+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Configuração hotspot e botando pra navegar

    Alguem poderia dar uma força ae!!! Ja vi um monte de posts aki no Underlinux sobre esse mermo problema, e gostaria de que alguem pudesse me (nos) ajudar!!!!
    To tendo um problema no meu hotspot que quando eu termino minha configuração, o MK fica indisponivel pra ser acessado tanto pelo WinBox, quanto pelo navegador!!! Gostaria de saber se pode algum bug da versao! OBrigado =)

  2. #2

    Question Tô com o Mesmo probelma

    É isso aí colega! até agora já arranquei a metade dos cabelos e não consegui resolver.
    Estou tentando colocar 2 placas de rede, uma que vem da Velox pro servidor com Mikrotik e a outra saíndo do servidor pra rede local.
    Quero fazer Hotspot e controle de banda, mas não funfa!
    Fiz Nat da forma que me ensinaram no Wiki, PPOE conecta, DHCP funciona jogando os endereços pra placa de rede local, mas nada.
    Não navega nem mostra a janelinha do Hotspot. Está faltando alguma besteirinha, algum bug do MK, ou eu mesmo que não estou acertando!

    Meus endereços no MK:
    Ether1 - (public-internet): 192.168.100.2
    Ether2 - (local) 192.168.100.3

    Gateway (Modem Velox): 192.168.100.1
    Faixa do DHCP: 192.168.100.10 a 192.168.100.30

    Pelo amor de Deus me ajudem!!! e desde já, obrigado galera.

  3. #3
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Verifiquem se o status dos adaptadores de rede estão "R" runing, pq algumas versoes cracked do mikrotik tem bugs com + de 1 placa de rede ou uma onboard e outra off.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Elliott Ver Post
    Alguem poderia dar uma força ae!!! Ja vi um monte de posts aki no Underlinux sobre esse mermo problema, e gostaria de que alguem pudesse me (nos) ajudar!!!!
    To tendo um problema no meu hotspot que quando eu termino minha configuração, o MK fica indisponivel pra ser acessado tanto pelo WinBox, quanto pelo navegador!!! Gostaria de saber se pode algum bug da versao! OBrigado =)
    com o hotspot vc nao consegue navegar, nem acessar msn mt menos winbox, sem antes esta logado... para acessar o wimbox sem ta logado, apenas via mac... ae sim vc consegue acessar o bendito...

  5. #5

    Padrão Hotspot

    Uso hotspot e ja passei por isso, um exemplo simples, vc tem duas placas de rede no mk, INTERNET e outra CLIENTES vc está conectado pela placa de rede CLIENTES, dai vc habilita o hotspot na interface CLIENTES, apos vc fazer automaticamente seu mk desconecta. pela seguinte questão, nesse momento todas requisições feitas pela placa de rede serão autenticadas no hotspot. O que eu indico e sempre fazer as configurações necessarias usando a interface que recebe a internet, senão realmente ira acontecer isso, somente depois que vc autenticar com user e senha que vc conseguirar acessar o mk pelo winbox...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por falcaobr Ver Post
    É isso aí colega! até agora já arranquei a metade dos cabelos e não consegui resolver.
    Estou tentando colocar 2 placas de rede, uma que vem da Velox pro servidor com Mikrotik e a outra saíndo do servidor pra rede local.
    Quero fazer Hotspot e controle de banda, mas não funfa!
    Fiz Nat da forma que me ensinaram no Wiki, PPOE conecta, DHCP funciona jogando os endereços pra placa de rede local, mas nada.
    Não navega nem mostra a janelinha do Hotspot. Está faltando alguma besteirinha, algum bug do MK, ou eu mesmo que não estou acertando!

    Meus endereços no MK:
    Ether1 - (public-internet): 192.168.100.2
    Ether2 - (local) 192.168.100.3

    Gateway (Modem Velox): 192.168.100.1
    Faixa do DHCP: 192.168.100.10 a 192.168.100.30

    Pelo amor de Deus me ajudem!!! e desde já, obrigado galera.
    Ola Falcao, Tb sou iniciante em MK e ja trocamos ideia sobre este assunto, so agora vendo seu post e que estou percebendo que voce esta usando a mesma faixa de ips para as duas redes, publica e local, acredito que o correto seria usar faixas de ips diferentes ja que sao redes diferentes tipo: 192.168.100.2 (rede publica) 10.10.1.2 (rede interna), se eu estiver correto ou equivocado por favor gostaria que outros mais esclarecido comentassem. antecipadamente agradeço.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por raus Ver Post
    com o hotspot vc nao consegue navegar, nem acessar msn mt menos winbox, sem antes esta logado... para acessar o wimbox sem ta logado, apenas via mac... ae sim vc consegue acessar o bendito...
    Mas ele nem aparece a janela pra logar e o MK fica sem acesso... =(

  8. #8

    Padrão

    Isso acontece quando o mk não está configurado para navegar, por exemplo se tiver faltando configurações dns ou gateway no mk acontece isso..

    Citação Postado originalmente por Elliott Ver Post
    Mas ele nem aparece a janela pra logar e o MK fica sem acesso... =(

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Isso acontece quando o mk não está configurado para navegar, por exemplo se tiver faltando configurações dns ou gateway no mk acontece isso..
    Sim, mas como eu faço a configuração do gateway e dns!!!

