Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mesh - Desafio aos usuários

    meus caros colegas.......


    estou com 12 radios e estou afim de montar uma rede mesh... aqui na minha cidade..... entao... quem pode ajudar a confg????

    principais duvidas:

    como fica a confg dos radios?? (bridge / cliente / wds / ap / etc... )

    quais e que tipo de antena????

    distancia entre radios???

    como ficara a autenticagem os usuarios???? sera que o PPPOE ira rodar???
    Última edição por socrateschalkidis; 06-05-2007 às 18:22.

  2. #2

    Padrão

    bridge, ative o mesh, ou seja tens que usar o aprouter, ou algum outro radio com firmware tipo radios linksys e firmware freinfunk.net, na minha opiniao a melhor solução.

    vc nao falou que radio tens mas vamos supor que seja o aprouter, te aconselho a fazer uma coisa bem planejada no papel antes,

    pq? simplesmente assim, mesh funciona ate 8 nodos teoricamente, mas pessoas que ja usaram dizem que bom mesmo fica ate o 3 nodo, depois começa a dar problema quando a trafego,, então o ideal é colocar o link de internet no meio, ou no caso as vezes ter 2 links, tipo um em um lado outro no outro.

    tipo colocar eles nos topos dos predios,

    antenas omni de 8 db, nao mais que isso. tem varias, podes usar sei lá as da OIW, veja uma boa ai, mas nao seja louco de colocar omnide 12 db da aquarios como vi um pessoal fazendo,

    para calcular a distancia faça um teste, de a quantos metros sem antena vc consegue se conectar... tipo se der 150 mts, entao use uma distancia de 300 mts entre um radio e outro, acho esta a distancia ideal.
    pois assim, ha varios tipos de notebook, e acho que 150 mts funcione com eles. e claro as pci que tem aquelas anteninhas de 2 dbi, ja usei em pcs aqui a 600 mts, com pci e anteniha de 2 dbi, mas aquela que da de colocar em cima do computador,


    se vc colocar o radio em AP e ele sendo o gateway da rede, dai vc pode usar mesh e rede sem fio normal, ta ai uma sugestão que tem que ser analisada para ver se compensa.
    Última edição por jhonnyp; 07-05-2007 às 08:14.

  3. #3

    Question Vamos Iniciar

    OK....

    ESTOU USANDO P/ TESTE RADIO EDIMAX C/ AP ROUTER 6.1....

    TENHO 4 ANTENAS HIPERLINK, 3 AQUARIOS E 5 DA GI-LINK.... TODAS DE 15 Dbi

    TOU COLOCANDO PRIMEIRO NO PAPEL REALMENTE.... P/ DEPOIS SUBIR O MATERIAL....

    A OUTRA DUVIDA E COM RELACAO A AUTENTICAGEM DOS USUARIOS.... COMO FICA??? PPPOE????




    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    bridge, ative o mesh, ou seja tens que usar o aprouter, ou algum outro radio com firmware tipo radios linksys e firmware freinfunk.net, na minha opiniao a melhor solução.

    vc nao falou que radio tens mas vamos supor que seja o aprouter, te aconselho a fazer uma coisa bem planejada no papel antes,

    pq? simplesmente assim, mesh funciona ate 8 nodos teoricamente, mas pessoas que ja usaram dizem que bom mesmo fica ate o 3 nodo, depois começa a dar problema quando a trafego,, então o ideal é colocar o link de internet no meio, ou no caso as vezes ter 2 links, tipo um em um lado outro no outro.

    tipo colocar eles nos topos dos predios,

    antenas omni de 8 db, nao mais que isso. tem varias, podes usar sei lá as da OIW, veja uma boa ai, mas nao seja louco de colocar omnide 12 db da aquarios como vi um pessoal fazendo,

    para calcular a distancia faça um teste, de a quantos metros sem antena vc consegue se conectar... tipo se der 150 mts, entao use uma distancia de 300 mts entre um radio e outro, acho esta a distancia ideal.
    pois assim, ha varios tipos de notebook, e acho que 150 mts funcione com eles. e claro as pci que tem aquelas anteninhas de 2 dbi, ja usei em pcs aqui a 600 mts, com pci e anteniha de 2 dbi, mas aquela que da de colocar em cima do computador,


    se vc colocar o radio em AP e ele sendo o gateway da rede, dai vc pode usar mesh e rede sem fio normal, ta ai uma sugestão que tem que ser analisada para ver se compensa.

