+ Responder ao Tópico



  1. #1
    duxtux
    Visitante

    Question [Ajuda] - Escolher distribuiçao

    Olá pessoal!

    Bom, quero começar no mundo linux, lí vários tutoriais na internet e estou realmente interessado a ingressar no mundo linux como usuário residencial!

    Porém, estou tendo problemas com uma dúvida constante:

    Qual distribuiçao utilizar? Qual a melhor distru pra minha pseudo-máquina?

    Depois de quebrar kbça e nao conseguir uma resposta coerente em nenhuma pesquisa no Google e tutoriais, como o Guia foca-linux, por exemplo, resolvi perguntar a voces!

    Vamos lá!

    Minha pseudo-máquina é um:

    AMD Duron 1.35GHz;
    248 MB Ram;
    Placa-mae SIS com td onboard;
    e modem PcTel HSP56 MR (modem fdp).


    Eu gostaria que os senhores me indicassem uma distribuiçao que será fácil de instalar e configurar tudo, principalmente o modem, que tenha, ou seja fácil configurar, um ambiente gráfico leve (parece-me que o Fluxbox é interessante, mas nao tenho certeza!), e por favor, nao me recomendem distribuiçoes que rodem a partir do CD, pois estou sem drive de CD nessa máquina e utilizarei um apenas na instalaçao do SO e algum/s pacotes futuros...

    Pretendo utilizar linux, no começo, domesticamente pra ir me adaptando, depois pretendo começar a "brigar" com configuraçoes de servidor web e td mais..


    ps.: Eu tenho os 3 Cd's do Mandriva Limited Edition 2005 aqui comigo, seria uma boa pra essa máquina? E pra iniciante?

    Galera, é isso!
    O texto ficou enorme, mas espero que alguem leia e me ajude!

    Grande abraço,

    Dux.

  2. #2

    Padrão

    Olha amigo, Linux é como carro, cada um tem suas preferências. Mas se vc quer facilidade para iniciantes, recomendo o kurumin ( Guia do Hardware.Net :. HOME ) ou o ubuntu que é excelente. Considero o ubuntu muito melhor que o kurumin, mas o kurumin tem excelentes scripts p/ configuracao automatica de modens e hardware em geral que vao te facilitar bastante o inicio.
    O mandriva é uma excelente distribuição, mas procure usar sempre a ultima versao, que possui um kernel mais atualizado e novas funcionalidades.

  3. #3
    duxtux
    Visitante

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Olha amigo, Linux é como carro, cada um tem suas preferências. Mas se vc quer facilidade para iniciantes, recomendo o kurumin ( Guia do Hardware.Net :. HOME ) ou o ubuntu que é excelente. Considero o ubuntu muito melhor que o kurumin, mas o kurumin tem excelentes scripts p/ configuracao automatica de modens e hardware em geral que vao te facilitar bastante o inicio.
    O mandriva é uma excelente distribuição, mas procure usar sempre a ultima versao, que possui um kernel mais atualizado e novas funcionalidades.
    Antoni, valeu pela resposta.

    Acredito que vou utilizar o Ubuntu mesmo.

    Porém fiquei com uma dúvida, terei que estar sempre atualizando o Kernel do meu linux? Atualizar o Mandriva LE 2005 seria muito trabalhoso, sendo que eu realizaria essa tarefa daqui a uns meses, qdo estiver com um conhecimento pouco mais avançado?

    Obrigado!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por duxtux Ver Post
    Antoni, valeu pela resposta.

    Acredito que vou utilizar o Ubuntu mesmo.

    Porém fiquei com uma dúvida, terei que estar sempre atualizando o Kernel do meu linux? Atualizar o Mandriva LE 2005 seria muito trabalhoso, sendo que eu realizaria essa tarefa daqui a uns meses, qdo estiver com um conhecimento pouco mais avançado?

