+ Responder ao Tópico

1. Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Daniel, estamos no forum pra trocar ideias, experiencias ! Só mandar as perguntas !
    -Usarmos SkyPilot, é uma solução Mesh facil de usar porém muito cara, mas pra um projeto piloto usamos. Ele é um equipamento outdoor com 2.4 e 5.8 "integrados" só ligar na tomada que vai funcionar.
    -No cliente dá pra usar bridge ou placa PCI se ele estiver muito perto do poste sem muitas paredes pra atrapalhar, fora isso necessita sim colocar antena externa. Na rua funciona que é uma beleza.
    -O Throughput desse equipamento me decepcionou bastante, a modulação dele não é dos melhores. Mas a idéia é boa ! Estamos pra testar agora AP4000.
    -Hoje temos de 10 a 15 clientes por poste, funciona muito bem, tem um poste a cada 500 metros mais ou menos então fica complicado ter mais que isso hehehe. Se você estiver na rua ele chega a pegar 5 postes diferentes.
    To pra tirar umas fotos pra postar.
    []s Israel.

cara, muito legal seu projeto ! eu estou fazendo um projeto muito parecido com esse como projeto de conclusão de faculdade aqui em Ilhéus-BA. To montando uma rede Mesh bem parecida com a sua em minha cidade! estou usando linksys wrt54g + freikfunk + OLSR , so que fica dificil garantir banda para os usuários VoIP, como vc ta fazendo? me add no msn: diegosobrinho@hotmail.com abraços!

Última edição por diegoss; 10-09-2007 às 13:53.

2. Olá Diego,

O sistema que eu estou usando aqui tem QoS, eu consigo dar prioridade para VOIP sem problemas, aqui eu irei abrir um SSID chamado VOIP que vai ter prioridade HIGH (ou seja, vai ter prioridade em cima dos outros SSIDs) somente para VOIPs... Mas veja bem, o cliente não vai ter INTERNET + VOIP, apenas VOIP nesse link. Para navegação o SSID é outro, Mesh por exemplo. Esses equipamentos suportão até 16 SSIDs por equipamento.
    Eu ainda não olhei, mas acredito que tendo INTERNET + VOIP ele consiga dar prioridade ao voip também sem problemas, pelo menos é o que diz o manual !
    Eu testei um Nokia E61 (VOIP WI-FI) ficou perfeito !
    Além do mais, a rede Mesh serve pra você criar pequenas células com (no meu caso pelo menos) 10 a 20 clientes, o que não gera um gargalo tão grande, hoje tenho nas minhas bases que não são Mesh de 50 a 60 clientes. Mesmo assim, o QoS resolveria esse problema.
    Na LinkSys eu não conheço, se ele fizer QoS você consegue trabalhar com isso sem problema.

[]s ISRAEL.

danielmenezes
    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Daniel, estamos no forum pra trocar ideias, experiencias ! Só mandar as perguntas !
    -Usarmos SkyPilot, é uma solução Mesh facil de usar porém muito cara, mas pra um projeto piloto usamos. Ele é um equipamento outdoor com 2.4 e 5.8 "integrados" só ligar na tomada que vai funcionar.
    -No cliente dá pra usar bridge ou placa PCI se ele estiver muito perto do poste sem muitas paredes pra atrapalhar, fora isso necessita sim colocar antena externa. Na rua funciona que é uma beleza.
    -O Throughput desse equipamento me decepcionou bastante, a modulação dele não é dos melhores. Mas a idéia é boa ! Estamos pra testar agora AP4000.
    -Hoje temos de 10 a 15 clientes por poste, funciona muito bem, tem um poste a cada 500 metros mais ou menos então fica complicado ter mais que isso hehehe. Se você estiver na rua ele chega a pegar 5 postes diferentes.
    To pra tirar umas fotos pra postar.
    []s Israel.

Israel!

Interessante, já é uma solução.

Estou buscando aqui para minha cidade um MESH gerenciado por mim, pelo que ví no site são eles quem comando tudo né (redes de IP's, cadastro de clientes e rotas), nada por vc.

Tem o pessoal da Meraki (Meraki) que faz da mesma forma, talvez o preço seja até mais barato.

Quanto aos equipamentos, estou aguardando a chegada de um AP4000 tb e um outro da AirLive, já ouvi muita coisa sobre o MESH, estão bem divididas as opiniões, vamos ver no que dá.

Aguardo suas fotos então, abraço!

4. Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Olá Diego,

O sistema que eu estou usando aqui tem QoS, eu consigo dar prioridade para VOIP sem problemas, aqui eu irei abrir um SSID chamado VOIP que vai ter prioridade HIGH (ou seja, vai ter prioridade em cima dos outros SSIDs) somente para VOIPs... Mas veja bem, o cliente não vai ter INTERNET + VOIP, apenas VOIP nesse link. Para navegação o SSID é outro, Mesh por exemplo. Esses equipamentos suportão até 16 SSIDs por equipamento.
    Eu ainda não olhei, mas acredito que tendo INTERNET + VOIP ele consiga dar prioridade ao voip também sem problemas, pelo menos é o que diz o manual !
    Eu testei um Nokia E61 (VOIP WI-FI) ficou perfeito !
    Além do mais, a rede Mesh serve pra você criar pequenas células com (no meu caso pelo menos) 10 a 20 clientes, o que não gera um gargalo tão grande, hoje tenho nas minhas bases que não são Mesh de 50 a 60 clientes. Mesmo assim, o QoS resolveria esse problema.
    Na LinkSys eu não conheço, se ele fizer QoS você consegue trabalhar com isso sem problema.

