Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problema de conexão AP ovislink

    Amigos, sou novo aqui no forum, espero que possam me ajudar.

    Tenho um AP ovislink configurado como gateway, um server Linux configurado como DHCP, Cache e tudo mais.

    Tenho uma antena Aquario de 15dbi.

    O problema é o seguinte:

    Quando o AP e a antena estavam no chão funciou tudo 100%.
    Quando eu coloco ele na torre (30 metros de altura) ele dá sinal 100% porem o windows não conecta (aguardando a rede...)
    Desci tudo para o chão novamente e funcionou perfeitamente.
    Ao colocar na torre volta o problema (sinal 100%, mas o windows não conecta).

    Ou seja o problema é quando o AP esta lá em cima não conecta, porem tem sinal 100%.

    Alguem já passou por isso ?

    Agradeço desde já.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edubezerra Ver Post
    Amigos, sou novo aqui no forum, espero que possam me ajudar.

    Tenho um AP ovislink configurado como gateway, um server Linux configurado como DHCP, Cache e tudo mais.

    Tenho uma antena Aquario de 15dbi.

    O problema é o seguinte:

    Quando o AP e a antena estavam no chão funciou tudo 100%.
    Quando eu coloco ele na torre (30 metros de altura) ele dá sinal 100% porem o windows não conecta (aguardando a rede...)
    Desci tudo para o chão novamente e funcionou perfeitamente.
    Ao colocar na torre volta o problema (sinal 100%, mas o windows não conecta).

    Ou seja o problema é quando o AP esta lá em cima não conecta, porem tem sinal 100%.

    Alguem já passou por isso ?

    Agradeço desde já.

    1. Configura o Ovislink como Bridge, colocando nas configurações TCP/IP a mesma rede do servidor. Assim, as portas LAN1, LAN2 e Wireless farão parte da rede do servidor.

    Exemplo:
    Servidor - 192.168.0.1
    Ovislink: 192.168.0.2 máscara 255.255.255.0 gateway 192.168.0.1

    OBS: Essa configuração vai depender de sua rede.

    2 - Desabilita o DHCP Server do Ovislink.

    3 - Liga o cabo que sai do servidor ou switch em qualquer porta LAN.

    4 - Testa a conexão.

    Dessa forma o DHCP será atribuido pelo servidor e não pelo Ovislink.

    Da forma que vc está fazendo (modo Gateway) o Ovislink funciona como um roteador, realizando NAT, e para que não fique NAT em cima de NAT, vc pode colocá-lo como Bridge.

  3. #3

    Padrão

    O problema é simples, se ta embaixo e conecta com todos os servicços ativos e ta em cima e nao conecta, o problema é a altura.

    As antenas de 15Db tem o lóbulo de irradiacao diferente, ainda mais a 30 metros de altura... quer ver uma coisa? deixe ela a 30 metros e va pra um ponto a 4km e com uma antena de grade de 24db aponte e tente pra vc ver... ele vai conectar...

    Voce tem que colocar essa antena mais baixa ou colocar painéis setoriais inclinados.

  4. #4

    Lightbulb

    Macvitor,

    Vou tentar o que vc falou, porem, acredito que as config. devem estar certas pois no chão conecta.


    Pedro0278
    Cara vc tem razão, não tinha pensado ainda no lóbulo de cobertura desta omni 15Db.
    Vou instalar amanha uma grade de 24DB num cliente pra testar.
    Assim que tiver uma reposta posto aqui.

    Obrigado pela ajuda até agora

  5. #5

    Padrão

    Pedro e amigos,

    Fiz esse teste, fui a um cliente instalei uma grade 24dbi pegou sinal legal 80% a 95%, porem quando coloco o Win XP para conectar ele dá a mensagem "Aguardando rede ..." e não conecta....

    Apresenta sinal excelente mas não conecta. Será que tenho que configurar alguma coisa no item avançado ?

    veja as config

    Tipo de Autenticação: (X) Sistema Aberto ( )Chave Compartilhada ( ) Auto
    Fragment Threshold: 2346
    RTS Threshold: 2347
    Intervalo Beacon: 100
    Taxa de Dados: 11M
    Tipo de Preamble: (X) Longo Preamble ( ) Curto Preamble
    Broadcast SSID: Ativado
    Ativar Block Relay: Desativado
    IAPP: Ativado
    Proteção 802.11g: Ativado
    ACK Timeout : 91 default=91
    Potência de TX (CCK): 26dbm (400mW)
    Potência de TX (OFDM): Fixada em 100mW

    Lembrando que quando o rádio está no chão conecta e navega perfeitamente.

    Essa antenas Aquario de 15Dbi são boas ? Os clientes ficarão em raios de do máximo 5Km

    desde de já agradeço

  6. #6

    Padrão

    foi como você setou a WEP coloque em Open Sistem, muito provavel que seja isso sinal exelente e quando vai conectar nada.

    Pedro0278,

    Chegamos a um consenso em relação as omni heheh é assim mesmo como você falou.

    abraço

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post

    Pedro0278,

    Chegamos a um consenso em relação as omni heheh é assim mesmo como você falou.

    abraço
    hehehehe, pois é... mas se for Aquario pode tocar no mato...