    Obrigado!
    Atualizar o kernel é necessário qdo vc quiser algo novo, que o seu kernel não suporte. No ubuntu isso é automático. Não esqueça que o ubuntu, assim como diversas outras distribuicoes, sao baseadas em debian.

  5. #5

    Padrão

    eu concordo com o comentário citado acima em relacao ao Kurumin, pois é uma distro fácil de ser usada...

    tem o fedora tb... acho uma distribuicao muito boa... ja usei e garanto q é muito boa...




    vlw

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mastellaro Ver Post
    eu concordo com o comentário citado acima em relacao ao Kurumin, pois é uma distro fácil de ser usada...

    tem o fedora tb... acho uma distribuicao muito boa... ja usei e garanto q é muito boa...




    vlw
    Com certeza. Tem O slackware que também é show de bola. Mas a escolha da distribuição depende da adaptação do usuário, pois todas são boas, cada uma com suas peculiaridades. Eu uso ubuntu no meu notebook e Slackware no servidor. Mas inciciei com o kurumn, pois é bastante fácil e serve p/ dar uma boa olhada nos arquivos de configuração p/ ver como a coisa funciona!

  7. #7

    Padrão

    Suadações amigos,
    duxtux, você enfatizou bem um ponto que você necessita, seu modem HSP 56, eu já tive um modem desse, as únicas distros que eu sei que tem driver já pronto para esse modem são Kurumin e Suse.
    Eu aconselho você começar pelo kurumin, é uma distro brasileira, é bem intuitiva pra instalar as coisas.

    abraço

  8. #8

    Padrão

    eu acho assim, como vc é iniciante é bom pegar uma distro fácil pra ir aprendendo.... tipo, ver como funciona a forma de armazenamento de arquivos... diretórios... como instalar / configurar / remover programas.... aprender a usar gerenciadores de pacotes como o RPM ( ou equivalentes ).... compilar programas... enfim... acho interessante vc comecar por algo fácil pra ir aprendendo.. depois ve se tem a necessidade de mudar de distro....

    eu particularmente, comecei com conectiva ( exatamente há 1 ano atrás ) aprendi o necessário.... depois fui pro slackware. Hoje to com o slack no meu note e nos meus servers

    tenta nao complicar muito sua vida... pegue algo mais facil para aprender mais rapido...


    vlw

  9. #9

    Padrão

    Kra experimenta o Big Linux, eu uso ele... e pra uso em desktop eu achei ele um dos melhores:

    Big Linux-Em busca do sistema perfeito!

    + questão d distro é igual o pessoal ai falou cada um tem a sua preferida, acho interessante vc testar várias e a que vc conseguir assimilar melhor vc usa.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxson Ver Post
    Kra experimenta o Big Linux, eu uso ele... e pra uso em desktop eu achei ele um dos melhores:

    Big Linux-Em busca do sistema perfeito!

    + questão d distro é igual o pessoal ai falou cada um tem a sua preferida, acho interessante vc testar várias e a que vc conseguir assimilar melhor vc usa.
    Eai Tuxson... só no Big Linux

    vou ver se testo ele tb.... heheeh

    flw abracos

  11. #11
    giesta
    Visitante

    Padrão

    SuSE, Fedora, Ubuntu/KUbuntu/XUbuntu sao as melhores pra começar. E entre eles eu diria q o melhor pra começar mesmo seria o SuSE q tem suporte pra tudo q eh coisa.

    Slackware eh sem duvida nenhuma o melhor pra aprender o linux em si.Ou seja, o segundo passo da evoluçao :P

  12. #12

    Arrow

    Bom amigos.
    Distribuição é que nem gosto cada um tem o seu.
    As mensagens postadas aqui foram ótimas, mas irei trancar o tópico.
    Experimentação é o X da questão. Teste, abuse, experimente e lógico leia sobre as distribuições na net. Existe muito material sobre esses assuntos.

    Um grande abraço, Duca.