguinte para garantir uma banda full de 600 kbps posso colocar até 10 clientes no ap, para 300kbps 20 clientes, e para 256kps de 25 a 30 clientes, já mexi com diversos APS e nunca vi nenhum que fizesse milagre de aguentar 100 ou 80 clientes com 300 kbps por exemplo. O que difere o mikrotik dos demais aps são as ferramentas de diagnostico nele fornecida, e a praticidade na administração das redes...

  11. #11

    Padrão

    Eu uso placas Ubiquiti com chipset Atheros para cada painel em meu servidor, ja tive ocasiões de ter quase 60 simultaneos em um só painel, e aparentemente estava tudo de boa.

    Vlw!

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Amigo utilizo os seguintes padrões comigo, sinceramente e honestamente na minha opinião não existe aps 802.11b que suportem mais de 50 clientes simultaneos, é logico salvo as exessões é claro, a tabela que eu uso é a seguinte para garantir uma banda full de 600 kbps posso colocar até 10 clientes no ap, para 300kbps 20 clientes, e para 256kps de 25 a 30 clientes, já mexi com diversos APS e nunca vi nenhum que fizesse milagre de aguentar 100 ou 80 clientes com 300 kbps por exemplo. O que difere o mikrotik dos demais aps são as ferramentas de diagnostico nele fornecida, e a praticidade na administração das redes...
    Essa de colocar até 70 clientes c/ certeza tem que ser p/ clientes c/ menos banda. No meu caso, praticamente todos são 128k.

  13. #13

    Padrão

    Bom seguindo a teoria do nosso amigo gilbertoandrade q na minha opnião eu to com ele ,com link de 128k uns 50 clientes , se for meio misturado 128 com 64 acretido q uns 60 a 70 clientes , mas isso simultanio então no total vc vai colocar em media uns 100 a 120 cli em um cartão.

  14. #14

    Padrão Relativo

    Caros colegas relativo viu, pois eu consegui ter 30 clientes num ovislink, maioria 128kpbs ja um amigo meu nao conseguiu não sei pq, isso vai muito de iterferencia do enlace do ponto a ponto tb, eu estou montando meus mikrotiks da seguinte forma cartao ubiqui 2.4 em 400mw e enlace 5.8 com cartao atheros 6th, o enlace chega a 10mb ja testado viu... agora vou pendurar uns 90 cliente neste cartão ubiqui , fazendo uma resalva, mikrotik é um conjunto de: placa mãe, processador, memória e hd nunca use sempre cartão cf com adp. para ide, omni tb nao é antena, recomendo usar painel h.link 17dbi 120 graus que na verdade da uma cobertura mt maior e sem visada tb até 2kms.. espero ter ajudado...