  4. #4

    Padrão

    neste caso,( rede mesh) eu usaria Hotspot, pois por ser uma rede em malha e de grande moldabilidade, penso eu que pppoe ficaria muito trabalhoso. te aconselho a nao usar pppoe, faz um servidor de hotspot central, como suas antenas sao de 15 db, faça um teste antes para saber qual melhor distancia entre um ap e outro, mas acho que 300 mts é o ideal. mas veja bem pq como são de 15 dbi, sua abertura é mais longa, o que difuculta para os clientes mais proximos, então o melhor não é os predios mais alto, pois uma omni de 15 dbi em um predio de 20 andares, em baixo é provavel que nem tera sinal, sabe é questao de testes

  5. #5

    Padrão

    e ai cmo anda? desistisse? se eu tivesse money eu tbem gostaria de fazer o que vc esta fazendo.

  6. #6

    Padrão

    nao....

    como e teste vou fazendo aos poucos....

  7. #7

    Padrão mesh

    pessoal eu comprei aqui tres airaya e vou fazer uma (mesh) dessas pra ver... O 1º ponto a uns 200mts e o segundo ponto a uns 10 km da base, so que o ponto base e o ponto de 15km passam exatamente na reta do ponto de 200mts. Agora se eu tive a seguinte situaçao, que o ponto de 200mts estivesse a 90 graus dos outros dois pontos. eu poderia colocar um divisor em forma de T e fazer dois apontamento???? sera que ia funcionar ????


    Ha Saldaçoes povo da underlinux.... voltando a ativa ??????

  8. #8

    Padrão

    amigo, qual o objetivo em se fazer uma rede desse jeito que vc quer? pois assim, alguqm com um notebook nao vai conseguir se conectar na sua rede a 10 km, nem a 15km. tipo a rede mesh é para vc poder sair andando por uma cidade e ir pegando sinal por toda ela. acho que vc quer talvez interligar em WDS seus pops.

    esclareça mais,

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigo, qual o objetivo em se fazer uma rede desse jeito que vc quer? pois assim, alguqm com um notebook nao vai conseguir se conectar na sua rede a 10 km, nem a 15km. tipo a rede mesh é para vc poder sair andando por uma cidade e ir pegando sinal por toda ela. acho que vc quer talvez interligar em WDS seus pops.

    esclareça mais,
    #################################################################


    rapaz num é que mesmo pra eu eu vou fazer uma rede dessa, so pra desencargo de consiencia... vou é fazer o WDS entre os 3 e deu bola pra frente ... eu num vou fazzer essa rede nao...

  10. #10
    Moderador Avatar de ederamboni
    Ingresso
    Oct 2004
    Localização
    Montes Claros
    Posts
    885
    Posts de Blog
    13

    Padrão

    legal essa ideia vlw jhonnyp lendo suas respostas consegui visualizar melhor a rede mesh muito legal cara parabens vou fazer uns testes aq pra ver como que fica na minha cidade pros caras que tem note
    abracos....

  11. #11

    Padrão

    show de bola, agora to tentando ver se consigo algo assim usando o mikrotik, que é um sistema muito mais poderoso. acontece que pelo visto o protocolo olsr ele nao suporta, mas é show mesmo mesh.

  12. #12
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    dizem q a versao 3 vem com mesh implementado .. enqnto isso vou esperar!!!

    mas vou fzer isso sim, assim q der $$ ..
    se alguem precisar trocar uma ideia sobre a rede, estamos ai.