[]s ISRAEL.

Legal Israel!
    Intendi! Vejo que esse Router ae eh pancada mesmo eim! Ele faz isso por firmware original é? Mas, me diga, dexa eu ver se entendir.. vc ta conseguindo captar sinal aí nos clientes que utilizam só plaquinha PCI e que estão no raio de 300 mt do poste né.. mas , vc está conseguindo um throughput legal nesses clientes sem antena externa cara?
    2 - E qual é a marca dessa OMNI que vc usa no Roteador, é a hyperlink 9db? Quanto vc pagou no roteador? E esses 400mw são de hardware?
    3- Como é a topologia da rede cara? o gateway da rede está somende de um lado ? tipo.. o cliente que está no último poste precisa saltar 8 vezes pra alcançar a internet?
    4- o protocolo de roteamento que vc está usando na rede é o OLSR?
    Pois cara, o objetivo nesse meu projeto aqui é tipo implementar uma solução mesh a baixo custo e com sistema livre, aproveitando os linksys da vida, mais baratos, porem bem mais frágeis..
    Eu to achando que para o que nós estamos fazendo, soluções mais robustas como essa que vc usa, é a ideal, apesar de mais cara..
    desculpa as perguntas e
    abraços Cara!

Última edição por diegoss; 10-09-2007 às 18:42.

5. Pessoal, a foto não vai, 1 mega jpg e o negocio aqui não vai mesmo, estou tentando colocar desde ontem ! Help me....
    Daniel, o sistema é apenas uma bridge, tem opção de autenticar as macs do wi-fi via Radius mas não utilizo. Eu tenho já um sistema de autenticação PPPoE MACxUSERxPASS com todo controle de pagmto, tipo de IP (Fixo ou Dinamico) etc etc etc que utilizo com ele. Apenas a parte do QoS e da rota de menor custo do Mesh que ele pode fazer por mim.
    Eu estou com 3 AP4000 também só que em bancada, ele faz as mesmas coisas só que não é um equipamento já outdoor, tem que colocar em uma caixa pra subir. Já vi que ele tem as mesmas funções (QoS, 16xSSIDs, VLAN etc) do equipamento que uso hoje.
    Sobre as opniões, a minha ainda é "inviável" para essa solução como provedor de internet para residencias/empresas fixas.
    Diego, o equipamento que to usando hoje é o SkyPilot já vem com uma antena de 8 dbi 2.4 (400mw) e 12 dbi em 5.8, são "originais" do equipamento. Sobre funcionar em 300 metros, funciona até mais em área aberta mas quando passa uma parede, não passa de 30 metros. Quem mora na frente de um poste (bem na frente mesmo) funciona dentro da casa, quem já mora mais distante ou o PC fica nos fundos da casa por exemplo não vai !!! Ele utiliza um protocolo dele, não sei qual é mas acredito que seja OLSR. Esse é um equipamento caro pra caramba, mas como foi um projeto piloto, o custo não estava interessando.
    O problema que eu estou tendo aqui é o seguinte, a base dele transmite teoricamente 20 Megas que na realizadade (pelo menos aqui) não passa de 10 Megas AGREGADO (UP+DOWN), isso acabou inviabilizando o projeto. Aqui eu estou com a seguinte solução:
    -> Poste 1 -> transmite Wi-Fi
    -> Poste 2 -> transmite Wi-Fi
    --> Extender --> Poste n -> transmite Wi-Fi
    BASE -- ---> Extender transmite Wi-Fi
    --> CPE 1 (Cliente não wi-fi)
    --> CPE 2 (Cliente não wi-fi)
    --> CPE 3 (Cliente não wi-fi)

A base, extender, postes e Cpes se comunicam em 5.8.
    O Wi-Fi são 2.4 ( CLARO! )
    Da base para o Exterder dá latencia de média 15ms, nos postes média de 20ms.
    Eu consigo em um cliente Wi-Fi transportar 2 ou 3 Megas em problemas, mas se você ler mais acima a base (somando todo o tráfego) passa 10Megas AGREGADO.
    Foi aí que a coisa pegou, agora estou com um projeto pra fazer Mesh com AP4000 e ver se funciona melhor.
    Eu vi que os APs Ovislink com software modificado faz também, o problema que eu vejo é que ele faz somente em 2.4 ( link e transmissão a cliente final ) o que vai se tornar um gargalo complicado.
    A Motorola tem uma solução de HotZone bem interessante, acredito que será meu 3o teste.
    Diego, o que você pretende transportar nesse seu projeto ? Quanto de banda vai ter que passar por aí ? Dependendo da resposta um Ovislink resolve seu caso.

Amigos, a foto não vai ! Se alguem quiser manda o email que eu envio e agradeço se colocar num post !

[]s ISRAEL.

Tópicos Similares

1. Associar IP ao usuário no squid
    Por macvitor no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 4
    Último Post: 23-05-2005, 16:53
  2. Como dar mais direitos aos usuários?
    Por no fórum Servidores de Rede
    Respostas: 2
    Último Post: 15-04-2004, 12:55
  3. Limitar espaco aos usuarios do samba
    Por no fórum Servidores de Rede