  10. #10
    Mikrotik inSide Avatar de luizbe
    Ingresso
    Sep 2005
    Localização
    Governador Valadares
    Posts
    1.212
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Vamos lá,

    1º ter 2 placas de rede, uma na classe interna que é por exemplo : 192.168.0.1que essa seje a ether2
    e outra com ip do seu link , 10.0.0.1 que seje a ether1 *EXEMPLO ok?
    você pode conferir qual que é ether1 e ether2 pela aba
    IP> ADDRESS > lá vai estar. *mas isso você já sabe fazer correto?

    depois entrar pela porta do seu link , ou seja tu vai ter que ter o ip 10.0.0.2
    e começar a configurar o hotspot.

    depois vai na aba
    IP > HOTSPOT >
    na aba SERVER > clique no +
    e coloque {
    name : nome do provedor , *pode ser qualquer nome, mas ponha do ISP.
    interface: *INTERFACE DO CLIENTE , no nosso caso 192.168.0.1 que é a ETHER2
    Address Pool: NONE *Deixa marcado NONE que ai voce vai poder ter muitas classes de ip virtual, pra você não ficar amarrado so no DHCP.
    profile: Default
    e desmarque IDLE TIMEOUT e o outro.
    }
    foto 1
    pronto agora proximo passo

    agora no botaozinho [Profiles]
    na mesma aba *SERVERS
    vai aparecer la o Default,
    clique 2 x pra você alterar os dados e coloque {
    name: Default *PODE MUDAR PRO DO SEU PROVE TAMBEM
    Hotspot ADDRESS : DEIXE DESMARCADO
    DNS NAME: auth.provedor.com.br , o meu é auth.neednet.com.br
    HTML Dire: Hotspot
    rate limit : desmarcado
    os outros deixe desmarcado, só marque se você tiver webproxy ativado.
    foto 2 .

    vamos pro terceiro passo:
    em IP > FIREWALL > NAT
    coloque a regra
    Chain: Src NAT
    Out Interface : ETHER 1 * ou a que for da sua saida de internet.
    ACTION: Masquered

    quase tudo pronto.

    agora adicione um usuarios e senha na aba
    IP > HOTSPOT > USERS >
    No "+"
    name: teste
    senha: teste
    profile: esse profile é praticamente a BANDA do cliente, vou explicar agora como fazer isso.

    aba
    IP > HOSPOT > USERS >
    Botaozim [Profiles]
    Vai ter o "Default"
    você pode mudar o nome dele pra por exemplo 100kbps
    e lá colocar,
    name: 100kbps
    address pool: none
    session timeout : desmarcado
    idle e keep: desmarcados
    shared users: 1
    rate limit: 100k/100k
    deixe em branco o resto
    e lá em open status page: always
    e marque *Transparent Proxy
    foto 3.

    assim por diante você pode criar varios profiles com velocidades diferentes, só trocar o nome e o rate limite pra o que tu quer por.



    DNS:
    na aba
    IP > DNS
    depois clique em "settings"
    coloque o DNS Preferencial
    e o secundario se quiser,

    não marque a opção "allow remote " porque eu já notei que ela lerda e muito na conexão do cliente, *testado a aprovado :P

    e deixa o cache em 512, porque quanto mais mais banda usa do seu server , não sei porque mas sempre que almento ele pra 10024k fica lenta, se alguem ae puder nos explicar porque, fique avontade..
    no mais, nas fotos da pra você ter uma noção das configurações qeu te falei.
    foto 4.

    já ia esquecendo :
    Rota, que é sua saida de internet, sem isso nada funciona,
    na aba IP > ROUTES
    clique no +
    na foto 5 você vai ter mais detalhes do que fazer.
    se ao lado do que você adicionar ficar *AS quer dizer que o MK acho o ip e coloco ele pra ser o gateway.
    foto 5.

    espero que te ajude,
    qualquer duvida poste.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.PNG
Visualizações:	373
Tamanho: 	60,5 KB
ID:      	537   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.PNG
Visualizações:	322
Tamanho: 	60,5 KB
ID:      	538  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         3.PNG
Visualizações:	318
Tamanho: 	70,6 KB
ID:      	539   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         4.PNG
Visualizações:	282
Tamanho: 	57,3 KB
ID:      	540  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         5.PNG
Visualizações:	337
Tamanho: 	59,0 KB
ID:      	541  

  11. #11

    Padrão

    Isso ai mesmo luiz, basta fazer isso que ja deve funcionar...

  12. #12

    Thumbs up Problema resolvido!

    Galera, muito obrigado.

    Tenho que agradecer a todos os colegas que participaram pra resolver esta bronca. Com as dicas de todos o MK está uma belezura! Tanto navegando como com controle de banda em ordem.
    Seguinte: estou trocando meu servidor por uma máquina mais possante e logo em seguida vou colocar aqui no forum a configuração completa de como foi resolvido tudo, inclusive com vídeo. Este é o meu compromisso. Acho que pra semana estarei postando. Não coloco logo porque vou preparar o material pra não deixar dúvidas. Aguardem... tudo de bom pra todos.

  13. #13

    Padrão

    Vlw ae a todos... Coloquei o meu pra funcionar tb aki!!!!!! Assim como o usuario falcao eu vou colocar meus arquivos aki e um video tb =)

  14. #14

    Thumbs up Configuração do Mikrotik Completa e Funcionando

    Aí está galera, esta configuração em anexo funciona perfeitamente.
    Se você tiver o Mikrotik no servidor, 2 placas de rede, sendo uma que entra o sinal vindo do modem Velox e a outra saíndo para um AP ou para a rede local (tanto faz).
    Na configuração tem inclusive um exemplo de Hotspot, criando usuário, controle de banda, etc, etc.
    Se você reprisar a configuração, terá seu servidor funcionando totalmente em ordem.

    Espero ter ajudado.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos