+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Preciso de ajuda para acrescentar o pppoe-server ao BrazilFW

    Oi amigos,

    Esse é o meu primeiro post na sua comunidade. Meu nome é Claudio Roberto Cussuol, sou o responsável pela mini-distro BrazilFW, é provável que alguns de vocês já conheçam, quem não conhece está convidado a nos fazer uma visita em BrazilFW Firewall and Router - Keeping Coyote Linux Floppy Firewall Up to Date.

    Nosso sistema é uma mini-distro feita para compartilhar internet, ela é baseada no extinto Coyote Linux, mas podemos considerar que é um linux montado desde a base, sem utilizar pacotes de nenhuma distribuição específica. Usamos kernel 2.4.32, pppd 2.4.2 e pppoe 3.5. O cliente do pppoe funciona perfeitamente, em vários provedores no mundo todo.

    Bom, agora queremos melhorar nosso sistema acrescentando um servidor de pppoe. Parecia fácil.

    Fiz o dowload do rp-pppoe 3.8 e compilei com o gcc 3.3.32 e a uClibC 0.9.26. Esses gcc e a biblioteca são importantes para manter a compatibilidade do binário com o resto do sistema e garantir que a coisa toda fique pequena, afinal o BrazilFW foi feito para rodar em um único floppy.

    Meu pppoe-server-options tem as seguintes opções:
    # PPP options for the PPPoE server
    # LIC: GPL
    require-chap
    default-mru
    default-asyncmap
    login
    lcp-echo-interval 10
    lcp-echo-failure 2
    ms-dns 192.168.10.1
    noipdefault
    noipx
    defaultroute
    noproxyarp
    noktune
    usepeerdns
    netmask 255.255.255.255
    logfile /var/log/pppd.log

    O /etc/ppp/options tem:
    lock
    crtscts
    nobsdcomp
    nodeflate
    nopcomp

    Conforme eu ví em vários tutoriais encontrados pelo mundo afora. Eu rodo o pppoe server com os seguintes parâmetros:
    /usr/sbin/pppoe-server -I eth2 -S my_pppoe_server -L 192.168.10.1 -p /etc/ppp/ip

    A interface eth2 está legal. Aceitando conexões da rede interna, nada de firewall por enquanto.

    Quando eu rodo o pppoe-server ele não dá nenhuma mensagem, nada no log. Tambem não cria o arquivo em /log/var como eu esperava. Não sei se isso é um problema ou não. De qualquer forma, o serviço está subindo direitinho, ele aparece no ps.

    Quando eu vou no computador client e tento conectar eu noto as seguintes mensagens no log do server:

    Apr 29 17:25:09 brazilfw daemon.info pppoe-server[2103]: Session 25 created for client 00:0c:29:93:36:75 (192.168.10.29) on eth2 using Service-Name 'my_pppoe_server'
    Apr 29 17:25:10 brazilfw daemon.info pppoe-server[1062]: Session 25 closed for client 00:0c:29:93:36:75 (192.168.10.29) on eth2
    Apr 29 17:25:10 brazilfw daemon.info pppoe-server[1062]: Sent PADT
    Apr 29 17:25:10 brazilfw daemon.err pppoe-server[1062]: PADT: Generic-Error: Received PADT from peer u»rýÒ^V?.RWm<&^D0
    Apr 29 17:25:10 brazilfw daemon.err pppoe-server[1062]: PADT: Generic-Error: Ú
    Apr 29 17:25:10 brazilfw daemon.info pppoe-server[1062]: Sent PADT

    Notem que o server recebeu a tentativa de conexão do cliente (aparentemente não temos nenhum problema de rede) abriu a sessão mas fechou imediatamente.

    O log do cliente mostra o seguinte:
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.info pppd[630]: Serial connection established.
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.info pppd[630]: Using interface ppp0
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.notice pppd[630]: Connect: ppp0 <--> /dev/pts/1
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.debug pppoe[2967]: PADS: Service-Name: 'my_pppoe_server'
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.info pppoe[2967]: PPP session is 44
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.info pppoe[2967]: Session 44 terminated -- received PADT from peer
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.err pppoe[2967]: PADT: Generic-Error: RP-PPPoE: Child pppd process terminated
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.info pppoe[2967]: Sent PADT
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.notice pppd[630]: Modem hangup
    Apr 27 19:17:51 brazilfw daemon.notice pppd[630]: Connection terminated.

    Analizando o log, percebemos que o cliente encontrou o servidor, a sessão foi aberta, mas não conseguiu criar o processo pppd que estabeleceria a interface.

    É isso, conecta, autentica mas não cria as interfaces ppp0, ppp1, etc....
    disconecta imediatamente.

    Alguem com esperiência em servidor de pppoe poderia me dar uma mãozinha. A comunidade do BrazilFW agradece.

    Claudio

  2. #2

    Padrão

    Olha amigo, não entendo nada de pppoe, mas quero lha dar as boas vindas à comunidade. Já vi alguns posts de gente usando o brasilfw aqui no under e a presença de um desenvolvedor aqui com certeza fará aumentar cada dia mais o número de usuários!

    Abraço!

  3. #3
    arnaldoestevao
    Visitante

    Padrão quero informações sobre sua distro

    Amigo ainda não tenho como te ajudar porque esta semana vou estar instalando um servidor pppoe se tudo der certo talvez eu consiga, mas estou te escrevendo porque fiquei interessado em ajudar no desenvolvimento desta distro, queria saber onde obter mais informações

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pelo interesse. Você consegue maiores informações sobre o brazilfw no site que eu linkei:

    BrazilFW Firewall and Router - Keeping Coyote Linux Floppy Firewall Up to Date

  5. #5
    arnaldoestevao
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por cussuol Ver Post
    Obrigado pelo interesse. Você consegue maiores informações sobre o brazilfw no site que eu linkei:

    BrazilFW Firewall and Router - Keeping Coyote Linux Floppy Firewall Up to Date
    Eu ja visitei mas os links estão aparecendo quebrados para mim