  13. #13

    Lightbulb Rede Mesh rodando

    Ae pessoal, montei minha primeira rede MESH na cidade, 10 pontos. Está rodando legal mas o custo pra implementar é bem alto. Aqui colocamos 10 postes na cidade e instalamos o sistema, varias casas funcionaram sem antena externa só no micro do cliente mas isso é só no cliente em frente ao poste, além desses não ficaram bons, realmente não passa paredes. Estou usando 400mw com antena de 8 ou 7 dbi não sei. Na rua funciona bem pacas ! Chega a pegar 5 pontos sentado na praça hehehehe !!! Instalamos um poste a cada 500 metros mais ou menos, dando aí em média um rádio de 300 metros na área de atuação. Fizemos um vídeo andando de carro mas precisamos editar o vídeo e diminuir o tamanho e depois disponibilizo o link pra vocês verem, se bem que não dá pra ver muita coisa. A única coisa que não gostei é que o windows pra trocar de um poste ao outro ele zera o sinal pra pegar do outro poste, preciso ver se tem alguma opção de roaming pra funcionar isso legal. Além disso usamos um Nokia E61 (usando como VOIP) e funcionou bem também só que a ligação cai entre um poste e outro.
    Enfim é isso, espero ter passado alguma mensagem que ajudem vocês !! "Dúvidas" só postar !

  14. #14
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    opaaa .. show cara!!

    jah q vc foi o unico que fez, posso mandar um questionario?? hehe

    usou q equipamentos no poste?? e no cliente??
    como fica o throughput??
    pendura qntos clientes por poste??

    valeuu

  15. #15

    Padrão

    Daniel, estamos no forum pra trocar ideias, experiencias ! Só mandar as perguntas !
    -Usarmos SkyPilot, é uma solução Mesh facil de usar porém muito cara, mas pra um projeto piloto usamos. Ele é um equipamento outdoor com 2.4 e 5.8 "integrados" só ligar na tomada que vai funcionar.
    -No cliente dá pra usar bridge ou placa PCI se ele estiver muito perto do poste sem muitas paredes pra atrapalhar, fora isso necessita sim colocar antena externa. Na rua funciona que é uma beleza.
    -O Throughput desse equipamento me decepcionou bastante, a modulação dele não é dos melhores. Mas a idéia é boa ! Estamos pra testar agora AP4000.
    -Hoje temos de 10 a 15 clientes por poste, funciona muito bem, tem um poste a cada 500 metros mais ou menos então fica complicado ter mais que isso hehehe. Se você estiver na rua ele chega a pegar 5 postes diferentes.
    To pra tirar umas fotos pra postar.
    []s Israel.

  16. #16

    Talking

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Daniel, estamos no forum pra trocar ideias, experiencias ! Só mandar as perguntas !
    -Usarmos SkyPilot, é uma solução Mesh facil de usar porém muito cara, mas pra um projeto piloto usamos. Ele é um equipamento outdoor com 2.4 e 5.8 "integrados" só ligar na tomada que vai funcionar.
    -No cliente dá pra usar bridge ou placa PCI se ele estiver muito perto do poste sem muitas paredes pra atrapalhar, fora isso necessita sim colocar antena externa. Na rua funciona que é uma beleza.
    -O Throughput desse equipamento me decepcionou bastante, a modulação dele não é dos melhores. Mas a idéia é boa ! Estamos pra testar agora AP4000.
    -Hoje temos de 10 a 15 clientes por poste, funciona muito bem, tem um poste a cada 500 metros mais ou menos então fica complicado ter mais que isso hehehe. Se você estiver na rua ele chega a pegar 5 postes diferentes.
    To pra tirar umas fotos pra postar.
    []s Israel.

    cara, muito legal seu projeto ! eu estou fazendo um projeto muito parecido com esse como projeto de conclusão de faculdade aqui em Ilhéus-BA. To montando uma rede Mesh bem parecida com a sua em minha cidade! estou usando linksys wrt54g + freikfunk + OLSR , so que fica dificil garantir banda para os usuários VoIP, como vc ta fazendo? me add no msn: [email protected] abraços!


    ____________________________________________________________________
    Diego Sobrinho Souza
    BACHARELANDO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÂO - UESC BAHIA
    CISCO CERTIFIED
    Última edição por diegoss; 10-09-2007 às 14:53.