  8. #8

    Question

    TuxBrasil,

    Coloquei em Open Sistem e dá no mesmo....

    Agora tenho um novo dado.

    coloquei uma grade 25DBi a 1Km de distancia da torre. com visada boa só umas pequenas folhas de árvores na frete.

    Quando o sinal estava em 90% de qualidade, não conectava...

    Quando eu estava ajustando o sinal ficou 30% ~ 35% aí conectou e navegou bem.

    Sem perder pacotes e com reposta média de 5ms.

    Então não basta achar o sinal existe um ponto que conecta, ou seja, o sinal precisa ser baixo pra conectar.... é estranho não ?

    Já não sei mais o que fazer.... me dê uma luz....

    Será que seria trocar essa omni Aquario por outra marca e outra potência ?

    tanks

  9. #9

    Padrão

    Rapaz... omni Aquario? vc escreveu bem? rapaz... bote outra na moral... bote uma de 12db hiperlink generica que voce vai ver, eu espatifei uma dessas no chao outro dia, uma nova... ela é feita de cabo RGC213 emendados...

    Rapaz... se vc conecta com 30-40% de sinal essa antena nao está irradiando bem...

    Antenas menos potentes seriam o ideal.

  10. #10

    Padrão

    cara, em Taxa de Dados coloca Auto. Do jeito que está, 11MB, só irão conectar clientes que consigam essa velocidade.

  11. #11

    Padrão

    era a um problema que poderia ser mais realmente vejo que o problema na é conf e sim a sua antena, eu primo por usar marcas de exelente acabamento e com nome no mercado mesmo sendo um pouco caras mais são as que uso e algums amigos usa e roda tudo show, e eu não tenho broblema nenhum com elas...hoje tenho tudo basedado em visiontec e hyperlink originais, principalmente setoriais, não faço uso de omni deles por causa da homologação

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por macvitor Ver Post
    cara, em Taxa de Dados coloca Auto. Do jeito que está, 11MB, só irão conectar clientes que consigam essa velocidade.
    Estava em AUTO coloquei em 11 pra testar..... mas já voltei para AUTO

  13. #13

    Question

    Na minha ingenuidade perante marcas imaginei que omni de 15dbi fossem iguais.... ou seja um padrão único.... o que importaria seria apenas o rádio.

    Vou adquirir uma nova antena.

    Então pelo que vejo o recomendado para o meu caso é uma hyperlink de 12dbi ?

    Vou atender num raio de 5km. Porem tem alguns cliente que tem visada dificultada pela copa das árvores.

    essa de 12db será o suficiente ou melhor pegar uma 15db ?

  14. #14

    Padrão

    cara uma hyperlink de 8 dbi com um radio bom você consegue esse 5km ai tranquilamente.

  15. #15

    Padrão

    Uma última tentativa...

    Os APs Ovslink tem controle de potência... tente colocar a potencia deles em low (baixa), a menor que tiver... e experimente...

    Aqui no provedor temos uma antena Ideal (homologada) de 15db e ligada num cartao Orinoco de 32mw e atende muito bem 6km.

    Seu rádio deve estar numa potencia muito grande e como as omnis de 15 irradiam de maneira diferente, talvez reduzindo a potencia voce consiga resultados satisfatórios.

  16. #16

    Padrão

    com ctz...com um radio em 32mw como os cartões orinoco, e antena setorial hyperlink de 14dbi tenho cliente a 50km tranquilamente sm problema nenhum.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    com ctz...com um radio em 32mw como os cartões orinoco, e antena setorial hyperlink de 14dbi tenho cliente a 50km tranquilamente sm problema nenhum.
    Como é isso veio... em que parte da Bahia vc tá? Estou em Cachoeira...

  18. #18

    Padrão

    Tem um tópico sobre as omnis aquário, dá uma lida, eu mesmo comprei uma e um mês depois estava cheia dágua, tenta tirar a tampa dela pra ver, e como o pessoal falou é feita com cabo 213, dá até pra fazer em casa. No seu caso, usaria a hyper de 8dBi, dessa forma clientes próximos também terão bom sinal. Um bom rádio e uma boa antena.

  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por VIASATT Ver Post
    eu mesmo comprei uma e um mês depois estava cheia dágua, tenta tirar a tampa dela pra ver, e como o pessoal falou é feita com cabo 213, dá até pra fazer em casa.
    Huahauhau

    Não é a toa que o nome é AQUARIO, as de grade delas antigas, a que tinham o alimentador colado enchiam de agua mesmo... agora eles fizeram um modelo que é selado.
    Última edição por Pedro0278; 03-05-2007 às 07:29.

  20. #20

    Padrão

    Tente baixar a potencia do radio ou coloque outro no lugar desse pra testar.

    Omni aquario não é uma boa pedida tbem, to com duas aqui parada... uma encheu de agua e outra quebrou bem no pé.

    Moro bem perto do Paraguai aqui, esses dias comprei uma Hyperlink de 15 dbi e paguei menos de 300 reais. Não sei qto voces pagam por ai, mas se precisarem, posso mandar.

    Vlw!