  17. #17

    Padrão

    Olá Diego,

    O sistema que eu estou usando aqui tem QoS, eu consigo dar prioridade para VOIP sem problemas, aqui eu irei abrir um SSID chamado VOIP que vai ter prioridade HIGH (ou seja, vai ter prioridade em cima dos outros SSIDs) somente para VOIPs... Mas veja bem, o cliente não vai ter INTERNET + VOIP, apenas VOIP nesse link. Para navegação o SSID é outro, Mesh por exemplo. Esses equipamentos suportão até 16 SSIDs por equipamento.
    Eu ainda não olhei, mas acredito que tendo INTERNET + VOIP ele consiga dar prioridade ao voip também sem problemas, pelo menos é o que diz o manual !
    Eu testei um Nokia E61 (VOIP WI-FI) ficou perfeito !
    Além do mais, a rede Mesh serve pra você criar pequenas células com (no meu caso pelo menos) 10 a 20 clientes, o que não gera um gargalo tão grande, hoje tenho nas minhas bases que não são Mesh de 50 a 60 clientes. Mesmo assim, o QoS resolveria esse problema.
    Na LinkSys eu não conheço, se ele fizer QoS você consegue trabalhar com isso sem problema.

    []s ISRAEL.

  18. #18
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Daniel, estamos no forum pra trocar ideias, experiencias ! Só mandar as perguntas !
    -Usarmos SkyPilot, é uma solução Mesh facil de usar porém muito cara, mas pra um projeto piloto usamos. Ele é um equipamento outdoor com 2.4 e 5.8 "integrados" só ligar na tomada que vai funcionar.
    -No cliente dá pra usar bridge ou placa PCI se ele estiver muito perto do poste sem muitas paredes pra atrapalhar, fora isso necessita sim colocar antena externa. Na rua funciona que é uma beleza.
    -O Throughput desse equipamento me decepcionou bastante, a modulação dele não é dos melhores. Mas a idéia é boa ! Estamos pra testar agora AP4000.
    -Hoje temos de 10 a 15 clientes por poste, funciona muito bem, tem um poste a cada 500 metros mais ou menos então fica complicado ter mais que isso hehehe. Se você estiver na rua ele chega a pegar 5 postes diferentes.
    To pra tirar umas fotos pra postar.
    []s Israel.

    Israel!

    Interessante, já é uma solução.

    Estou buscando aqui para minha cidade um MESH gerenciado por mim, pelo que ví no site são eles quem comando tudo né (redes de IP's, cadastro de clientes e rotas), nada por vc.

    Tem o pessoal da Meraki (Meraki) que faz da mesma forma, talvez o preço seja até mais barato.

    Quanto aos equipamentos, estou aguardando a chegada de um AP4000 tb e um outro da AirLive, já ouvi muita coisa sobre o MESH, estão bem divididas as opiniões, vamos ver no que dá.

    Aguardo suas fotos então, abraço!

  19. #19

    Lightbulb

    Citação Postado originalmente por israelneto Ver Post
    Olá Diego,

    O sistema que eu estou usando aqui tem QoS, eu consigo dar prioridade para VOIP sem problemas, aqui eu irei abrir um SSID chamado VOIP que vai ter prioridade HIGH (ou seja, vai ter prioridade em cima dos outros SSIDs) somente para VOIPs... Mas veja bem, o cliente não vai ter INTERNET + VOIP, apenas VOIP nesse link. Para navegação o SSID é outro, Mesh por exemplo. Esses equipamentos suportão até 16 SSIDs por equipamento.
    Eu ainda não olhei, mas acredito que tendo INTERNET + VOIP ele consiga dar prioridade ao voip também sem problemas, pelo menos é o que diz o manual !
    Eu testei um Nokia E61 (VOIP WI-FI) ficou perfeito !
    Além do mais, a rede Mesh serve pra você criar pequenas células com (no meu caso pelo menos) 10 a 20 clientes, o que não gera um gargalo tão grande, hoje tenho nas minhas bases que não são Mesh de 50 a 60 clientes. Mesmo assim, o QoS resolveria esse problema.
    Na LinkSys eu não conheço, se ele fizer QoS você consegue trabalhar com isso sem problema.

    []s ISRAEL.

    Legal Israel!
    Intendi! Vejo que esse Router ae eh pancada mesmo eim! Ele faz isso por firmware original é? Mas, me diga, dexa eu ver se entendir.. vc ta conseguindo captar sinal aí nos clientes que utilizam só plaquinha PCI e que estão no raio de 300 mt do poste né.. mas , vc está conseguindo um throughput legal nesses clientes sem antena externa cara?
    2 - E qual é a marca dessa OMNI que vc usa no Roteador, é a hyperlink 9db? Quanto vc pagou no roteador? E esses 400mw são de hardware?
    3- Como é a topologia da rede cara? o gateway da rede está somende de um lado ? tipo.. o cliente que está no último poste precisa saltar 8 vezes pra alcançar a internet?
    4- o protocolo de roteamento que vc está usando na rede é o OLSR?
    Pois cara, o objetivo nesse meu projeto aqui é tipo implementar uma solução mesh a baixo custo e com sistema livre, aproveitando os linksys da vida, mais baratos, porem bem mais frágeis..
    Eu to achando que para o que nós estamos fazendo, soluções mais robustas como essa que vc usa, é a ideal, apesar de mais cara..
    desculpa as perguntas e
    abraços Cara!

    _____________________________________________________
    Diego Sobrinho Souza
    BACHARELANDO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO - UESC-BA
    Cisco Certified
    Última edição por diegoss; 10-09-2007 às 19:42.

  20. #20

    Padrão

    Pessoal, a foto não vai, 1 mega jpg e o negocio aqui não vai mesmo, estou tentando colocar desde ontem ! Help me....
    Daniel, o sistema é apenas uma bridge, tem opção de autenticar as macs do wi-fi via Radius mas não utilizo. Eu tenho já um sistema de autenticação PPPoE MACxUSERxPASS com todo controle de pagmto, tipo de IP (Fixo ou Dinamico) etc etc etc que utilizo com ele. Apenas a parte do QoS e da rota de menor custo do Mesh que ele pode fazer por mim.
    Eu estou com 3 AP4000 também só que em bancada, ele faz as mesmas coisas só que não é um equipamento já outdoor, tem que colocar em uma caixa pra subir. Já vi que ele tem as mesmas funções (QoS, 16xSSIDs, VLAN etc) do equipamento que uso hoje.
    Sobre as opniões, a minha ainda é "inviável" para essa solução como provedor de internet para residencias/empresas fixas.
    Diego, o equipamento que to usando hoje é o SkyPilot já vem com uma antena de 8 dbi 2.4 (400mw) e 12 dbi em 5.8, são "originais" do equipamento. Sobre funcionar em 300 metros, funciona até mais em área aberta mas quando passa uma parede, não passa de 30 metros. Quem mora na frente de um poste (bem na frente mesmo) funciona dentro da casa, quem já mora mais distante ou o PC fica nos fundos da casa por exemplo não vai !!! Ele utiliza um protocolo dele, não sei qual é mas acredito que seja OLSR. Esse é um equipamento caro pra caramba, mas como foi um projeto piloto, o custo não estava interessando.
    O problema que eu estou tendo aqui é o seguinte, a base dele transmite teoricamente 20 Megas que na realizadade (pelo menos aqui) não passa de 10 Megas AGREGADO (UP+DOWN), isso acabou inviabilizando o projeto. Aqui eu estou com a seguinte solução:
    -> Poste 1 -> transmite Wi-Fi
    -> Poste 2 -> transmite Wi-Fi
    --> Extender --> Poste n -> transmite Wi-Fi
    BASE -- ---> Extender transmite Wi-Fi
    --> CPE 1 (Cliente não wi-fi)
    --> CPE 2 (Cliente não wi-fi)
    --> CPE 3 (Cliente não wi-fi)

    A base, extender, postes e Cpes se comunicam em 5.8.
    O Wi-Fi são 2.4 ( CLARO! )
    Da base para o Exterder dá latencia de média 15ms, nos postes média de 20ms.
    Eu consigo em um cliente Wi-Fi transportar 2 ou 3 Megas em problemas, mas se você ler mais acima a base (somando todo o tráfego) passa 10Megas AGREGADO.
    Foi aí que a coisa pegou, agora estou com um projeto pra fazer Mesh com AP4000 e ver se funciona melhor.
    Eu vi que os APs Ovislink com software modificado faz também, o problema que eu vejo é que ele faz somente em 2.4 ( link e transmissão a cliente final ) o que vai se tornar um gargalo complicado.
    A Motorola tem uma solução de HotZone bem interessante, acredito que será meu 3o teste.
    Diego, o que você pretende transportar nesse seu projeto ? Quanto de banda vai ter que passar por aí ? Dependendo da resposta um Ovislink resolve seu caso.

    Amigos, a foto não vai ! Se alguem quiser manda o email que eu envio e agradeço se colocar num post !

    []s ISRAEL.